5 Passos para contratar pessoas para sua empresa

4 minutos para ler

Contratar pessoas para trabalhar na empresa, não é a missão mais fácil do mundo!

Encontrar profissionais qualificados sendo pessoas que compartilham dos mesmos valores e propósito todo mundo quer. Afinal todos sabemos que é fundamental para alcançar o sucesso do negócio, linda teoria mas a prática é bem complicada.

Delegar tarefas a profissionais de confiança é um auxílio ao empreendedor, assim este pode se dedicar a elaboração de novos projetos e focar esforços em estratégias para o crescimento da empresa.
Nem sempre é possível saber se o recém contratado irá corresponder às expectativas e se adaptar à organização, não é mesmo?

Pensando nisso reunimos alguns passos que notamos ser muito funcionais nessa busca embasado em nossa experiência em recrutamento e seleção de pessoas.

Está pronto para descobrir os passo que podem te ajudar a contratar profissionais para seu negócio? Vamos lá!

1. Invista em planejar bem o processo seletivo

O primeiro passo é definir como será este processo seletivo de profissionais.

Desenvolva um processo capaz de avaliar todas as competências e atribuições e o que você espera dos candidatos como funcionários, vá além das coisas básicas como o que esta pessoa vai fazer, mas também as expectativas de crescimento de carreira para ela dentro da empresa.

Após desenhar o perfil e quais competências técnica o candidato precisa ter, descreva bem a vaga para ela ser atraente para bons profissionais. A descrição da vaga é importantíssima para que atraia talentos que possuem competências e experiências para assumir o cargo.

2. Anuncie sua vaga nos lugares certos

Após elaborar o anúncio tendo a vaga e o perfil bem desenhados, avalie quais são os melhores canais para sua empresa buscar candidatos.

Se achar consistente, dependendo da vaga claro, informe salário, benefícios etc. Isso além de atrair candidatos evita que ele decline no final por falta de informações no início do processo.

Sinceridade na descrição informe todas as exigências da vaga. Um ponto bem legal é falar de oportunidade de crescimento na empresa, bons profissionais buscam empresas que podem desenvolver sua carreira, logo oportunidade de crescimento atrai bons profissionais.

3. Avaliação de valores do candidato

Você sabe que o processo de recrutamento e seleção tem grande influência nos resultados do negócio e no desenvolvimento de talentos. Por isso essa etapa é extremamente importante para alinhar o perfil do candidato com a cultura e valores da empresa.

Um ponto importante é que não dá para analisar as competências somente na avaliação de currículo, é necessário que sejam feitos alguns testes para avaliar melhor as habilidades do candidato.

4. Planeje bem as entrevistas

Coletar o máximo de informação necessárias do candidato possibilita desenhar entrevistas personalizadas otimizando ao máximo o tempo durante a entrevista tendo em vista que você pode fazer perguntas qualificadas esclarecendo ao máximo pontos específicos sobre cada candidato.

Dentro da entrevista é possível descobrir pontos importantes como se o candidato tem traços de comprometimento, é uma pessoa responsável, se possui habilidade para trabalhar em equipe, entre outros.

5. Valorize indicações

Mesmo com as ferramentas munidas de tecnologia e inteligência artificial, essa técnica antiga de indicação é bem vantajosa e eficiente.

Os colaboradores já conhecem a cultura interna e o propósito da empresa logo é possível confiar na indicação interna.
Além disso, essa prática amplia as possibilidades da empresa de contratar pessoas eficientes, uma vez que os profissionais que ali estão entendem que uma indicação ruim pode manchar seu nome dentro da empresa.

É importante ter em mente que uma olhadinha de 15 segundos no currículo não é suficiente e nem receber pilhas e pilhas de currículos para analisar de uma vez, isso pode prejudicar a seleção de candidatos.

A boa notícia…

Já existem ferramentas que podem auxiliar o RH no recrutamento e seleção de pessoas de forma rápida e eficiente!

Curtiu? Então… Se você quer inovar o RH tenho mais uma dica:

Você pode melhorar seu recrutamento e seleção e aumentar a produtividade dos profissionais do RH com Abler.

E como dito nesse post, são as pessoas que constroem o sucesso da empresa e com isso não basta somente recrutar e selecionar os melhores, precisa ter um “tempeirinho” de liderança.

“Não é o dinheiro que importa. São as pessoas que você tem e como você as lidera.”  Steve Jobs

Curtiu nosso conteúdo? Tem alguma dúvida sobre recrutamento e seleção? Deixe seu comentário e não deixe de acompanhar nossos conteúdos.

Posts relacionados

Deixe um comentário