Skip to main content
Recrutamento e Seleção

5 sinais que você deve automatizar o recrutamento e seleção

By setembro 27, 2021novembro 23rd, 2021No Comments

Toda empresa procura por bons profissionais para agregar nos resultados. Hoje, é possível automatizar o recrutamento e seleção, de candidatos, ficando muito mais simples. Assim, além de agilidade, também se consegue ter maior segurança, confiabilidade e bons resultados com a prática. 

Mas é imprescindível mencionar que as empresas necessitam se manter atualizadas, com tecnologias que agreguem no funcionamento dos setores. Além disso, de acordo com uma matéria, a revista The Economist prevê para o ano de 2021 que se as empresas que não investirem, pelo menos, 10% em novas tecnologias elas desaparecerão.

Ainda, segundo o jornal Gazeta do Povo, “a transformação digital é impulsionada pela necessidade de alavancar os negócios da empresa, o desenvolvimento de novos projetos, produtos e serviços, entre outros. Um parceiro estratégico para esse crescimento é o RH”.

Portanto, percebe a importância desse start para as empresas começarem a ter boa tecnologia e, similarmente, bons resultados? Para começar, uma tecnologia de excelência para a automação do RH é a chave para organizações que desejam melhorar e crescer. Continue a leitura deste conteúdo e descubra 5 sinais de que você deve automatizar o recrutamentro e seleção

Automatizar o recrutamento e seleção auxilia em vários aspectos da empresa

Usar softwares de R&S para automatizar o recrutamento e seleção e candidatos é um meio que já vem sendo muito procurado pelos melhores setores de Recursos Humanos. Mas por quê? Porque se trata de uma tecnologia única e muito eficiente. Inclusive, ajuda a otimizar muito mais o tempo. Dando adeus a todos os processos demorados, cansativos e manuais. 

De maneira similar, com a pandemia, tornou-se necessário que as empresas buscassem por adaptação. De acordo com o Tiinside, “empresas que ainda não estavam 100% adequadas às transformações digitais tiveram que fazer essas mudanças repentinamente”. Sem dúvida, uma das mudanças que se tornaram extremamente necessárias foi a de automatizr o recrutamento e seleção de novos profissionais para a empresa.

Ainda de acordo com a Exame, em uma pesquisa feita pelo LinkedIn em 2020, “70% dos profissionais entrevistados afirmaram que o recrutamento online será o novo padrão após a pandemia. Assim como em demais setores, a digitalização em Recursos Humanos torna o time mais estratégico, reduz custos e facilita a tomada de decisões”.

Nesse sentido, mesmo que uma empresa vá bem, ela apresenta sinais claros quando necessita de um recrutamento mais eficaz.

As principais dificuldades do recrutamento e seleção 

Contratar o profissional ideal é o que toda organização deseja. Mas nem sempre acaba sendo como é esperado. Tudo isso depende muito de como é feita a seleção dos candidatos, como eles são selecionados e analisados. É claro que essa mudança dentro de uma empresa deve começar internamente, dentro do RH. 

Como já abordamos, com a pandemia da Covid-19, foi necessário realizar adaptações. Muitas empresas começaram a oferecer também trabalhos em home office. Para tanto, tiveram que melhorar suas tecnologias. Entretanto, várias ainda não conseguiram entender a importância da atualização e melhoria de seus processos.

Hoje, é necessário que as empresas adotem um mindset ágil para si e para os colaboradores, logo, ter essa ideia como ponto de referência antes de começar novos projetos é indispensável para não repetir o modelo engessado de exercer a função do RH e, consequentemente, cultivar o nascimento de uma nova cultura em diversos setores.

Mas afinal, quais são os principais sinais de dificuldade que uma empresa enfrenta na hora de fazer o recrutamento e seleção dos candidatos? Aqui, explicaremos os 5 principais, assim, você entenderá o fundamento para contratar um software que pode melhorar 100% dos seus processos seletivos.

1. Dificuldade para gerenciar publicações de vagas em vários portais

Que RH nunca publicou uma vaga de emprego no Facebook ou Instagram, não é mesmo? Quem nunca postou uma oportunidade na maior rede de profissionais, o LinkedIn? Que empresa nunca solicitou que a página de vagas em seu site estivesse sempre atualizada? 

Trata-se de inúmeras plataformas, com várias opções para publicar uma vaga. Digamos que são opções boas para divulgação, entretanto, até que ponto publicar uma vaga em uma rede social ou site pode ser uma boa medida?

Quando publicamos uma vaga em uma rede social, por exemplo, temos a possibilidade de perder o controle sobre essa publicação — caso não haja uma gestão adequada. Esse é o poder das mídias sociais, qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo pode ver um post da sua empresa. Mas nem sempre isso é positivo. 

Isso porque, é difícil gerenciar caso sejam várias vagas publicadas. Depois, você atingirá pessoas de vários lugares, várias profissões, diversos segmentos, sendo que cada um tem suas especificações e requisitos, como experiência profissional, escolaridade etc. Há muitas coisas para se considerar, logo, quando o processo é manual, torna-se bem mais difícil e as chances de darem errado são ainda maiores. 

Por fim, é preciso ter noção de que pode virar bagunça, pois algumas pessoas acabam enviando o currículo por e-mail, outras podem enviar por mensagem/direct e algumas vão até a empresa. No fim, o processo fica desorganizado.

2. Dificuldade para realizar a triagem

Como mencionado, quando se usa muitas plataformas para divulgar as oportunidades, é possível acontecer uma pequena desordem, especialmente quando se trata de vagas muito concorridas. Por essa razão, fazer a triagem pode se tornar um impasse. 

3. Informações espalhadas

Trata-se de uma das principais dificuldades, principalmente quando as empresas utilizam diversas plataformas, redes sociais, site etc. para realização das seleções. Assim, quando não há uma centralização dos dados dos candidatos, pode acabar atrapalhando o processo, extraviando informações e documentos, entre outros. 

4. Falta de avaliação dos dados e métricas

Sem um software de agrupamento das informações dos candidatos, acaba que o processo de recrutamento fica pouco eficiente e com raros resultados positivos. Ainda mais quando são inúmeras vagas e diversos candidatos. 

Com a centralização dos dados, fica muito mais simples identificar os talentos ideais para a empresa. Sem falar que o acompanhamento das vagas e candidatos é muito mais fácil e completo. 

5. As contratações não estão sendo boas

Contratou alguém que aparentava ter mais experiência e, no fim, essa pessoa não tinha? O profissional não se adaptou ao cargo? O profissional não está conseguindo manter uma boa postura e/ou não está sabendo trabalhar em equipe quando é necessário? Isso é algo comum e que pode acontecer em qualquer empresa. 

Nesse sentido, é normal que o RH contrate alguém e essa pessoa não seja 100% como seu currículo diz. Isso, muitas vezes, pelo fato da pessoa ter pouca prática. Mas é preciso ter noção de que tudo isso pode ser observado em uma seleção. Em vista disso, um software de automação desse processo pode ajudar muito.

Ao observar tudo isso, sem dúvidas, as contratações seriam mais fáceis e com bem menos chances de dar errado.

recrutamento e seleção

As principais vantagens de automatizar o recrutamento e seleção

Agora que você já entende as principais dificuldades, vamos explicar algumas das vantagens que automatizar o recrutamento e seleção oferece. Ainda no artigo da Tiinside, eles mencionam como é importante procurar por soluções digitais

  • “As soluções digitais são consideradas recursos estratégicos para alcançar as metas e tornar o dia a dia mais eficiente e prático. Com essas tecnologias auxiliando o trabalho dos colaboradores, é possível oferecer um serviço de maior qualidade, atendendo as demandas do mercado, além de aumentar a produtividade, por facilitar a rotina e diminuir os custos com um trabalho mais eficaz”.

A seguir, conheça um pouco sobre cada um dos benefícios e como eles podem agregar à sua empresa. Confira!

Dados organizados e seleção mais ágil

Nada como centralizar tudo. Com a ajuda de um software é possível manter a organização das informações. Além disso, as ferramentas são muito mais acessíveis para o RH da empresa manter as informações seguras e em um lugar só.

Quando os dados estão organizados, o recrutamento e seleção se torna ainda mais conveniente. Ademais, o processo é ainda mais rápido. Desse modo, não se perde tempo com inúmeros testes que não são os ideais, muito menos com currículos de pessoas que não são as certas para a vaga. 

Por fim, percebe-se que com a centralização e organização de todas as informações dos candidatos, tudo fica mais tranquilo para o RH. Assim, é ainda mais fácil selecionar os profissionais ideais para um emprego, quando se pode observar claramente os dados. Por meio do software, é possível eliminar o tempo com entrevistas desnecessárias e focar apenas em candidatos potenciais. 

Ainda, a triagem é totalmente digital e automatizada. De tal forma que a ferramenta é completa para uma gestão centralizada de processos seletivos e para manter todas as informações, histórico e interações com candidatos em um único lugar, além de também criar modelos para cada vaga. 

Nesse sentido, é possível criar moldes preestabelecidos, por exemplo. Em resumo, isso economiza tempo, já que padronizando processos seletivos, os novos recrutadores não terão retrabalho.

Parece um sonho, não é mesmo? Dados organizados, modelos prontinhos e menos retrabalho!

Organização por pipeline

O pipeline é uma técnica que permite uma boa organização. Em síntese, em alguns softwares, como o da Abler, consegue-se criar um pipeline customizável. Sobretudo, é possível personalizar as etapas dos processos conforme as necessidades da sua empresa. 

Ainda, há a possibilidade de fazer uma espécie de “arraste e solte” para mover um candidato de uma etapa para outra, de maneira simples e ágil. De antemão, também por meio da ferramenta, as etapas podem ser editadas dentro de um pipeline conforme o andamento do processo seletivo.

Candidatos ideais

Como já mencionado, quem nunca contratou pessoas que não tinham muita experiência ou que não eram ideais, não é mesmo

Com um software de recrutamento e seleção, é muito mais provável que as empresas contratem apenas pessoas realmente adequadas aos requisitos de uma vaga. Como a automação auxilia também na organização dos dados da seleção, apenas candidatos que realmente se encaixem serão escolhidos

Processo de recrutamento online conveniente

Ao recrutar online, as etapas se tornam muito mais simples. Assim, além de aumentar muito a agilidade, também economiza tempo. Outro fator é a possibilidade de reduzir bastante os custos. Logo, com o software, consegue-se automatizar o recrutamento e seleção, todas as etapas do processo e também gerar relatórios muito mais completos para o Recursos Humanos.

Trata-se de uma tecnologia incrível que ajuda muito o responsável do RH durante a escolha dos candidatos. Inclusive, pode-se realizar entrevistas por vídeo dentro da própria plataforma, sem a necessidade de recorrer a soluções externas que sejam caras ou limitadas.

Além do mais, é possível fazer testes que realmente sejam bons e dinâmicos. Imagine testes com qualidade e que realmente façam sentido para a vaga? No software da abler, por exemplo, são mais de 4.000 modelos disponíveis para avaliar os candidatos. Resumindo, há testes de Excel, lógica, matemática, idiomas, entre vários outros.

“Os testes e avaliações digitais decantam também o perfil de cada profissional, e as competências técnicas que podem suprir as necessidades de cada equipe, compondo setores mais qualificados. Ao identificar o perfil comportamental de cada candidato, é possível fazer contratações mais alinhadas às demandas internas”, é o que menciona a autora Ana Paula Prado no site da Tiinside.

Comunicação eficaz

A comunicação com os profissionais se torna muito mais satisfatória com o auxílio do software. Com ele, é possível se comunicar com os candidatos por meio de automação de e-mails, WhatsApp ou telefone. Enquanto, todo histórico será mantido no mesmo lugar. Incrível, não é mesmo?

Aliás, outra ferramenta que pode ser muito utilizada é a de criação de feedbacks. Em síntese, é possível criar feedbacks customizados que aumentam as taxas de respostas, gerando uma experiência agradável aos participantes do processo seletivo.

Por fim, é viável também convidar e gerenciar o acesso de pessoas para participarem das avaliações e testes, como os gestores ou responsáveis pela vaga.

Divulgação em inúmeras plataformas

Já pensou em uma gestão de vagas em inúmeras plataformas? Normalmente, as oportunidades são publicadas apenas nas principais. Mas é possível publicá-las também em diversas outras, como LinkedIn, Indeed, Facebook Jobs, Jooble.

Em conclusão, as vagas podem ser publicadas em mais de 30 portais de emprego do Brasil e só basta um clique para isso. Ainda, é importante frisar que as vagas não são simplesmente publicadas, mas com a ajuda da tecnologia, fica mais fácil gerir as oportunidades e também os profissionais que se candidatarem.

Banco de talentos

Por fim, já pensou em um banco com inúmeros talentos? Com um software de recrutamento e seleção é possível ter acesso a cadastros de profissionais de todo o país

Surpreendentemente, consegue-se ter acesso aos candidatos mais indicados por meio de uma triagem automática, o que facilita muito o processo.

Além disso, outra ferramenta bastante essencial, é um ranking de talentos. Na intenção de dar adeus às pilhas de currículo, é gerada uma recomendação automática pelos requisitos do processo e conhecimentos do candidato. Legal, não é mesmo?

Ainda, com o intuito de melhorar a seleção, há filtros que auxiliam na hora de encontrar os talentos. De tal forma que, há uma busca avançada, na qual o responsável pelo recrutamento poderá convidar participantes para os processos.

Por fim, além dos benefícios mencionados, também há inúmeros outros, como facilidade de realizar a triagem dos candidatos, auxílio na hora de encontrar o perfil ideal para as vagas, métricas de desempenho reunidas em um só lugar etc.

Como escolher o melhor software para utomatizar o recrutamento e seleção

Agora, temos uma pergunta que não quer calar: depois de tantas vantagens, como escolher o software de R&S ideal?  

Análise do que vem sendo feito

Hoje, é imprescindível realizar uma análise de como vem sendo feito o processo seletivo de novos funcionários da empresa. Para tanto, o RH precisa identificar todas as fases, pois só assim, conseguirão aplicar soluções adequadas. 

Assim, ao identificar como o processo é feito, já é possível ter uma noção de tudo que a empresa deseja: reter gastos, fazer o processo seletivo todo de maneira online ou híbrida, testes adequados, candidatos ideais, maior produtividade, menos retrabalho, melhor otimização do tempo etc.

Em princípio, é necessário analisar algumas questões principais antes de definir o uso de automatizar o recrutamento e seleção: 

  • como está sendo feito o recrutamento e seleção? 
  • quais plataformas são utilizadas para publicar vagas? 
  • que testes são exigidos? 
  • quantas entrevistas são necessárias até a admissão? 
  • em quanto tempo o processo ocorre? 

Entre outras questões que podem ser discutidas entre a equipe do RH.

O que não está funcionando?

Em primeiro lugar, perceba o que tem dado errado: O processo foi desorganizado? A seleção levou muito tempo? O recrutamento teve muitas etapas? Os dados dos candidatos não estavam centralizados? Foi difícil realizar a triagem? O candidato demonstrou não ser o ideal para a vaga? 

Todos esses aspectos, são as dificuldades algumas já mencionadas aqui e que você não deve ignorar em hipótese alguma ao tomar a decisão de automatizar.

O que a organização necessita?

Ao saber das vantagens, você ficou extremamente interessado em tornar o recrutamento e seleção mais inteligente? Percebeu alguns benefícios que deseja para o RH? Portanto, escolha o software e a empresa ideal para esse assessoramento.

Portanto, nessa escolha é necessário perceber a importância e eficácia do software, por exemplo, na agilidade de aprovar automaticamente vagas em aberto, automação da triagem, facilidade ao encontrar o perfil ideal, entre outros já ditos acima. Agora, você já sabe como essa tecnologia é essencial para sua empresa e como escolher a ideal. 

Escolhendo o melhor software de R&S

É notório o quanto um software de R&S é importante para um bom andamento de seleção de candidatos. Contudo, em concordância com o site da Exame, a digitalização do recrutamento “vem contribuindo com todos os departamentos de gestão de pessoas ao acelerar e facilitar processos, tornando-os mais eficientes. A transformação digital é tendência e é o futuro. A revolução no RH veio para ficar”.

Resumindo, as empresas cada vez mais precisarão se adaptar às tecnologias de inovação. Contudo, é importante destacar que, mesmo após a pandemia da Covid-19, as empresas estarão procurando por modernização dos seus processos. Logo, é fundamental que elas percebam quanto isso é necessário.

Além disso, tudo vem se tornando mais remoto. Inclusive, a mentalidade dos próprios profissionais vai se moldando com o tempo. Isso é um fato. Raramente, as pessoas vão até uma empresa para perguntar sobre vagas e deixar um currículo. 

Nos últimos anos, é notório que é muito mais cômodo e fácil encontrar emprego nas redes sociais ou sites que disponibilizam vagas. Por esse motivo, as empresas também necessitam mudar suas estratégias de contratações.

Ainda, não só as vagas estão mudando de presenciais para home office todo o procedimento de recrutamento e seleção vem sofrendo alterações, mudanças positivas. Eventualmente, o processo passará a ser automatizado, pois as empresas precisarão utilizar da automação para agilizar e diminuir o retrabalho.

Abler e soluções inteligentes para o RH

Por meio de soluções inteligentes, é possível conectar a sua empresa com talentos com agilidade e humanidade, além de simplificar a gestão do capital humano. 

Para concluir, é exatamente isso que a abler faz: une a paixão pelos processos e pessoas com o propósito de gerar impacto econômico-social. Somos peça-chave na inserção de +10.000 pessoas no mercado de trabalho com o auxílio de nosso software de recrutamento e seleção de pessoas.

Há quase 10 anos nossa empresa atua no setor de Recursos Humanos. Essa bagagem nos trouxe experiências, vivências e, principalmente, um olhar tecnológico sobre as dores do setor. Assim, automatizamos a tecnologia para eliminar processos burocráticos, repetitivos e diminuir o tempo de fechamento de vagas. Democratizando as conexões entre empresas e profissionais, por meio de estratégias. Baixe o e-book “Vantagens de automatizar o recrutamento e seleção”.