Skip to main content

Recrutamento digital: o que é e como funciona este método

By outubro 30, 2020março 15th, 2024Recrutamento e Seleção
recrutamento digital

A digitalização das operações é inevitável, para todos os setores. No entanto, mais do que uma tendência, este é um novo momento que inclui toda a sociedade e não há como voltar atrás. Assim, o recrutamento digital é um dos componentes do RH do futuro e está ganhando cada vez mais visibilidade por oferecer ótimos resultados para as empresas. 

Se você quer saber porque sua empresa precisa fazer recrutamento digital e como isso vai ajudar a enfrentar os momentos de crise, este artigo é pra você! 

Entenda o que é o recrutamento digital, como ele pode ajudar a sua empresa e porque nos dias atuais ele é tão importante.

O que é o recrutamento digital?

O recrutamento digital é o método de divulgar oportunidades, atrair, analisar, aplicar testes, escolher e contratar candidatos para os cargos não preenchidos de uma empresa, utilizando para isso mecanismos virtuais.

O processo de recrutamento e seleção virtual ocorre através de páginas de carreira, provas online, vídeo-entrevistas, recrutamento através das redes sociais, admissão digital entre outros.

Realizar o processo de contratação por meio da internet abre uma gama de possibilidades, como a otimização de tempo e dinheiro.

Por que é uma tendência?

Assim como em outros setores, uma boa gestão sabe que é possível tornar a rotina do RH mais eficaz e inteligente com a digitalização. Segundo o Ibope Conecta, cerca de 77% dos brasileiros procuraram emprego na internet, isso em 2018. Mas já existem muitos sites atuando como marketplace de talentos, isso não é novidade.  

O diferencial do momento é que algumas ferramentas se sobressaem por terem desenvolvido uma inteligência específica para o recrutamento digital. Em outras palavras, o software de recrutamento digital pode ser útil em diferentes situações para o RH.   

Os ATS – Applicant Tracking System – são os softwares que estão em alta. Isso porque possibilitam que as empresas encontrem profissionais com habilidades específicas, com mais facilidade. Além disso, você pode criar processos seletivos customizados, de acordo com suas necessidades. 

Outras ferramentas que merecem ser citadas são, o CRM (Candidate Relationship Management) e o uso de chatbots. Elas podem auxiliar na hora de manter um bom relacionamento com as pessoas entrevistadas e demais talentos do banco. Os bots podem informar sobre status do processo e orientar sobre etapas, por exemplo.

Como o recrutamento digital funciona?

Os ATS realizam diversas tarefas, como organizar o banco de talentos com filtros que permitem a busca de acordo com habilidades específicas. A diferença é que o próprio software conta com a inteligência de dados. Portanto, não é preciso dispor de uma pessoa que fique cadastrando e criando os filtros. A própria ferramenta permite a busca por expertises, formações, certificações, dentre outras informações.  

Outro ponto que vale a pena ser mencionado é a possibilidade de se criar determinados testes, para avaliar comportamento, comunicação, inglês, e muito mais. A inteligência de dados verifica os resultados e desbloqueia as etapas para a pessoa que se candidata, segundo os resultados gerados nos testes. 

O RH consegue ótimos resultados adotando o recrutamento digital

Por fim, a inteligência de dados avalia também qual a pessoa ideal para a vaga. As melhores candidaturas são selecionadas e isso colabora para diminuir o turnover. O tempo gasto também diminui, chegando em até 70% a menos para o fechamento de uma vaga. Nos processos seletivos tradicionais, há muitas etapas com várias entrevistas, testes, dinâmicas e muita papelada.  

Conheça 4 benefícios de fazer o recrutamento digital

vantagens do recrutamento digital

O avanço da tecnologia e dos meios de comunicação trouxeram melhorias e oportunidades de inovação para vários setores da economia e das empresas.  

Amplitude na divulgação das vagas

Quando você se pergunta por que fazer recrutamento digital e quer ser convencido com apenas uma resposta para apresentar a gerência da empresa, o grande alcance que esse modo oferece pode ser o seu principal motivo.

Afinal, o recebimento de cadastros de currículos são ilimitados dentro das ferramentas digitais disponíveis.

Inclusive nas plataformas personalizadas que são oferecidas por sites especializados no assunto. 

Diferente do modo tradicional em que a oportunidade ficaria visível somente no site da contratante e repassado pessoalmente para algumas pessoas ou organizações, na contratação online é a vaga que atrai os candidatos.

Atualização ágil dos currículos

Imagine o quanto de tempo e energia é gasta na coleta, organização e arquivamento de currículos impressos? E quantos outros milhares recebidos por e-mails? Ou seja, essa tarefa é apenas cansativa e pouco produtiva.

Já que não há como sintetizar os dados recebidos para dividi-los em categorias ou grupos.

E com a agilidade propiciada no recrutamento digital e o uso de boas ferramentas. Ficou mais fácil para os candidatos editarem os dados e os recrutadores filtrarem as informações de acordo com os critérios pré-definidos (localização, formação, habilidades etc.)

Automação de processos manuais

Fazer uma seleção online não é sinônimo de disponibilização de e-mail para captação de currículos.

O recrutamento digital eficiente é aquele que otimiza a maioria das etapas desse processo por meio de um mecanismo de automação.

E isso é o que empresas com software para processos seletivos inteligentes disponibilizam.

A triagem e o cruzamento de informações dos profissionais ajudam a encontrar o candidato perfeito para o seu negócio.

Redução de custos com a seleção

Além de efetuar a admissão de um novo funcionário em menos tempo que o modelo tradicional. Sendo mais importante, a economia de custos e inexistência de outras despesas, principalmente quando se trata da divulgação em meios impressos.

E envolve o pagamento para elaborar e veicular o anúncio da vaga, sem a garantia que o público-alvo dela será atingido. 

Portanto, há vários bons motivos para o questionamento do “porquê fazer recrutamento digital” em momentos de crise. Ele proporciona às empresas captar mais e melhores candidatos, em menos tempo, com menos recursos financeiros e materiais. 

Para isso, basta apenas a decisão de aderir a essa tecnologia e o alinhamento com a sua equipe de RH para estudar a melhor solução, definir e aplicar os processos necessários para implantar a mudança.

O que não pode faltar no recrutamento digital?

Há dois elementos básicos que são muito importantes. A comunicação adequada no RH e os sistemas de recrutamento inteligente

Comunicação adequada no RH

Pode parecer algo extremamente básico, porém é uma característica importante no RH.  

Isso inicia com a descrição adequada das vagas, pois ajuda as companhias a escolherem os profissionais mais preparados. 

É preciso também ter uma comunicação efetiva com o time de RH ao implementar as ferramentas de recrutamento digital. Com isso, cada membro da equipe conhecerá as funcionalidades do sistema e as suas funções no processo.

Software de recrutamento inteligente

A ferramenta é fundamental ao RH, pois ajuda as empresas a selecionarem os melhores funcionários.  

Nos sistemas de recrutamento, diversos profissionais cadastram os seus currículos e quando uma empresa publicar uma vaga, será mais fácil fazer a seleção. Dessa maneira, a companhia será mais produtiva e ágil.

Veja como esse produto é prático e faz total diferença para a empresa! Com apenas um clique é possível divulgar as vagas nos principais  portais de emprego do país como o LinkedIn, Indeed, Catho, etc. 

Por que aderir esse formato de recrutamento?

Nós já citamos aqui algumas vantagens de ter o recrutamento digital, não é mesmo? Mas se você ainda não se convenceu que este é, atualmente, o melhor meio de recrutar, selecionar e contratar pessoas, saiba porquê você deve aderir a esse método!

  • Permite filtrar ranquear os perfis de candidatos com maior aderência à vaga aberta;
  • Facilita o gerenciamento de todos os processos disponíveis;
  • Otimiza o trabalho do RH, reduz o tempo gasto com atividades operacionais;
  • Torna a cultura organizacional mais atrativa para novos funcionários.

Como implementar o recrutamento digital?

Implementar o recrutamento digital não é um processo difícil, na verdade, basta organização e planejamento. Assim você consegue estruturar o recrutamento como você e sua equipe acham mais eficiente e através de ferramentas online executar as contratações necessárias. 

Veja o processo básico de como aderir esse formato à sua empresa!

Faça um planejamento financeiro

Essa é a parte inicial e principal, pois é necessário saber:

  • Quanto pode gastar? 
  • Quanto vai precisar gastar? 
  • Com o que vai gastar?

Dessa forma, você vai saber até onde pode ir na hora de desenvolver e aplicar a estratégia. Ou seja, vai saber se é possível investir em ferramentas e quais serão elas e quantas serão. Por isso, confira o próximo passo! 

Entenda as necessidades do seu RH

Você precisa entender bem a necessidade do seu departamento para poder escolher as melhores ferramentas. Isso porque, uma escolha errada pode afetar diretamente o financeiro do seu departamento, então pense bem na hora de escolher.

Por isso, você precisa entender quais suas principais necessidades.

  • Falta de banco de talentos?
  • Dificuldade em organizar os Currículos?
  • Falta de tempo para analisar os currículos e testes?
  • Muito tempo para fechar uma vaga?

Escolha quais ferramentas usar

Agora, sabendo as necessidades do seu setor e com o planejamento financeiro, fica mais fácil procurar por uma ferramenta ou software para ajudar no seu recrutamento e seleção.

Pensando nisso, você deve ter em mente que a ferramenta ideal precisa:

  • Otimizar seu tempo e atividades;
  • Ser completa;
  • Atender as suas principais necessidades;
  • De fácil manuseamento;

Além disso, você pode pensar em que tipo de ferramenta você quer:

Planeje do recrutamento digital

Cada nicho no empreendedorismo possui necessidades particulares. Por isso, é preciso que você entenda quais são as necessidades e perfis de profissionais que a empresa busca.

Faça uma boa divulgação de vagas

Pensar nas formas de divulgação é essencial para um bom recrutamento digital, pois uma divulgação correta e específica facilita o processo de atração. Assim, é possível atingir os candidatos certos para as vagas certas.

Lembre-se de personalizar a descrição de vaga para que assim você possa atrair os profissionais com mais aderência a sua vaga. 

Processo de seleção

Dentro do processo de seleção existem algumas etapas específicas que você precisa se atentar no recrutamento digital. Pois, não é porque o processo é otimizado que você não terá que dedicar alguma atenção a ele.

Monitore os perfis

É  importante analisar todas as informações disponíveis dos candidatos. Pois mesmo tendo uma plataforma de recrutamento que realiza a triagem dos candidatos é interessante conhecê-los os perfis antes de passá-los de fase.

No caso da abler, a triagem é muito mais fácil, pois conta com um ranking de candidatos conforme a aderência à vaga. Com isso, é possível convidar essas pessoas para participar do seu processo, e assim a sua empresa poderá focar nos candidatos com mais qualificações.

Realize a entrevista

Depois de analisar os perfis e selecionar aqueles que se adequam à vaga, você pode conhecer mais sobre o candidato através de uma entrevista, que pode ser feita de forma online. 

Assim, em uma conversa é possível conhecer melhor o perfil do candidato, saber se as expectativas dele estão alinhadas à empresa e outras informações necessárias. 

Realize testes

Não é porque é um recrutamento digital que os testes deixam de ser necessários. Na verdade, é importante fazer testes independente do método de R&S que você aplica. Os testes de conhecimento específicos permitem que você compreenda se o candidato possui as competências que a vaga necessita.

Dessa forma, conforme a vaga aberta e as habilidades e competências que ela exige, podem ser necessários testes de proficiência de língua, por exemplo, ou de outros conhecimentos específicos. Além disso, outro teste bem importante é o fit cultural, que é um teste aplicado para avaliar se os princípios do candidato estão alinhados com os da empresa. 

O recrutamento digital já é uma realidade na vida de diversas empresas pelos ótimos benefícios e por ser bem mais prático. E para esse modelo de recrutamento se tornar mais eficiente, é interessante automatizar algumas tarefas. 

Que tal conhecer mais sobre as vantagens da automatização nos processos de R&S através do nosso e-book? Baixe gratuitamente!

recrutamento digital: automatizar processo

 

 

O que achou deste conteúdo?

Clique nas estrelas