Skip to main content
Gestão de PessoasTreinamento e Desenvolvimento

Veja modelos de plano de carreira para ajudar a elaborar o da sua empresa

By outubro 25, 2021No Comments

Ter um plano de carreira bem definido é muito importante para a sua empresa, pois isso pode ser um ponto muito forte para atrair e reter talentos bons que querem ter um futuro dentro da sua empresa. Para isso, é importante conhecer alguns modelos de plano de carreira para definir o seu.

O plano de carreira é um meio de planejar e incentivar o crescimento dos colaboradores dentro da empresa. 

O que é um plano de carreira?

O plano de carreira é uma estratégia das empresas para estabelecer uma sequência lógica de evolução para cada profissional da empresa. Isso é, cada cargo tem seus passos definidos, assim, os profissionais entendem seus lugares na empresa e podem ter uma perspectiva de evolução na carreira.

Ter um bom plano de carreira é fundamental para reter talentos. Isso porque, um profissional que não consegue ter expectativas de promoções e avanço dentro da empresa acaba se frustrando e indo buscar oportunidades em outros lugares. Portanto, sem um plano definido é possível que você perca todos os seus bons talentos e acabe gerando uma alta taxa de turnover.

De modo geral, um plano de carreira serve como um roteiro de cada cargo para que os colaboradores possam se desenvolver e alcançar novos objetivos.

Quais são os tipos de plano de carreira?

Existem alguns tipos de planos de carreira, cada um deles é pensado para tipos diferentes de empresas. Algumas são mais tradicionais e podem seguir uma linha mais comum. Por outro lado, algumas empresas pensam diferente e gostam de ter meios diferentes de pensar em modelos de plano de carreira.

Carreira em Y

Modelos de plano de carreira: plano em Y

Plano de carreira em Y

Tradicionalmente, as empresas oferecem cargos de liderança para profissionais que se destacam e já tem algum tempo de casa. E isso é algo considerado normal, como um modelo de plano de carreira básico. No entanto, outras empresas enxergam isso de outra forma.

Isso porque esse tipo de plano de carreira pode não gerar os melhores resultados já que uma pessoa com um perfil voltado para a liderança pode realizar melhor as funções de um gestor.

Por isso surgiu a necessidade de desenvolver os cargos de especialistas, para aqueles que não têm o perfil de líder possam continuar avançando na empresa. E esse caminho é chamado de carreira em Y. 

Portanto, em determinado ponto da carreira de certas funções, há a possibilidade de seguir para um dos dois ramos distintos, se a pessoa tem um perfil mais administrativo voltado para a gestão pode ir para um cargo gerencial. Ou se o perfil é mais técnico, voltado a metodologias e desenvolvimentos pode tornar-se um especialista da área..

Plano de Carreira em W

modelos de plano de carreira: plano em W

plano de carreira em w

Outro plano voltado para esse lado de especialista e gerencial é o modelo de plano de carreira em W. Esse tipo de plano de carreira oferece bifurcações profissionais que já conhecemos no Y, mas também com um caminho a mais: o de gestor de projetos.

Com isso, é possível desenvolver um braço para a liderança que transita pela área em projetos específicos. 

Carreira em rede

Modelos de plano de carreiras: plano em rede

plano de carreira em rede

No plano de carreira em rede existe uma variedade maior de cargos que o colaborador pode escolher seguir. A escolha do cargo é uma decisão importante, mas que pertence a cada colaborador.

Na verdade, isso estimula os colaboradores a procurarem as funções que mais gostam e onde desempenham melhor seus talentos.

Mas o essencial na metodologia de carreira em rede é entender que ela só será colocada em prática a partir do cumprimento das metas estipuladas. Por isso, sem atingir as metas, não há chance de fazer a mudança de cargo.

Carreira horizontal

Modelos de plano de carreira: plano horizontal

plano de carreira em horizontal

Por fim, o plano de carreira horizontal, que,  para muitos, pode não ser considerado um plano de carreira. Mas isso, vamos deixar para que vocês decidam no final.

A carreira horizontal não conta com uma promoção em nível hierárquico. Na verdade, uma empresa que adota este tipo de plano de carreira, geralmente não possui este tipo de divisão. Portanto, todos os cargos estão no mesmo nível, por isso, existe a evolução apenas das suas tarefas e das responsabilidades em determinada posição.

E é claro que com grandes responsabilidades é preciso ganhar mais benefícios também. Então não ache que porque não tem nível hierárquico que não há bonificações, pois tem sim!

No entanto,  nesse modelo é importante trabalhar bem o desenvolvimento de metas e objetivos para que todos tenham a visibilidade de como podem alcançar outro nível.

E no fim, se analisar bem verá que esse é um modelo importante para várias empresas. Você acha que isso é um bom modelo de plano de carreira ou não?

Como fazer um plano de carreira?

Nós sabemos que você quer saber mesmo como fazer um plano de carreira para a sua empresa, não é? Por isso, separamos aqui o que realmente importa na hora de planejar esse processo.

Para fazer um bom plano de carreira é necessário entender a realidade da sua empresa, e saber que a cultura organizacional e os valores da empresa influenciam nesse planejamento.

Com isso, o que você precisa para fazer uma plano de carreira é:

Planejamento: estruturar o caminho completo de cada função e cargo. Com isso, todos conseguirão ver sentido ter expectativas de futuros dentro da empresa;

Definição de metas: para ter um bom plano de carreira, as metas precisam ser bem claras e precisam ser alcançáveis também. Nada de objetivos irreais que não tenham a ver com a realidade da sua empresa;

Opções de qualificação: para evitar que os colaboradores fiquem parados na sua posição, acomodados por estarem se sentindo cômodos no cargo que desempenham no momento, é importante definir alguns caminhos para qualificação. Portanto, o ideal é sempre levar em conta os aspectos que fazem um bom profissional ser reconhecido e dar condições para ele mostrar que está superando os resultados esperados pela organização.

Modelos de planos de carreira

Agora que você já conhece os tipos de plano de carreiras e sabe como começar a planejar a sua, que tal ver um exemplo claro que vai inspirar você a desenhar o seu modelo perfeito?

É isso mesmo, fizemos uma planilha exclusiva para esse assunto. Essa planilha contém tudo o que você precisa para fazer um bom plano de carreiras, como:

  • Tabela para cadastro de funcionários;
  • Tabela para cadastro de valores;
  • Cadastro de hard e soft skills;
  • Modelo de avaliação e mais.

Você não só vai se inspirar, mas vai ter na palma da sua mão um modelo completo em que é possível editar e preencher com os dados do seu RH. Baixe gratuitamente a Planilha de Plano de Carreira da abler!