Skip to main content
Gestão de Pessoas

Planejamento Estratégico RH: como planejar o recrutamento de vagas

By setembro 20, 2021outubro 13th, 2021No Comments

O departamento de Recursos Humanos possui uma função essencial, principalmente por atuar junto aos colaboradores e suas necessidades. O planejamento estratégico RH não é só uma opção do setor, mas é uma necessidade da empresa.

Por lidar com a gestão de pessoas, o RH deve sempre estar alinhado com os objetivos da empresa. Por isso, ter um bom planejamento estratégico é essencial para que o setor esteja bem preparado para todos os assuntos relacionados aos colaboradores.

O planejamento estratégico RH está relacionado a todas as atividades atribuidas ao setor. Desde as parte mais administrativas, à gestão de pessoas e o recrutamento e seleção. No entanto, neste artigo iremos focar nas estratégias para um bom planejamento para o recrutamento. Então continue lendo e saiba como criar um bom R & S. 

O que é planejamento estratégico de RH?

O planejamento estratégico faz parte de um RH estratégico, que tem como objetivo fazer uma gestão de pessoas mais eficiente. Mas para isso, é necessário levar em conta as metas da empresa, para desenvolver planos realmente eficazes.

Entendendo quais são as necessidades da empresa é possível encontrar meios de ajudar a organização a alcançar seus objetivos através da gestão de pessoas. Pois essas ações envolvem melhorias no clima organizacional, no bem estar dos colaboradores e no desenvolvimento pessoal e profissional deles. Porque tudo isso afeta diretamente na qualidade do trabalho e na produtividade dos profissionais.

No recrutamento, o planejamento estratégico de RH é o processo de antecipar a movimentação de pessoas dentro e fora da empresa. Ou seja, é uma estratégia que analisa o crescimento da empresa, dos setores, a criação de novas vagas e até mesmo fim de contratos ou remanejamento

Por que planejar o recrutamento?

Fazer um planejamento estratégico para o recrutamento é importante principalmente para suprir alguma necessidade de talentos dentro da empresa.

Para atrair, contratar e integrar o talento certo é necessário uma boa organização. Portanto, é necessário ter bem definido quais são as necessidades da empresa. Assim, é mais fácil saber, por exemplo, se a busca será interna ou externamente.

Só a partir de um planejamento é possível saber o que é necessário para fazer a seleção de perfis que possuam as habilidades exigidas para as vagas disponíveis. Pois alguns tipos de vagas são necessárias mais as soft skills que hard skills e para uma contratação assertiva é preciso ter essas informações estabelecidas.

Como fazer um planejamento estratégico de recrutamento e seleção?

O planejamento estratégico tem alguns passos cruciais para conseguir efetividade e resultados positivos. Por isso, separamos o que você precisará para conseguir fazer um bom planejamento.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

1. coleta de informações

Para iniciar o planejamento estratégico RH voltado para o recrutamento é necessário ter algumas informações como:

– O histórico da empresa: Conhecendo toda a história e todo o trabalho que foi construído até então.

 – O porte da empresa: A sua empresa é pequena, média ou grande?

–  A visão e valores da empresa: Qual o objetivo principal da empresa? Qual a visão dela? E quais são os valores que a empresa não abre mão?

 – Cargos: Quais são os cargos existentes dentro da empresa? Quais estão preenchidos? Quais não? A empresa já possui um plano de cargos e salários?

Essas são questões fundamentais para entender o momento da empresa e quais os próximos passos da organização, a proporção que ela está crescendo. Assim é possível preparar-se para futuras contratações ou reestruturação de cargos.

2. Revisão da demanda

Aqui, você vai precisar revisar alguns pontos relacionados ao Recrutamentro e Seleção da empresa. Portanto, considerando algumas variáveis que podem afetar a demanda de contratações futuras na empresa. Portanto, o que você deve observar são:

  • Os produtos e serviços;
  • A economia atual da empresa;
  • As tecnologia que a empresa utiliza;
  • Recursos financeiros;
  • Absenteísmo;
  • Turnover;
  • Crescimento organizacional;

Mas o que você irá fazer com esses dados? Então, a partir disso você pode usar algumas técnicas para traçar o planejamento estratégico RH, como:

  • Análise de Tendências
  • Estimativa Gerencial

3. Previsão de oferta

Com uma análise de demanda você obtém dados para prever a necessidade de abertura de vagas na empresa. Em seguida, você irá analisar dados mais específicos para traçar essa previsão. 

Tabelas de cargos e salário – é necessário defini-la para no futuro não ficar perdido quanto a novos cargos e promoções.

Análise de Markov – usada para examinar a movimentação de entrada de pessoal, os colaboradores, e os desligamentos da organização no futuro.

Levantamento de Habilidades – quais soft e hard skills são necessárias para as vagas que serão abertas. 

Quadros de reposição – quantas reposições podem ser necessárias, em caso de promoções ou desligamentos.

Planejamento de sucessão – Quantas pessoas podem ser promovidas ou substituir algum líder, gestor ou colaborador de outro setor.

4. Oferta e demanda

Com base nos passos anteriores é possível ter um entendimento melhor sobre o futuro do Recrutamento e seleção e da empresa. Dessa forma você saberá se será necessário realizar mais contratações ou terá que diminuir o quadro de funcionários. Portanto, dependendo do seu resultado vale considerar:

No recrutamento

  • Fazer uso de horas extras;
  • Contratar funcionários temporários;
  • Recontratar ex-colaboradores;
  • Terceirizar algumas funções;
  • Reduzir a Rotatividade.

Nas reduções

  • Reduzir a Jornada de Trabalho;
  • Parar de Contratar;
  • Demitir funcionários.

Com um bom planejamento estratégico, o RH pode ajudar a empresa a manter talentos, reduzir gastos e melhorar a vida dos colaboradores. Assim a empresa cresce junto com todos dentro dela e pode expandir de forma mais saudável.

As vantagens de ter em um planejamento estratégico RH

O processo de planejamento demanda tempo e muita dedicação. Mas em contrapartida, depois de pronto, o plano para o Recrutamento e Seleção gera vantagens a longo prazo, como:

  • Poupar tempo; 
  • Garantir que seu orçamento para o recrutamento seja usado da melhor maneira; 
  • Ajudar você tomar as melhores decisões; 
  • Certificar que os objetivos de recrutamento estejam alinhados aos objetivos da empresa; 
  • Garantir que o RH esteja trabalhando com os mesmos objetivos; 
  • Concentrar seus esforços na construção de processos estratégicos’; 
  • Ajudar a segurar o orçamento que você precisa para atingir suas metas.

Um planejamento estratégico de RH beneficia não só o recrutamento e seleção, a empresa inteira ganha com isso. Por isso é tão importante e até um pouco complicado. Mas o alívio de ter um setor estruturado é muito gratificante, você vai ver.

Pensando no seu processo de R&S fizemos um material completo com absolutamente TUDO o que você precisa saber sobre um recrutamento e seleção ágil. Pois sabemos que às vezes é preciso fazer um recrutamento urgente.  Então clique aqui e baixe agora mesmo o E-book contratando com urgência!

 

contratando com urgência