Qual a diferença entre cultura organizacional e clima organizacional?

6 minutos para ler

A diferença entre cultura e clima organizacional ainda é para muitos sinônimos, porém queremos começar o artigo com um esclarecimento rápido sem te enrolar.

Cultura organizacional é o conjunto de normas, valores e comportamentos que regem uma instituição.

Clima organizacional é uma espécie de termômetro que medir o nível de satisfação de seus funcionários em todos os aspectos da organização.

Mas não basta só um rápido conceito, escrevi esse artigo para te ajudar a entender melhor o que é cada um deles e como você pode trabalhá-los em sua empresa e como entender esses dois aspectos torna o gerenciamento mais eficaz resultando em profissionais mais motivados e engajados.

Certamente você veio aqui para dar um fim nas suas dúvidas, então continue a leitura e vamos sanar essas dúvidas!

O que é cultura organizacional?

Podemos dizer que é o DNA da companhia, a cultura influencia todos os membros da organização como diretrizes e premissas para guiar seus comportamentos e mentalidades. 

A cultura é estabelecida por meio de um conjunto de valores, atitudes, crenças e hábitos, sendo um dos elementos mais importantes em qualquer empresa, constituindo o modo de agir e pensar que existe em uma organização, tratando-se de um padrão no qual quem não se encaixa nele, não se enquadra no fit cultural da organização. 

A essência cultural é notada pela forma como uma empresa faz seus negócios, a maneira como trata seus clientes, seus membros e como ela é vista pelos seus colaboradores, portanto, essa cultura precisa estar alinhada à missão, visão e valores. Por exemplo, se ela atua no ramo B2B e o foco é no sucesso do cliente, todos os colaboradores precisam estar alinhados e centrados nessa missão. 

Por outro lado, organizações voltadas em desenvolvimento de produtos e serviços, costumam estimular os funcionários a pensarem como dono. 

Apesar de ser algo intrínseco à companhia, a cultura organizacional pode ser mudada gradualmente ao longo do tempo, de acordo com as mudanças e necessidades do mercado e até mesmo dos objetivos planejados por seus gestores.

 A cultura organizacional está diretamente ligada aos valores da empresa. Já o clima se relaciona ao dia a dia da empresa.

O que é Clima Organizacional?

Clima organizacional é caracterizado pela percepção dos funcionários em relação ao local de trabalho, ou seja, o dia a dia da empresa e influenciando diretamente na motivação dos indivíduos da organização e na forma com que os processos acontecem.

Como se trata da percepção momentânea, diferentemente da cultura organizacional, o clima passa por constantes mudanças, sendo necessárias avaliações periódicas com os colaboradores para que atitudes sejam tomadas em prol da motivação dos mesmos dentro da organização. 

Segundo Idalberto Chiavenato  
determinada empresa e, envolve a satisfação dos profissionais tanto com os aspectos mais técnicos de suas carreiras e trabalho quanto aspectos afetivos/emocionais, refletindo em suas relações com os colegas de trabalho, com os superiores e com os clientes de modo geral. É a tendência de percepção que os membros de uma organização possuem a respeito de seu grau de satisfação em relação ao conjunto ou a determinada característica desta organização” (CHIAVENATO, 1997, p. 126).

“Ele representa o conjunto de sentimentos predominantes numa

Um clima organizacional influencia no desempenho de uma empresa e, a partir de como os funcionários percebem o clima no dia a dia de trabalho, desempenhando suas funções de diversas maneiras.

É muito comum qualquer colaborador passar por certas tensões no trabalho, a sensação de não ser reconhecido, e o clima vai se tornando pesado e isso afeta de maneiras muito explícitas o sucesso ou o fracasso de uma empresa. 

O clima pode gerar uma série de sensações, tanto positivas como negativas e impactar até mesmo os clientes que visitam a empresa, gerando um certo desconforto ou até mesmo intimidação.

A base para um clima saudável começa nas relações diárias, ou seja, através da comunicação, liderança participativa, espírito de equipe, a partir daí os resultados podem ser positivos, caso contrário, a negatividade pode tomar conta do local. 

Como costuma passar por mudanças constantes, a avaliação periódica é essencial e alguns gestores encontram dificuldades em identificar se ele está adequado ou não. O absenteísmo é um dos indicadores, pois quando os colaboradores estão insatisfeitos costumam faltar ou chegar frequentemente atrasados. 

Se o objetivo da sua empresa é diminuir o turnover dos funcionários atente-se para esse indicador, ainda existem outros indicadores que devem ser observados, por exemplo, produtividade, engajamento, pontualidade, afinal todos esses aspectos influenciam o clima organizacional. 

Algumas maneiras de melhorar o clima organizacional:

  • fortalece o espírito de equipe e união;
  • torna o propósito da empresa mais claro e envolve todos da empresa;
  • mapeia processos e esclarece a tomada de decisões;
  • capacita os líderes da empresa;
  • envolve todos os colaboradores em processos de aprendizagem organizacional.

Qual a principal diferença entre clima e cultura organizacional?

Existe uma relação de interdependência entre clima e cultura organizacional.

O clima organizacional diz respeito àquilo que é praticado no dia a dia, e a cultura está associada aos elementos mais perenes, que acabam sendo, de fato, institucionalizados na empresa.

Mesmo sendo conceitos diferentes, esses princípios possuem uma relação de interdependência entre eles e são fundamentais em qualquer empreendimento, independentemente do seu tamanho ou segmento de atuação, como já sabemos o clima está ligado diretamente a rotina diária e a cultura tratam-se de algo mais denso, de longo prazo e dificilmente mudado, e ambos influenciam no desempenho e na produtividade dos colaboradores.

Investir tempo e recursos para melhorar aspectos tangíveis e intangíveis do clima organizacional, de forma consistente e contínua, possivelmente causará impactos positivos de longo prazo que, por sua vez, farão parte da cultura organizacional.

Lembre-se de que a organização trabalha com e por meio de pessoas. Por isso, procure diariamente motivar os indivíduos que fazem parte de sua equipe, de forma genuína e fortemente embasada em uma cultura organizacional sólida, que busque valores éticos e o bem-estar dos colaboradores e dos clientes.

Agora você já sabe a diferença entre clima e cultura organizacional e a importância de cada um deles.

Curtiu esse conteúdo? Tem alguma dúvida?

Posts relacionados

Deixe um comentário