Por que o RH deve usar testes e entrevista online?

4 minutos para ler

A transformação digital das empresas passa por um processo de reavaliação de métodos e de atividades comuns, principalmente quando falamos do RH. Trabalho remoto, uso de inteligência artificial e a realização de testes e entrevista online são algumas das ferramentas usadas pelo setor, com atuação cada vez mais estratégica.

Com a possibilidade de realizar essas etapas da seleção à distância, o recrutador consegue otimizar o processo e ampliar as possibilidades de contratação, além de promover uma melhor experiência ao candidato.

Quer entender melhor como essa estratégia funciona e seus benefícios? Acompanhe o artigo!

Por que realizar os testes e entrevista online?

O processo seletivo online é uma alternativa válida para avaliar o candidato, em substituição às entrevistas presenciais que estão ficando ultrapassadas.

Com a ajuda de um aplicativo que permita o acesso por áudio e vídeo, é possível identificar detalhes como postura, comportamento, capacidade de expressão, conhecimentos específicos, entre outros fatores importantes para traçar um perfil dos profissionais e avaliar se corresponde ao que a organização procura.

Quais são as vantagens dos testes e entrevista online?

Realizar os testes e entrevista online traz uma série de benefícios que vão ajudar os recrutadores a realizarem uma seleção mais precisa e inteligente. Destacamos os principais.

Otimização do tempo

A organização de uma bateria de entrevistas é complexa e exige uma administração bem pensada do setor de RH, além da disponibilização de salas e de um sistema de recepção pronto para atender os candidatos.

Com os recursos online, elas podem ser agendadas em intervalo menor e não exigem uma infraestrutura física para a realização.

Amplia o raio de contratação

Para corporações que já adotam o trabalho remoto como alternativa, as avaliações online são uma excelente escolha. Com esse recurso, é possível contratar um profissional que esteja em outra cidade ou estado, aumentando a probabilidade de encontrar alguém que traga as habilidades comportamentais e técnicas exigidas.

A prática também é ótima para recrutar profissionais que já estão empregados, permitindo que eles participem do processo durante o horário de almoço ou logo após o expediente.

Melhora a experiência do candidato

Um ponto importante que está sendo trabalhado por grandes empresas é a qualidade da sua marca empregadora, também conhecida como employer branding. Esse termo relaciona-se à imagem da organização para os funcionários e dentro do mercado de trabalho.

Permitir que os testes e entrevistas sejam feitos online traz um ponto muito positivo, pois dispensa o deslocamento físico do profissional. Além de otimizar o tempo desse candidato, torna a seleção mais confortável e simples, passando uma impressão muito positiva e melhorando a experiência dos interessados na vaga.

Como conduzir uma boa avaliação online?

Usar ferramentas digitais para conduzir os testes e entrevista online é um recurso interessante para o processo de recrutamento e seleção. Porém, os responsáveis devem estar atentos aos detalhes para que a condução seja eficiente. Listamos alguns pontos a serem trabalhados:

  • elabore um pré-roteiro, como é feito para a entrevista presencial, com a apresentação sobre a vaga e a empresa, dúvidas principais sobre o profissional e um espaço para que ele também possa fazer algumas perguntas;
  • tenha objetividade durante a seleção, sabendo exatamente qual é o perfil procurado;
  • prepare as condições técnicas e informe previamente ao candidato as ferramentas que serão usadas para a entrevista;
  • organize o ambiente, lembrando-se de que o espaço também é avaliado pelo profissional;
  • se possível, grave a entrevista, que pode ser consultada posteriormente para uma avaliação mais detalhada ou para apoiar a escolha entre dois candidatos fortes.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os testes e entrevista online, que tal implementá-los nas seleções da sua empresa?  Para melhorar ainda mais o processo, conte com um sistema capaz de auxiliar a atração e avaliação dos talentos, otimizando o tempo e permitindo o reconhecimento dos profissionais mais adequados.

Quer saber mais sobre como melhorar essa identificação? Entenda a importância dos testes nos processo seletivos!

Posts relacionados

Deixe um comentário