Skip to main content
Software de RH

Inteligência artificial no recrutamento e seleção: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

By outubro 29, 2021novembro 5th, 2021No Comments

Atualmente, muito tem se falado sobre o futuro do RH, sobre as inovações e tecnologias para o setor, mas você entende o que é a inteligência artificial no recrutamento e seleção e como isso funciona?

Bom, aqui iremos falar um pouco sobre esse assunto e tudo o que você realmente precisa saber para adquirir (ou não) ao seu departamento. Aqui você vai ver:

O que é inteligência artificial?

A I.A (inteligência artificial) é um sistema usado em softwares que tem a função de operar de forma similar à inteligência humana. 

Esse é um assunto um tanto complicado, mas para deixar mais claro: a inteligência artificial combina muitos dados digitais e algoritmos. Assim, o sistema consegue ler e interpretar padrões e informações, então ele aprende tais informações e pode raciocinar e tomar decisões, funcionando como a mente humana.

Como a Inteligência Artificial é utilizada nos processos de recrutamento e seleção?

A inteligência artificial no recrutamento e seleção foi pensada para encontrar o candidato certo para a sua vaga de forma mais prática levando em conta as habilidades e fit cultural desejados pela empresa.

Assim, a IA é utilizada bastante para analisar e classificar candidatos, seus currículos e testes, tudo isso de acordo com o que a empresa prefere. Dessa forma, a ferramenta consegue coletar dados importantes que auxiliam nos planejamentos do RH. Além de aumentar a eficiência do setor enquanto reduz custos e estimula a produtividade.

A inteligência artificial no recrutamento e seleção é muito eficaz em:

  • Analisar currículos e classificar de acordo com aderência à vaga;
  • Apontar quais candidatos têm fit com a cultura da empresa;

Além de muitas outras coisas que você verá nas vantagens de usar a inteligência artificial no recrutamento e seleção.

A inteligência artificial substitui o profissional de RH no processo seletivo?

Podemos afirmar que: de forma nenhuma! Diferente do que muitas pessoas pensam, a IA está em muitas coisas que conhecemos e utilizamos no dia a dia como smartphones, mecanismos de pesquisa, eletrodomésticos, automóveis e várias outras coisas.

Esses são utensílios que permitem que alguns trabalhos e atividades do cotidiano sejam feitas de forma mais fácil e prática. Hoje, com um celular é possível fazer milhões de coisas e resolver vários problemas com apenas alguns cliques, por exemplo.

Logo, a utilização da inteligência artificial no recrutamento e seleção não é muito direto. Pois assim como seu celular precisa de você para pedir um delivery, pagar as contas e enviar um e-mail, a ferramenta de R&S precisa do fator humano para funcionar.

Portanto, essa tecnologia existe para tornar um trabalho maçante mais simples e permitir que os profissionais da área foquem na parte estratégica das atividades.

melhorar o fluxo de trabalho de recrutamento,

Vantagens de usar a Inteligência Artificial no recrutamento e seleção

O processo de recrutamento feito com o auxílio de inteligência artificial tem muitas vantagens, além do que já dissemos. Podemos enumerar algumas:

  1. Automação de processos: que facilita o trabalho para os recrutadores e otimiza o tempo deles;
  2. Redução de custos operacionais: reduz diversos gastos dentro do setor, por centralizar vários processos dentro de um único lugar;
  3. Execução de atividades com mais facilidade e segurança: através de uma ferramenta como esta todos os processos ficam mais seguros e têm menos chances de perder informações importantes.
  4. Melhores experiências dos candidatos: com as partes mais burocráticas automatizadas e com inteligência artificial facilitando a tomada de decisão, é possível se focar em estratégias para melhorar a experiência dos candidatos.
  5. Elimina a opinião pessoal do recrutador: a IA elenca os perfis com maior aderência à vaga em uma pré-triagem de acordo com os critérios do cargo. Assim, é possível diminuir achismos e preconceitos nas contratações. 
  6. Capacidade de lidar com grande quantidade de currículos: é possível trabalhar com uma grande demanda de candidaturas de forma rápida e eficiente.
  7. Maior assertividade na seleção de candidatos: a IA procura por candidatos que atendem as necessidades da vaga, se tem fit cultural com a empresa e se possuem as skills necessárias, dando maior evidência aos que se encaixam nas exigências. Assim, você pode escolher melhor os candidatos mais capacitados.

Quando a inteligência artificial pode ajudar o RH no Recrutamento e Seleção?

Fazer processos mais rápidos

Às vezes um pedido de demissão pega todos de surpresa e acaba desfalecendo um cargo essencial para determinada atividade, então é necessário ir depressa em busca de um novo talento para a vaga.

No entanto, a pressa não é inimiga da perfeição? Bom, com a ajuda da Inteligência artificial é possível realizar um recrutamento e seleção rápido e eficaz. Dessa forma você reduz o risco de fazer uma contratação errada e consegue fechar a vaga rapidamente.

Minimizar as falhas no recrutamento

Contratar o candidato que não é realmente qualificado e perder dados de um perfil promissor são alguns tipos de erros que podem ocorrer durante um processo seletivo. Mas isso pode ser evitado com uso de ferramentas tecnológicas voltadas para o recrutamento e seleção.

Melhorar o People analytics

O RH já foi um setor movido por suposições, mas tem mudado e se tornado cada vez mais estratégico e voltado a dados. E a IA é capaz de fornecer  análises completas sobre diversos aspectos do setor de forma simples.

Ter o apoio de softwares e ferramentas com essa tecnologia facilita a geração de relatórios sólidos sobre hard e soft skills, por exemplo. Assim, os dados podem ajudar na tomada de decisões.

Ou seja, com as informações disponíveis, o setor de RH pode conseguir respostas mais embasadas para várias questões relevantes. Deixando de tomar decisões por intuição  e começar a ser mais assertivo e baseado em dados.

Softwares de recrutamento com IA

A abler é uma plataforma que usa a inteligência artificial no recrutamento e seleção. Assim, auxiliando no bom desempenho dos setores de recursos humanos.

Agora que você entendeu melhor como funciona a Inteligência artificial voltada para o RH, que tal entender mais sobre os softwares que são as ferramentas que possuem essa função inteligente? Leia o artigo Guia definitivo do Software de Recrutamento: Tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de ferramenta.

Ou agende uma demonstração com nossos consultores para entender como a abler pode ajudar seu recrutamento.