Medidas que podem ser tomadas pelo RH em relação ao Coronavírus

5 minutos para ler

Descoberto no último dia de 2019, o Coronavírus faz parte da família de vírus que causam infecções respiratórias e se espalhou rapidamente pela Ásia, chegando na Europa, América Central, Norte e Sul. 

No Brasil, já são 77 casos confirmados da doença, de acordo com o G1.

E na última quarta-feira(11) a Organização Mundial de Saúde(OMS) classificou o coronavírus como pandemia.

Continue a leitura e saiba o que é o Covid-19, quando uma doença é determinada pandemia e quais medidas a gestão de RH deve tomar a respeito dessa doença. 

O que é o Coronavírus?

Desde que foi descoberto o vírus tem mudado muitas rotinas pelo mundo, causando cancelamento de voos, eventos e jornadas de trabalho.

A adoção do home office tem sido uma saída de cautela das empresas para evitar a proliferação do vírus e manter seus colaboradores em segurança.

Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca e cansaço. Em casos mais extremos nota-se a presença de dores no corpo, coriza, congestão nasal, dor de garganta ou diarreia.

Segundo a OMS, enquanto uma em cada seis pessoas desenvolvem dificuldades para respirar, outras não demonstram nenhum sintoma.

A transmissão ocorre durante o contato com pessoas infectadas, através de espirros, tosse e gotículas de saliva que são transmitidos pelo toque, aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas.

Declarado no dia 11 de março como pandemia, o corona tem uma legislação específica  (Lei nº 13.979) prevista para vigorar durante o período de emergência internacional do surto.

Afinal, o que é uma pandemia?


Pandemias são quando uma determinada doença atinge todos os continentes do mundo. O SARS-CoV-2 é o primeiro coronavírus a ser classificado como pandemia.

Diante dessa situação, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanon, ressaltou que todos os países devem ativar e ampliar os mecanismos de resposta a emergências em saúde.

“Comuniquem-se com seu pessoal sobre os riscos e como eles podem se proteger, encontrar, isolar, testar e tratar todos os casos e rastrear todos os contatos [com o coronavírus]”, disse.

Qual o papel da Gestão de RH em relação ao Novo Coronavírus?

A Gestão de RH tem como função manter o bem estar dos colaboradores.

E para que seu setor esteja preparado listamos algumas dicas para você colocar em prática agora mesmo:

  • Espalhe informativos pelos setores;
  • Mantenha o diálogo aberto, isso evita a instauração de pânico e mantém os colaboradores tranquilos e seguros;
  • Se possível adote o home office (trabalho remoto) dessa forma os colaboradores estarão mais seguros e manterão a jornada de trabalho normalmente;
  • Flexione os horários dos setores para evitar aglomerações na empresa;
  • Eduque e incentive a limpeza regular nos setores, o uso de álcool em gel e desestimule o empréstimo de objetos.

Nós como RH temos a fundamental missão de garantir a segurança e proteção das pessoas e manter a ordem. 

A adoção do home office

O trabalho remoto não é uma realidade possível para todas empresas, dessa forma cabe ao RH adotar medidas para manter o local de trabalho saudável diante dessa pandemia.

Ao determinar o trabalho em casa, a organização visa proteger seus colaboradores do vírus e também evitar a exposição de outras pessoas.

Em casos onde a única saída é adotá-lo, a empresa e o colaborador devem entrar em acordo onde ambas as partes estejam de acordo.

Mantenha o diálogo aberto

Infelizmente sabemos que nem todo mundo é legal, por isso esteja atento a brincadeiras preconceituosas com descendentes asiáticos, que podem ocorrer devido a origem do vírus, observe com atenção o time.

Também pode existir desconfortos com colaboradores que retornaram recentemente de viagens internacionais, manter o time informado e com o diálogo aberto é fundamental.

Atenção total

A disseminação de “Fake news” pode gerar pânico, estresse e nervosismo entre os funcionários, por isso, esteja atento e preparado para instruir e precaver a falta de compreensão.

Se atualize e informe

Manter um bom clima organizacional é um desafio diário e em tempos de pandemia não seria diferente, né?

E assegurar que os colaboradores estejam informados é essencial, mas muita calma nessa hora, espalhar informativos por toda empresa e bombardear com dicas de prevenção pode gerar confusão, e um certo “desespero”, sendo assim:

  • Use informações oficiais do governo e evite fugir do assunto durante os comunicados.
  • Jamais exponha os colaboradores infectados ou com suspeitas, instrua-os, facilite o tratamento e período de quarentena.

A importância do RH mais digital e estratégico

Vamos ser bem sinceros, esse é o momento que podemos ver a importância de um RH mais estratégico e apto a novas tecnologias como ponto digital, recrutamento e seleção inteligente e digital. 

A Abler tem possibilitado muitos RH’s a manter sua rotina com tranquilidade com nosso recrutamento digital inteligente. 

Agora que você já sabe tudo sobre o Covid-19, os meios de prevenção e como agir diante de uma pandemia, conta pra gente o que sua empresa tem feito para manter a proteção e o bem estar no local de trabalho?

Deixe sua resposta nos comentários e lembre-se de manter as mãos sempre higienizadas e o uso contínuo de álcool em gel.

Tenha informações atualizadas sobre o Coronavírus – COVID-19, clique aqui.

Posts relacionados

Deixe um comentário