Skip to main content
As habilidades que vão te diferenciar no mercado de trabalho são as conhecidas soft skills. No entanto, muito se fala sobre o assunto, mas será que você realmente sabe o que é isso?
Ter vários cursos, certificados e idiomas no currículo ainda são grandes diferenciais, no entanto, as empresas estão apostando cada vez mais em profissionais com habilidades em se relacionar e interagir.
Mas isso não diminui o valor das habilidades técnicas, pois o primeiro contato que o recrutador tem com o profissional ainda é pelo currículo, só depois na etapa de entrevistas que as soft skills serão avaliadas. Essas, são as habilidades que vão te diferenciar no mercado de trabalho!

Mas afinal, o que são soft skills?

Cada pessoa possui suas próprias qualidades e características individuais, e ao longo da vida podemos desenvolver habilidades comportamentais capazes de nos individualizar também para o mercado de trabalho.
Portanto, soft skills são as competências comportamentais que cada pessoa precisa ter para alcançar o sucesso na carreira, além das habilidades técnicas, é claro.

E qual a importância das habilidades para o mercado de trabalho?

Cerca de 77% dos profissionais de recursos humanos afirmaram que as soft skills são tão importantes quanto as especializações técnicas do candidatos. (fonte: CareerBuilder)
Desta forma, um profissional qualificado é aquele que além dos conhecimentos técnicos possui também habilidades pessoais como:
  • Empatia
  • Pensamento criativo
  • Resiliência
  • Facilidade em se comunicar
  • Capacidade de liderar
Portanto, é importante dominar habilidades técnicas da sua área de trabalho, e ter também inteligência emocional para lidar com as diferentes situações que ocorrem no dia a dia profissional.
Agora, conheça as 5 habilidades comportamentais que são o diferencial no mercado de trabalho!

Comunicação

Ter facilidade em se comunicar é essencial em todos o momentos da vida e essa soft skill pode ser um fator decisivo em uma entrevista de emprego.
Além da fala, uma boa comunicação consiste em escrever bem, ouvir atentamente e saber se portar em diferentes situações. Dessa forma, não basta falar bem, tem que comunicar de forma clara!
Uma comunicação eficiente faz com que quem está te ouvindo interprete as ideias e consiga repassar para outras pessoas exatamente o que foi dito.

Empatia

A capacidade de se colocar no lugar do outro, respeitar e agir educadamente em situações complicadas, diz muito sobre a pessoa. E ter empatia como habilidade é extremamente importante para um bom trabalho em equipe, onde todo momento é preciso colocar planos em prática, comunicar e lidar com situações emocionalmente sensíveis.

Resiliência

A resiliência é a capacidade de se recuperar depois de enfrentar dificuldades. Um exemplo disso é momento que estamos vivendo atualmente, como vamos parar o coronavírus mais rápido? A resposta é clara, ficando em casa!
Mas ficar em casa não é sinônimo de fazer nada, muito pelo contrário, esse período de quarentena pode ser usado para trabalhar suas soft skills e também suas hard skills (habilidades técnicas).
Ou seja, você pode aproveitar as oportunidades que estão surgindo para turbinar seu currículo e aprimorar suas qualidades para o pós crise.
A capacidade de encontrar motivação, inspiração e foco durante uma crise é uma habilidade comportamental requisitada em vários setores.

Liderança

Se você chegou até aqui deve ter percebido que todas as habilidades citadas podem ser encontradas no perfil de um líder. Pois liderar sem se comunicar com clareza, sem facilidade para trabalhar em equipe, sem empatia ou resiliência, é praticamente impossível né?

Ética

A ética nada mais é do que valores individuais que cada pessoa acaba construindo ao longo da vida. Contudo, se pensarmos no local de trabalho, trata-se do respeito, moralidade e comprometimento com as regras da organização.

Afinal, como desenvolvo essas habilidades para o mercado de trabalho?

Você precisa saber que, identificar e desenvolver essas habilidades pode variar de uma pessoa para outra, pois cada um tem o seu tempo de aprendizagem.
Antes de colocar em prática essas habilidades, dedique um tempo para o autoconhecimento. Dessa forma, é possível analisar tudo aquilo que você tem de melhor e o que precisa evoluir para se tornar um profissional completo.
Quem se destaca hoje em dia são as pessoas mais autênticas e que se conhecem melhor, então reconheça o seu potencial e se torne um profissional de sucesso!
Agora é com você, identifique suas principais habilidades e desenvolva as competências necessárias para atingir a sua vantagem competitiva no mercado de trabalho. Veja também 5 filmes e séries para inspirar liderança no trabalho!