Skip to main content

Livros de RH: uma seleção dos melhores para ler

melhores-livros-de-recrutamento-e-selecao

Atualizar-se é sempre importante para manter a relevância no mercado de trabalho. Quem atua no RH sabe muito bem como a criatividade e o autoconhecimento de um profissional pode fazê-lo se destacar. Portanto, isso é algo que todos buscam. Uma maneira de garantir seu próprio brilho na empresa é ler alguns dos melhores livros de recrutamento e seleção.

Em primeiro lugar, além de ser ótimo para aprimorar o seu desempenho, essas obras apresentam técnicas que tornam o seu trabalho mais simples e assertivo. Veja, a seguir, uma seleção de clássicos antigos e modernos que farão uma grande diferença na sua estante. Boa leitura!

4 Livros de recrutamento e seleção

1. Empresas feitas para vencer — Jim Collins

Esse autor best-seller já se consagrou no mundo dos negócios por suas análises e dicas elaboradas. Primeiramente porque, em “Empresas feitas para vencer”, Jim Collins fala sobre como a cultura organizacional de uma empresa pode, desde sua concepção, criar um desenvolvimento sustentável a longo prazo que a levará para o sucesso.

Suas orientações se baseiam em um estudo realizado nos Estados Unidos, cujos resultados, às vezes, surpreendem os leitores. Este livro de RH é considerado uma base para entender os pontos principais que influenciam na gestão e definem o caminho que o negócio vai percorrer.

2. Descubra seus pontos fortes — Marcus Buckingham e Donald O. Clifton

Outro grande clássico dos livros de recrutamento e seleção é o “Descubra seus pontos fortes”. A obra original está esgotada em muitos lugares, mas é possível encontrá-la online ou, se você preferir, há a versão 2.0, com atualizações relevantes sobre os últimos anos.

O livro foi construído a partir de um grande estudo do Instituto Gallup, que envolveu mais de 2 milhões de pessoas. O objetivo dos autores é ensinar a identificar as forças da equipe e aprimorá-las, ao invés de se dedicar a apontar para as fraquezas.

3. Um novo jeito de trabalhar — Laszlo Bock

O quanto você acha que o vice-presidente de Operações de Equipes do Google tem a ensinar? Este livro é a resposta, pois “Um novo jeito de trabalhar” mostra detalhes de alguns processos de recrutamento e seleção da gigante da internet, considerada um dos melhores lugares para trabalhar.

Laszlo apresenta exemplos práticos e princípios que levaram inúmeros talentos a aprovarem e melhorarem o desempenho no Google. São ideias que valem para equipes de todos os tamanhos, de 2 a 2 mil pessoas.

4. SCRUM: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo — Jeff Sutherland

SCRUM se tornou, em pouco tempo, uma das metodologias modernas mais eficazes em sistemas organizacionais. Trata-se de uma técnica que surgiu entre setores de tecnologia, mas que pôde ser adaptada para o mundo dos negócio em geral.

 Antes de tudo, relaxe: Jeff Sutherland já faz o trabalho de explicar tudo para você. Por isso, com o SCRUM, você descobrirá ótimas maneiras de organizar equipes e melhorar a produtividade de todo mundo, inclusive a sua.

Aproveite os melhores livros de recrutamento e seleção

Esses são só alguns dos livros de recrutamento e seleção importantes para seu trabalho no RH, mas já podem ajudar muito no dia a dia. E se quiser absorver ainda mais conhecimentos para carreira, que tal ler um E-book sobre Técnicas e benefícios de R&S gratuitamente? É só clicar aqui para entender do que estamos falando!

recrutamento e seleção

O que achou deste conteúdo?

Clique nas estrelas