Skip to main content
People Analytics

Estatísticas de Recrutamento: Conheça os Principais Dados sobre R&S

By junho 17, 2021junho 25th, 2021No Comments
O profissional de RH em Recrutamento e Seleção passa pela difícil tarefa de encontrar o candidato ideal para a posição. Pois muita energia é colocada para encontrar a pessoa certa para a vaga. E por isso é importante ter noção das estatísticas de recrutamento.
Por outro lado, temos profissionais em busca da recolocação perfeita. Ou seja, buscando encontrar o encaixe perfeito com a empresa dos sonhos. Mas será que esses têm sido os reais motivadores dessas partes?
Então, pensando nisso trouxemos algumas estatísticas para ajudar esse profissional a se atualizar com estatísticas de recrutamento e seleção atuais. Vamos descobrir!

Estatísticas de Busca de Trabalho

  • 58% dos recém-contratados disseram que a última procura por trabalho foi a mais de 2 meses. (Clutch 2018)
  • 52% dos recém-contratados disseram que procuraram por 5 ou menos vagas em sua última busca. (Clutch 2018)
  • 19% dos recém-contratados aplicam apenas para a vaga que foram contratados. (Glutch 2018). (Portanto, isso mostra que os candidatos estão buscando sempre muitas oportunidades por vez).
  • Em 2018, apenas 19% das pessoas que buscaram vagas conseguiram uma entrevista. Contudo, 28% desses entrevistados saíram com uma proposta de trabalho. (Jobvite 2019 Recruiting Benchmark Report)
  • Os recrutadores acreditam que a disputa por talentos será cada vez mais acirrada. (Jobvite Recruiter Nation Study 2018)
Essas impressionantes estatísticas de busca por trabalho mostram como é difícil encontrar fit cultural entre vaga e candidato. Como resultado, são poucos candidatos selecionados e efetivamente contratados. Então os candidatos distribuem sua busca por trabalho em diversas empresas.

Estatísticas de Recrutamento

Se você é um profissional de RH, vai ficar surpreso com alguns dados que trouxemos aqui.
  • Os profissionais de recrutamento de talentos mencionaram que passam mais de 30% do seu tempo em seleção de candidatos. Sendo assim, um terço desses profissionais gasta mais de 20 horas por semana. (Entelo, Recruiting Trends Report 2018)
  • O maior gargalo do recrutamento é trabalhar com gestores de recrutamento. Nesse sentido, 50% dos recrutadores disseram ter problemas em mover candidatos ao longo do processo. Do mesmo modo, 46% disseram que a revisão de currículos por gestores é o que torna o processo de recrutamento lento. (Jobvite Recruiter Nation Study 2018)
  • Sobretudo, 67% dos recrutadores relataram que a falta de profissionais capacitados e de alta qualidade é o principal problema que enfrentam. (Devskiller)
Será mesmo que existe uma falta de profissionais competentes no mercado de trabalho? Ou seriam os candidatos incapazes de demonstrar suas habilidades atrás do processo seletivo?
  • 78% dos candidatos não se sentem à vontade com “processos de recrutamento feito por computadores”. Além disso, 21% são “extremamente preocupados” com isso e 67% preocupados. (Pew Research Center, 2017)

Outras Estatísticas de recrutamento

  •  Em 2018, 91% das empresas de tecnologia pretendiam investir em ferramentas de seleção e softwares de recrutamento. (Entelo 2018 Recruiting Trends Report)
  • O Linkedin é o canal mais utilizado por recrutadores para encontrar candidatos, com 77% de uso. (Jobvite Recruiter Nation Study 2018)
  • 47% dos recrutadores vai construir uma marca pessoal e usar as mídias sociais. Mas 21% vai fazer isso através da página da empresa e 12% através de marketing e publicidade. (Jobvite Recruiter Nation Study 2018)
  • 77% dos gestores de recrutamento eliminam candidatos que utilizam linguagem informal e possuem gramática ruim. (Careerbuilder 2018)
  • 75% dos recrutadores já pegaram mentiras em currículo. (Careerbuilder 2018)
Em conclusão, esses dados de estatísticas de recrutamento, que, se você avaliar e for comparar com a realidade da sua empresa hoje, pode ajudar a melhorar seus processos.
Gostou das nossas estatísticas? Qual delas te chamou mais atenção? Não deixe de compartilhar esse conteúdo com seus colegas e enriquecer nossa discussão. Além disso, que tal conhecer os alguns livros de R&S essenciais para profissionais de RH? Confira Aqui!