Como organizar confraternização de fim de ano na empresa

6 minutos para ler

Fim de ano chegando e já podemos sentir o cheirinho do panetone e das “festa da firma”, sentiu aí? 

Todo final de ano é comum que seja realizado nas empresas uma festa reunindo todos os colaboradores em uma festa de fim de ano festejando as conquistas do ano todo da empresa, afinal é nesse momento que é divulgado os resultados, metas batidas e comemorar mais um ano finalizado! 

Porque fazer confraternização?

Chegar ao final de um ano repleto de desafios profissionais não é fácil. Seu time sabe muito bem quantos momentos de superação precisou viver para alcançar as metas da empresa. E por isso, a confraternização de fim de ano é uma ocasião muito esperada para ter a simples oportunidade de relaxar e comemorar com todos. 

Todos gostam de uma festinha, e confraternizar representa estar unido. Mais do que simplesmente festejar, esse tipo de ocasião traz consigo a ideia de premiar os esforços de todos e mostrar que, no final, cada desafio valeu a pena e trouxe amadurecimento para um novo ano de conquistas. 

Esse evento é para motivar, unir o time o que contribui muito na marca empregadora e ajuda a reter talentos. Não importa se é uma grande festa ou um simples happy hour: a confraternização de empresa é um momento para celebrar e criar vínculos. 

Além de agradar os funcionários esse tipo de evento agrega muitos benefícios para a organização. Por isso iremos listar alguns para que você saiba quais são:

Fortalece a imagem da empresa

Para as empresas que realizam a confraternização de fim de ano, as vantagens são muito maiores e funcionam até mesmo como balizadores do nível de motivação dos colaboradores e assim saber se serão necessários outros esforços motivacionais para que os grandes objetivos do próximo ano sejam alcançados.

Um dos maiores ativos de uma empresa são as pessoas, esse evento é uma forma de investir nos colaboradores contribuindo inclusive para fortalecer a cultura da organização e presente na imagem institucional, transmitindo a identidade da empresa socialmente.

Certezamente quando uma confraternização é realizada, essa imagem é fortalecida, se tratando de uma estratégia de endomarketing. Essa é uma maneira de fazer com que os colaboradores estejam alinhados com a organização, tornando-se defensores da marca por de alguma forma se identificarem com ela.

É motivacional 

Confraternizar é uma forma de motivar funcionários desmotivados ou com baixo rendimento, gera uma sensação de empatia no ponto de vista dos profissionais. 

Entrando em contato com os colegas e percebendo a valorização do seu trabalho que os colaboradores se sentem parte de um time isso melhora o clima da organização.

O momento de celebração é o ideal para mostrar que os resultados da empresa na verdade são o resultado do trabalho do time como um todo. 

E lembre-se, funcionários motivados são mais produtivos e engajados.

Favorece os relacionamentos profissionais 

O principal objetivo das confraternizações é unir os colaboradores. Nesse sentido, este momento estreita laços entre todos os membros reforçando o sentido do time. 

Esse tipo de evento pode ter influência direta sobre os resultados da empresa no posteriormente, pois eles quebram algumas barreiras de relacionamento que, no dia a dia seriam mais difíceis de acontecer. 

A ideia é integrar, aproximando pessoas de diferentes setores, estimulando a comunicação interna e criando um ambiente de trabalho mais agradável. 

É um importante indicador

Lembre-se é um momento de descontração, todos devem estar confortáveis, então esse não é o momento mais apropriado para comunicar mudanças na organização e muito menos definir novas metas. 

Entretanto, assim como qualquer evento, organizar uma festa de final de ano empresarial demanda planejamento e esforços coletivos, sendo geralmente o responsável pela organização o setor de RH e Departamento Pessoal. 

E para ajudar esses profissionais a prepararem uma confraternização onde os colaboradores participam por motivação e não apenas por obrigação, continue conosco e acompanhe nossas dicas para uma festa de final de ano inesquecível! 

  1. Quantos colaboradores participarão?

Será um evento para 50, 100 ou 5.000 pessoas? O número de participantes impacta diretamente no orçamento do evento, influenciando na escolha do local, contratação de buffet, bebidas, etc. 

Existem aplicativos onde é possível criar evento grátis e enviar convite para os colaboradores, gerenciando o número de participantes e evitando estimativas acima ou abaixo do esperado.

2. Onde fazer?

Se possível, saia do ambiente de trabalho, para que ninguém se sinta como se estivesse em horário de serviço. 

Caso seus colaboradores tenham perfil mais sério, fechar um restaurante pode ser uma opção. Uma empresa com um time mais jovem, pode optar por uma comemoração mais agitada em um clube ao ar livre. 

3. O que servir?

Lembre-se que alguns funcionários podem ter intolerância a certos alimentos, por isso é necessário a presença de alimentos sem glúten, lactose e para vegetarianos. 

Mini salgados e mini petiscos, costumam ser bem vindos, pois os convidados podem se servir livremente enquanto conversam uns com os outros. 

Existem também calculadoras online que auxiliam no momento de calcular a quantidade necessária de talheres, pratos e copos. Normalmente bebidas alcoólicas são servidas, uma opção é servir após a refeição ou limitar até um determinado horário. 

4. Como entreter?

Existem diversas opções para entretenimento, entre elas estão fliperama, cabines fotográficas, fantasias, serviços de maquiagem, etc.

Caso permita a presença de familiares, saiba que a interação será menor entre os colaboradores, que vão optar por passar mais tempo com pessoas conhecidas, ao invés de fazer networking na festa com pessoas de outra área. Promover dinâmicas que faça integração dos times é uma boa para ‘quebrar o gelo’, aproximando também gerentes e diretores dos seus subordinados. 

Uma boa ideia para incluir na festa de confraternização é fazer algum sorteio, por exemplo, quem realizou mais metas recebe mais cupons para o sorteio, isso além de melhorar o desempenho da equipe durante o ano, traz uma sensação de reconhecimento do seu trabalho. 

Mas também pode optar pelo famoso amigo secreto, estipule valores mínimos e máximos para que ninguém se sinta prejudicado no presente. 

Além das confraternizações tradicionais, a organização pode realizar uma confraternização solidária, arrecadando doações etc.

Estamos torcendo para que sua festa arrase e seja lembrada positivamente, tem mais alguma dica? Comente abaixo e boas festas!   

Posts relacionados

Deixe um comentário