como recrutar pessoas PCD como recrutar pessoas PCD

Como fazer Recrutamento e seleção de Pessoas com Deficiência

5 minutos para ler

As pessoas com deficiência, contam com diversos respaldos legais cujo objetivo é garantir sua inclusão social e cidadania, inclusive no que diz respeito ao mercado de trabalho.

A Lei de nº 8.213/1991 determina que empresas com mais de 100 funcionários devem destinar 2% de suas vagas aos portadores de necessidades especiais.

É claro que o recrutamento e seleção de pessoas com deficiência não deve ser pensado e realizado apenas como uma obrigação legal, já que estamos falando de profissionais qualificados e competentes.

Devemos frisar que existem algumas particularidades durante o processo seletivo de PCD’s, mas isso não significa que seja um processo separado dos demais.

Durante o processo de integração a pessoa com deficiência deve passar por algumas etapas, sendo elas:

Acompanhamento das atividades do PCD

É recomendável que no primeiro mês os novos funcionários tenham acompanhamento intensivo para que se sintam apoiados durante a adaptação. E aos poucos não será necessário acompanhá-los frequentemente pois eles serão capazes de realizar as tarefas sozinhos.

Treinamento dos novos funcionários PCD 

Antes de ser integrado formalmente o candidato com deficiência precisa passar por um treinamento, onde terá uma breve descrição dos processos da área e da importância do seu serviço.

 Recrute com uma equipe inclusiva

 Selecione gestores que tragam perspectivas diversificadas, reforçando o trabalho em equipe e facilitando a adaptação ao mercado. 

Descreva claramente as qualificações

Descreva claramente as qualificações exigidas e as obrigações da vaga, bem como a acessibilidade no local de trabalho, considerando a forma como comunica os requisitos, por exemplo, quais tarefas e habilidades são realmente essenciais, levando em consideração o que precisa ser feito.

As principais dificuldades que os selecionadores podem encontrar são a falta de qualificação e insegurança para realizar esses processos seletivos, portanto, o recrutador precisa estar preparado para esse tipo de contratação e transmitir o valor da corporação que pretende agregá-lo. 

Outro ponto importante é a respeito da demissão, que só pode ser realizada se houver a contratação de uma outra PCD para o mesmo cargo.

Em 03 de Dezembro é comemorada anualmente o Dia Internacional do Portador de Deficiência, de acordo com ONU(Organização das Nações Unidas) aproximadamente 10% da população possui alguma deficiência. O objetivo desta data é refletir os melhores métodos para garantir uma boa qualidade de vida e dignidade para todas as pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência.

Como recrutar e selecionar pessoas com deficiência?

É importante garantir que o processo esteja disponível em formatos acessíveis, por exemplo, braile, libras, eletrônicas e letras grandes. Descrevendo claramente as exigências e obrigações da vaga e a acessibilidade do local de trabalho.

Ao descrever a vaga, preste bastante atenção em como comunicar as tarefas e habilidades que são realmente essenciais. 

Com antecedência prepare-se para a entrevista aprendendo sobre a deficiência do candidato, entendendo as limitações pois isso ajuda na condução das perguntas.

Estabeleça horários flexíveis levando em consideração que talvez o entrevistado precise de transporte especial  após a entrevista.

 Se caso a entrevista for presencial, faça o agendamento em um local acessível se o local de trabalho não for.

Caso a sua empresa não tenha infraestrutura ou preparo, há consultórios especializados que orientam o gestor e o RH da companhia auxiliando no processo.

Quais benefícios minha empresa terá ao incluir PCDs no quadro de funcionários?

Além de diversificar a organização, ter pessoas com deficiência na equipe ajudam o time a entender e respeitar as diferenças, trabalhando juntos em uma forma de amenizar até mesmo o preconceito social. 

Abaixo listamos alguns benefícios que sua empresa terá ao incluir PCDs no quadro de funcionários!

Gestão Humanizada 

Um clima organizacional bem alinhado é essencial, pois se trata da forma como os funcionários vêem a empresa, e com a contratação de um PCD, certamente a visão será positiva.

Aumento da Diversidade

Diversificar o quadro de funcionários é uma etapa que exige atenção, e com um PCD  a empresa será mais diversificada e inclusiva. Além disso, a convivência possibilita a troca de diversas experiências, o que humaniza a empresa e permite tanto o crescimento profissional quanto o pessoal do time como um todo.

Aumento da Produtividade

Se em algum momento  você já se perguntou como um PCD pode aumentar a produtividade, saiba que esses profissionais tendem a ser muito dedicados, fazendo que seus colegas de trabalho sigam o exemplo. 

Esses profissionais ainda são minoria no mercado de trabalho, mas agora você entende que diversificar seu quadro de funcionários, promovendo inclusão e acessibilidade, além de trazer benefícios para a organização, geram oportunidades para pessoas com deficiência iniciarem uma jornada de sucesso. 
Uma empresa que se preocupa com o capital humano, buscando sempre manter os funcionários motivados, passando feedbacks, e que promove um bom clima organizacional está no caminho certo. 

Curtiu nosso conteúdo? 

Tem alguma dúvida a respeito do tema? 

Deixe seu comentário e se quiser continuar atualizado nas rotinas de recursos humanos acompanhe nosso blog 🙂

Posts relacionados

Deixe um comentário