Skip to main content

O Carnaval e a Gestão de Pessoas

By fevereiro 21, 2020março 1st, 2023Gestão de Pessoas
O Carnaval e a Gestão de Pessoas
Ô abre alas que eu quero passar…Fevereiro, mês de Carnaval, a folia toma conta do país e, junto com o glitter, bloquinhos de rua, muito samba, axé e frevo, o carnaval é um exemplo de gestão estratégica e trabalho em equipe.

Você já tinha parado para pensar sobre isso?

Até o momento exato da festa é necessário um tempo de preparação para organizar cada detalhe. 
É difícil assimilar essa data ao perfil corporativo, pois a imagem que temos é a de festa, mas é nos bastidores que tudo acontece.
Até o momento que o folião entrar na avenida ou a escola de samba iniciar o desfile, é necessário organização, trabalho em equipe, foco, estabelecimento de metas e claro, gestão de pessoas. 
Ainda não se convenceu que essa comemoração exige muita gestão? Então continue a leitura e descubra como essa data pode revelar lições muito importantes que irão impactar diretamente no seu RH. 

O que o planejamento do carnaval ensina para a gestão de pessoas

Os desfiles assim que chegam ao final da avenida já começam a realizar um planejamento estratégico para o ano seguinte.
Analisando orçamento, os recursos, tempo e as pessoas, a partir desse ponto dão início ao planejamento que os guiará para o título de campeã. 

Analisando esse ponto você consegue perceber a lição para a sua gestão?

É preciso estabelecer uma gestão de tempo para construir e definir as metas que precisam ser alcançadas por toda equipe.
Dessa forma, todos estarão alinhados a importância de suas atividades para alcançar o sucesso.

Manter o foco e motivação

Ao definir o planejamento estratégico o próximo passo é não perder o foco ao estabelecer os meios para alcançar o sucesso e ter certeza das decisões tomadas.
Afinal cada um tem sua motivação ao escolher uma escola de samba para desfilar, mas todos estão ali pelo mesmo propósito. 
E assim como na avenida, os colaboradores que trabalham na sua empresa também precisam de motivação para continuar envolvidos até alcançar a meta.
E para que isso aconteça é importante que todos saibam e estejam alinhados a missão, visão e valores da empresa para cada um alcançar o seu objetivo em prol do todo.

Um  líder habilidoso conquista os melhores resultados

O Carnavalesco é o responsável por manter a ordem, agindo feito um gestor, ele corrige e controla e integra todas as pessoas que participam do projeto.
Para que isso aconteça é necessário que o mesmo tenha uma visão sistêmica e capacidade de inspirar. 
Nas empresas o papel da liderança é essencial para a execução dos projetos e, é o líder que faz a empresa funcionar ao direcionar a equipe e ouvir seus liderados.
Saiba mais sobre habilidades que todo líder deve adotar clicando aqui.

Estimule seus colaboradores

Ao participar de uma escola de samba o envolvimento vai muito além do ambiente de trabalho, pois as pessoas que se disponibilizam para participar do processo de criação e execução do desfile.
Ou seja, estão ali dispostos a representar o local ou comunidade onde vivem.
É exatamente nisso que gestor deve focar!
Pois, além da recompensa financeira, a empresa precisa construiu um laço afetivo com colaboradores, para que desenvolvam orgulho e amor por fazer parte da organização. 
Existem outras lições do carnaval e a gestão de pessoas, essas são apenas o pontapé inicial do que pode ser ajustado de acordo com seus objetivos. 

Tenha uma gestão otimizada

Não perca o foco no resultado do planejamento e valorize seus talentos, dessa forma você obterá uma gestão nota 10! E agora que já sabe a similaridade entre o carnaval e a gestão de pessoas…

O que achou deste conteúdo?

Clique nas estrelas