Produtividade: 6 passos para turbinar a gestão do seu tempo

5 minutos para ler

Quando o fim do ano vai chegando e a gente ainda está desempregado, a maior dificuldade é manter o foco e não achar que está de férias como as crianças da família. Produtividade vira um assunto que não pode ser mencionado, porque todo mundo quer mais é curtição. Nesse fluxo, muita gente espera passar o réveillon (e, às vezes, o carnaval também) para colocar em prática a lista com todos os planos para procurar emprego e garantir sucesso.

Porém, você é uma pessoa diferente, determinada e quer dar um jeito na vida desde já, e o que está precisando é apenas de um método para começar agora!

Por isso, elaboramos um passo a passo que você pode seguir até encontrar seu próprio ritmo e virar o jogo.

É o seguinte: quando falamos de produtividade e gerenciamento de tempo, estamos falando de como planejar seus dias de modo que você possa correr atrás para alcançar seus objetivos e, ao mesmo tempo, melhorar sua qualidade de vida.

1.º Defina seu objetivo, porque ele vai ser seu guia (amém)

Antes de qualquer coisa, o principal é ter clareza sobre o que você mais quer num sentido bem amplo. Um objetivo de vida mesmo, seu sonho, tanto pessoal quanto profissionalmente falando. Para isso, você precisa se conhecer cada dia mais, para ter consciência sobre o que realmente quer.

Escreva num papel e cole num lugar onde fique sempre à vista. Essa é a chave para qualquer planejamento de produtividade funcionar de verdade.

2.º Crie uma listinha básica

Objetivo traçado, coloque no papel tudo o que você precisa começar e concluir dentro de um prazo definido. O recomendado é ser um mês. Então, você fraciona cada uma das atividades em “mini-tarefas” e define prazos mais curtos, até decidir o que vai fazer no primeiro dia. Sempre tendo em vista o plano maior.

Faça tudo isso em forma de lista mesmo. Pode ser numa folha, numa nota do celular, no computador… o importante é ter todos os itens escritos em algum lugar para você ir riscando à medida que cada tarefa for concluída.

Já te adianto que o primeiro item da sua lista será se cadastrar no Abler e encontrar a vaga que mais combina com você.

3.º Procure bem que a prioridade vem

Para cada dia, seja prudente e defina qual será a prioridade. Ela é aquela atividade mais importante e que não pode ser deixada para depois.

Na hora de executar, seja forte para não se render à tentação de fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo, porque é preciso ter foco em uma tarefa de cada vez.

4.º Mantenha sua baguncinha organizada

Todo mundo tem aquele ambiente onde tudo está embolado ou espalhado no seu devido lugar, como no seu quarto, por exemplo. Porém, é preciso pensar numa otimização desses ambientes para ter tudo o que é importante à mão e você não perder tempo procurando. Claro que isso não quer dizer, necessariamente, que você precisa ser o freak do perfeccionismo.

5.º Desative os matadores de produtividade

Celular vibrando e apitando toda hora por qualquer motivo faz o quê? Te distrai e mata seu progresso. Por isso, sem peso na consciência, desative as notificações daqueles apps que não serão utilizados em prol da realização dos seus objetivos.

Use as redes sociais a seu favor na busca por emprego e para aumentar o networking, e não para ficar acompanhando tudo que os amigos andam comendo. Claro, num momento mais tranquilo do dia, depois que todas as prioridades forem concluídas, postar umas boas selfies não vai fazer mal a ninguém.

6.º Crie uma rotina sim!

No começo, você vai perceber o que mais funciona com você, e a partir daí, poderá montar um plano que te deixe mais contente, sem pressão. Assim, você vai fazer o que realmente importa para tudo correr bem, inclusive a entrevista final daquela vaga que se candidatou.

Na dúvida, uma pergunta boa para se fazer é: “Essa atividade que estou fazendo agora está me levando para a realização do meu maior objetivo?”. Com a resposta, você vai descobrir um caminho mais claro para continuar com seus planos por conta própria.

Outras dicas super hiper importantes

Enquanto segue esses passos, preste atenção nas seguintes atitudes que vão fazer toda diferença no seu processo de turbinação da produtividade:

– Aprenda a dizer NÃO! A não ser que seu objetivo definido lá em cima seja abraçar o mundo e ser onipresente, onipotente e onisciente (tipo Deus ou algo assim).

– Inclua na sua rotina momentos de lazer e para passar com quem você ama.

– Tente manter uma mentalidade de gratidão a respeito de tudo à sua volta, independente de quais crenças você nutre.

– Separe intervalos para respirar, descansar e fazer alguns nadas.

– Procure fazer atividades físicas para manter mente e corpo sãos. Não vale a caminhada até a padaria ou o tempo que ficou batendo perna distribuindo currículo.

– Evite se envolver em conversas desnecessárias e improdutivas, porque só te fazem gastar uma energia que poderia ser usada para alcançar seu objetivo master.

– Conversar sobre amenidades e falar umas bobagens engraçadas de vez em quando faz parte e ajudam a exercitar a criatividade.

Infográfico para consultar rapidinho e não perder o fio da meada durante o dia:

Comente se curtiu esse artigo.

Posts relacionados

Deixe um comentário