Skip to main content
Inteligência EmocionalTreinamento e Desenvolvimento

Quais foram as soft skills mais pedidas no último ano

By março 19, 2021setembro 17th, 2021No Comments
Ano a ano a evolução no meio tecnológico é o principal fator que impulsiona as mudanças operacionais das empresas. Em 2020, não foi diferente. Foi um ano atípico tanto no meio profissional quanto pessoal. Nas empresas, foi preciso adaptação. Todas essas mudanças alteraram a demanda em relação à busca por profissionais.
Para isso, foi necessário para as empresas rever algumas soft skills — esse termo em inglês é utilizado na definição das principais habilidades interpessoais de um profissional. Normalmente, além do currículo, são essas características que fazem as empresas contratarem
Como mencionado, no ano que passou houve a necessidade de realizar modificações nessas habilidades. Profissionais empregados sentiram a necessidade de desenvolverem novas competências e características pessoais. Logo, as empresas também tomaram a iniciativa de procurar em seus recrutamentos por pessoas com talentos fundamentais. 
Mas afinal, quais foram as soft skills mais pedidas no último ano? O LinkedIn, a rede social profissional mais famosa do mundo, fez uma pesquisa. Abaixo, constam as principais:

Quais são as principais soft skills para o mercado? 

Ter criatividade

Mais uma vez, a pesquisa colocou a habilidade no primeiro lugar na lista das mais requisitadas no mercado de trabalho. Enquanto isso, a criatividade tornou-se fundamental pois ajuda as pessoas a verem as coisas e atividades por outras perspectivas.
Além do mais, todo trabalho demanda um pouco de criatividade para que as tarefas sejam desenvolvidas de maneira proativa. Algumas áreas que mais demandam são: comunicação, marketing, arquitetura, entre outros.

Inteligência emocional

Essa é sem dúvida uma das capacidades mais importantes. Com essa habilidade, as outras tornam-se possíveis facilmente. Saber conhecer as próprias emoções e lidar com elas é indispensável para o dia a dia. 
Uma característica indispensável que faz parte da inteligência emocional, é a empatia. Colocar-se no lugar do outro é um fator crucial para boas relações. 

Cooperação e o trabalho em equipe

Sem dúvida alguma, ideias e invenções não vem de apenas uma pessoa. Quando há cooperação e trabalho em grupo cada pessoa tem uma visão diferente e criativa. São diferentes perspectivas, mas que podem gerar um serviço e/ou produto de excelência.

Persuasão no trabalho

Essa é uma das soft skills mais requeridas! Não é à toa que nos últimos anos livros sobre o tema estão entre os mais vendidos. A habilidade de persuasão é fundamental. Principalmente para quem trabalha com vendas e com escrita publicitária.
Porém, a aplicação pode ser muito mais ampla. Entre líderes das empresas também é uma competência importante. Os líderes são responsáveis por comunicar sobre os objetivos da empresa aos funcionários e também aos clientes.
Claro que além dessas competências mencionadas na pesquisa do LinkedIn, há muitas outras que são extremamente significativas.
Como possuir habilidade de liderança, ter desenvolvimento junto à equipe, manter-se motivado, ter uma comunicação eficaz, possuir influência, ter capacidade de tomar decisões, dispor de conhecimento da cultura organizacional, saber gerenciar conflitos, por exemplo.
Gostou do conteúdo? Então, aproveite e baixe o nosso e-book que aborda benefícios e várias técnicas inovadoras desse processo que ocorre dentro da empresa.