Skip to main content
Inteligência Emocional

5 ameaças do autoconhecimento que todo mundo tem medo

By julho 19, 2019agosto 13th, 2021No Comments
Muita gente evita desenvolver o autoconhecimento, porque tem medo de descobrir que é diferente dos padrões que acham ser exigidos pela família, pela sociedade, pelas empresas, pelos extraterrestres… e isso as tornaria seres humanos piores. Acabam usando o argumento de que autoconhecimento é inútil.
Só que estão esquecendo que quem se destaca hoje em dia são as pessoas mais autênticas, que se conhecem melhor. E quanto mais autenticidade, mais sucesso pessoal e profissional elas alcançam e mais diferença fazem nos lugares por onde passam.
Olha só as 5 ameaças que as pessoas temem tanto (você é uma delas? 

1. Altas descobertas

Fazer descobertas constantes sobre si mesmo é uma ameaça se, na verdade, você for cogumelo esse tempo todo e não sabe. 
Como o autoconhecimento é um processo que acontece ao longo da vida toda, você sempre descobre novidades. Principalmente, seu potencial para novas habilidades, suas qualidades que estavam dormindo, suas capacidades que você não imaginava ter, e suas limitações que podem ser trabalhadas. Assim, você vai saber no que pode explorar e melhorar em si mesmo para lidar com todos os desafios que surgirem enquanto alcança seus objetivos.

2. As metas! Foco nas metas!

Ter metas bem traçadas é uma ameaça se você quer ser uma pessoa aleatória na vida e espera que todas as oportunidades caiam no seu colo.
Quando definimos uma meta, ela está ligada diretamente às coisas que a gente mais deseja. Saber mais sobre quem você é, te dá mais clareza sobre seus reais desejos para poder estabelecer metas cada vez mais claras. Assim, elas se tornam mais específicas e mais fáceis de serem atingidas.

3. Check list de valores

Outra grande ameaça é saber quais valores importam de verdade para você, se seu objetivo é ser só mais uma ovelhinha misturada ao resto do rebanho
Seus valores são tudo aquilo em que você acredita e que te guiam na hora de decidir quais caminhos percorrer para alcançar suas metas. Eles estão por trás das motivações que te impulsionam a pôr em prática seus planos. Quanto mais consciente estiver dos seus valores, mais segurança você vai ter para correr atrás dos seus objetivos sem perder o ânimo e a esperança.

4. A hora da ação

Saber como agir em diferentes situações é uma ameaça se seu objetivo for viver em uma ilha deserta para todo o sempre.
Todo o autoconhecimento que você desenvolve não fica só dentro da sua cabeça. Ele se reflete no seu comportamento, no dia a dia. Porque, à medida que se conhece melhor, você consegue identificar facilmente quais das suas atitudes são positivas e quais são negativas em cada situação. Adivinha quais delas te deixam mais perto do seu sucesso?

5. O destaque da multidão

Conseguir fazer um bom marketing pessoal por causa de um processo de autoconhecimento é uma ameaça se você não quer se destacar e ter sucesso.
Quanto mais você se conhece, mais fácil é para expressar para o mundo o quanto você é a melhor pessoa para um trabalho. Porque o negócio não é mais “vender o seu peixe”, mas mostrar, sem precisar de muito esforço e técnicas cabulosas de persuasão, que você é o melhor pescador.

O Sabre de Luz

Você não é “todo mundo”, por isso, não tem que ter medo de nada, porque através do autoconhecimento, você vai descobrir um universo aí dentro para explorar e aproveitar todos os benefícios que ele te dá. É como ser um cavaleiro Jedi com seu Sabre de Luz dominando a Força.
Conta aqui nos comentários quais ameaças te deixam com medo.
Curtiu esse artigo? Então pode compartilhar com os amigos? 😉
5-ameaças-do-autoconhecimento-blog-abler