Saiba como as novas tecnologias estão inovando o RH no Brasil.

8 minutos para ler

O RH está se tornando um setor mais estratégico nas organizações. As maiores empresas do mundo consideram suas equipes de gestão de pessoas como parceiras de negócio, com participação direta nas principais decisões. Sendo assim, a inovação em recursos humanos se tornou fundamental para que o trabalho da área seja feito da forma correta.

Antigamente poucos RH estavam preocupados com lucro, receita, concorrência, acesso ao capital entre outros. Havia uma preocupação com a produtividade, mas apenas no escopo do meio do processo, não na entrega ou no resultado final que era consequência da tal produtividade. 

Era como se fosse uma linha de produção apenas preocupada com a quantidade de produtos na esteira industrial e nenhuma preocupação com a qualidade destes.

Agora a mudança chegou à porta.

Um RH inovador é a combinação da constante valorização do ser humano com uma série de fatores, tais como desenvolvimento de meios que estimulem criatividade, produtividade e engajamento das equipes. 

A inovação dentro do recursos humanos é a conquista de um novo posicionamento das empresas, que passam a estabelecer parcerias com as pessoas que as compõem.

Mas para que o resultado seja possuir equipes engajadas, criativas, dinâmicas e entusiasmadas é preciso a adoção de ferramentas avançadas para automatizar as tarefas mecânicas.

Para ajudar você a entender como muitas empresas estão inovando o RH e conquistando estes resultados listamos neste post algumas tecnologias interessantes e onde elas atuam no crescimento dos negócios.

Recrutamento e seleção com Inteligência artificial: Agilidade e eficácia.

No recrutamento e seleção de talentos está cada vez mais comum o uso de softwares munidos de Inteligência Artificial. Este recurso é capaz de otimizar e agilizar o processo por inteiro começando desde a triagem focada e mais rápida de candidatos que estejam mais aderentes a empresa e adequados às necessidades da vaga.

Com a inteligência artificial é possível avaliar as habilidades do candidato e fazer uso da transparência de dados como insumo para melhor tomada de decisões na hora de selecionar o melhor talento. Com isso as decisões são mais precisas, aumentando a possibilidade de contratações mais assertivas que impactam na diminuição do turnover nas empresas. 

E não é somente esse o benefício nas plataformas. No Abler Recrutamento Digital, por exemplo, é possível fazer gestão de todos os processos, criar vagas de forma prática e pulverizar em sites de emprego para ter um alcance muito mais amplo da divulgação da vaga e captar talentos mais rápido. A ferramenta possui um banco que no ato da publicação da vaga pode criar um ranking dos melhores candidatos que a inteligência automaticamente analisou e cruzou as informações e encontrou aderência entre os perfis e as necessidades da vaga.

Como isso ajuda nos negócios?

Um recrutador, pode não estar tão atento a detalhes importantes na hora de avaliar perfis de candidatos, afinal, esta não é a única tarefa dele no dia . Além disso pode ser que este não tenha tanta familiaridade com a área. Com o recrutamento inteligente os perfis dos candidatos são analisados pelo sistema de forma objetiva comparando informações com as descritas para a vaga. Em curtas palavras, o recrutador analisa os melhores candidatos ao invés de analisar milhares de currículos na sua caixa de entrada do email. 

Com maior agilidade nos processos  existe um ganho de produtividade do recrutador,  redução de custos levando em consideração a quantidade de profissionais que são economizados para realizar os processos seletivos. 

Além disso é importante ressaltar que no Brasil as taxas de Turnover já chegam em 82%. Pensando que existe um percentual de contratações equivocadas nesta taxa de turnover, identificamos mais um ponto a favor da economia que a empresa pode ter contratando de forma mais assertiva. 

Por isso diversas empresas estão recorrendo ao recrutamento e seleção inteligente por ser mais assertivo e consumir menos os insumos humanos nas etapas burocráticas.

Controle de ponto online integrado a folha

Ponto online é uma ferramenta que possibilita que o sistema de controle de ponto e gestão da jornada seja via web, aplicativo (app), alguns possibilitam também por QR Code e reconhecimento facial. 

Os funcionários podem solicitar abonos, carregar atestados e outros documentos importantes direto na plataforma o que facilita e diminui em até 50% do trabalho do RH, legal não é?

Essas ferramentas normalmente se integram a folha de pagamento da empresa, que como sabemos muito bem, existe muita complexidade e qualquer erro no seu lançamento pode gerar transtornos com os colaboradores e causar aumento indesejável do passivo trabalhista. 

Como isso ajuda nos negócios?

Integrar folha e relógio de ponto já um benefício forte para otimizar a rotina do RH, mas é também é possível ressaltar a importância da segurança de dados e a flexibilidade da gestão de controle da jornada. E como mencionamos acima, tudo isso evita os temidos passivos trabalhistas. 

Se quiser saber mais sobre clique aqui existe um conteúdo bem bacana sobre.

People analytics e a gestão de pessoas

Com intuito de contribuir para a tomada de decisão em uma empresa a gestão de pessoas subiu de patamar com os avanços tecnológicos. Estamos falando do processo de coleta, organização e análise de dados sobre o comportamento dos funcionários. 

Muitas organizações estão abandonando seus programas de talentos tradicionais para abraçar a gestão estratégica de pessoas, usando dados para entender o que torna as pessoas eficientes, felizes, criativas, especialistas, líderes e seguidores. 

O People Analytics usa dados da web (internet) para identificar o comportamento dos colaboradores recolhendo de diversas fontes  informações de variadas. Essas informações são organizadas e apresentadas por um software de gestão, ou por um cientista de dados, de tal maneira que seja possível reconhecer os motivos que levam a determinados problemas ou até mesmo antecedendo a eles e solucionando-os antes que intervenham nos resultados da empresa.

Como isso ajuda nos negócios?


Quais os objetivos da sua empresa? Lucrar 20% a mais por ano? Aumentar a performance/ diminuir o turnover? Melhorar o atendimento ao cliente? Evitar acidentes de trabalho? Independente do seu objetivo, implementar o People Analytics pode colaborar para a criação de um ambiente transparente e objetivo. Através da análise dos dados coletados e das medidas que forem adotadas, a diretoria e os colaboradores podem se comunicar e caminhar juntos em prol dos objetivos da empresa.

Agora surge uma dúvida bastante comum: como tornar o RH inovador?

Departamentos como o RH e outros mais, até pouco tempo, eram tidos como de apoio. Lideranças dentro deles atinham-se apenas a uma lógica passiva e clientelista.

Agora é preciso considerar que o avanço tecnológico chegou. Ou a empresa se prepara ou aceita as consequências, o mesmo para os colaboradores do departamento de recursos humanos. 

É necessário impregnar a cada um dos colaboradores dentro do RH, que cada ação precisa levar em conta os resultados potenciais que dela podem derivar. Para isso, é preciso:

  • Construir métricas e indicadores que estejam alinhados com as necessidades do negócio, como ROI, taxa de absenteísmo, índice de satisfação dos colaboradores, etc;
  • Criar oportunidades para a direção, para que a gestão de pessoas atue como ferramenta no crescimento e performance;
  • Oferecer competências como ferramentas estratégicas alinhadas com metas estabelecidas pela empresa;
  • Desenvolver treinamentos que ofereçam perspectivas de resultado, e fugir do lugar-comum e do pró-forma;
  • Estudar concorrentes e avaliar oportunidades dentro do mercado como um todo, não apenas no ambiente da empresa;
  • Oferecer não apenas oportunidades que envolvam gastos, mas também produtos e serviços que possam, inclusive, gerar receita e lucros adicionais para a organização.

O RH inovador, é capaz de enxergar além do processo e ver que tipo de variáveis são importantes para que a empresa produza mais resultados com seu negócio e atinja sua missão. E para você,  essas inovações podem significar um melhor desenvolvimento de carreira. Padrões novos e completamente inusitados para colaboradores pode ser a chance de fazer parte de tendências que irão mais adiante.

Gostou deste conteúdo?

Fique atento em nossas redes sociais, estamos sempre postando conteúdos ricos para o RH e empresas inovadoras.

Posts relacionados

Deixe um comentário