Skip to main content
People Analytics

People Analytics: o que é e como aplicar?

By novembro 2, 2021novembro 4th, 2021No Comments

Cada vez mais, as empresas se atentam para a importância de uma boa gestão de pessoas e os seus impactos no sucesso do negócio. Dessa forma, algumas técnicas para promover o desempenho das equipes se tornam mais conhecidas; uma delas é a People Analytics ou, em português, análise de pessoas. 

Acima de tudo, ela trata-se de um método estratégico para o RH que tem sido incorporado em instituições de diversos segmentos de mercado. 

Mas afinal, em que consiste esta técnica e como aplicá-la ao seu negócio? Pensando em esclarecer essa e outras dúvidas, preparamos um conteúdo com diversas dicas sobre o tema. Confira!

Enfim, o que é People Analytics?

https://pixabay.com/pt/photos/internet-cibern%C3%A9tico-rede-dedo-3484137/

People Analytics consiste em um processo empenhado pela empresa com o objetivo de conhecer a fundo seu pessoal e, a partir disso, otimizar os processos de gestão de recursos humanos. 

Em suma, trata-se da coleta do armazenamento da organização e da análise de dados relacionados às equipes de uma empresa. 

Aliás, esse método surge em um contexto de Big Data, que permite a interpretação de um grande volume de arquivos armazenados em um ambiente digital. 

Sem dúvida, essa interpretação assume uma função estratégica, porque permite a tomada de melhores decisões em relação à força produtiva na empresa conforme os objetivos da instituição.

Quais os benefícios da People Analytics para a empresa?

https://pixabay.com/pt/photos/papel-neg%C3%B3cios-finan%C3%A7as-documento-3309829/

Como preconiza o conhecimento popular, conhecimento é sinônimo de poder. Sendo assim, o acesso a informações que permitem conhecer padrões na sua força produtiva permitirá ter maior controle.

Assim, por meio do People Analytics será possível perceber, por exemplo, problemas de produtividade, engajamento, qualificação e desempenho para adotar melhores práticas e vencer desafios. 

Nesse sentido, outro benefício importante é a possibilidade de cortar excessos e redistribuir funções para um melhor aproveitamento das equipes.

Do mesmo modo, a técnica viabiliza a otimização do processo de recrutamento e seleção ao identificar o profissional ideal do negócio e assim reduzir erros na admissão.

Como aplicar essa técnica no setor de RH?

https://pixabay.com/pt/photos/analytics-gr%C3%A1ficos-marketing-2618277/

Confira agora um passo a passo rápido para aplicar a técnica de People Analytics no setor de Recursos Humanos!

1. Objetivo

Como passo inicial antes de iniciar a análise, é importante saber quais são suas prioridades, ou seja, quais são os maiores problemas enfrentados atualmente no RH. Assim, será possível saber quais são as ferramentas corretas para cada caso. 

2. Coleta

O segundo passo é a coleta de dados. A etapa é vital para colher o máximo de informações possíveis. Essas, por sua vez, podem ser extraídas de vários meios, como redes sociais, currículos e sistemas de recrutamento.

3. Cálculo

Um terceiro passo importante para o People Analytics é o cálculo. Essa é a fase em que os dados coletados serão verificados pelo gestor, de modo a identificar quais deles serão relevantes ou desnecessários e construir métricas e indicadores de RH.

4. Análise

Por fim, a análise é o momento em que o gestor pode obter respostas para os problemas identificados. A partir desse momento, é possível tomar decisões com embasamento e fazer projeções de cenário para melhorar a performance da equipe.

Logo, conhecer a fundo os processos de RH é atividade indispensável para fazer com que o capital humano da empresa se destaque no mercado de trabalho e, dessa forma, contribua para a competitividade da empresa.

Portanto, para facilitar a coleta de dados e aplicação do People Analytics, contar com uma plataforma que centraliza a gestão é essencial. Nesse sentido, a abler pode ser uma grande aliada. 

Com toda a certeza, o software de R&S permite concentrar os processos seletivos, mantendo informações, histórico e interações com candidatos em um único lugar.

E então? Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe como aplicar a People Analytics, veja também sobre o software de recrutamento e como pode ajudar a sua empresa.