Skip to main content
Gestão de Pessoas

Conheça os tipos de avaliação de desempenho e quando aplicar

By novembro 25, 2021No Comments

A avaliação de desempenho é um meio de analisar e compreender como anda o rendimento da sua equipe e da empresa como um todo. Existem vários tipos de avaliação de desempenho, pois cada modelo consegue avaliar de diferentes formas os colaboradores de individualmente, a equipe como um todo e os gestores também.

Essas avaliações são fundamentais para a saúde de uma empresa, pois assim é possível identificar os pontos fortes e os pontos que demandam maior atenção.

Além disso, em uma situação de promoção, por exemplo, no qual existem dois ou mais funcionários que estão aptos para serem promovidos, a melhor opção é avaliar o desempenho deles. Dessa forma é possível saber qual colaborador está capacitado para assumir um  novo cargo.

Vantagens de fazer avaliação de desempenho

Essa é uma ferramenta usada pela gestão de pessoas para analisar o desempenho individual ou em grupo. Essa avaliação, além de conseguir identificar possíveis problemas e trabalhar em uma melhora e valorizar mais a equipe dando seus devidos reconhecimentos pelos seus esforços, também traz diversas outras vantagens para a empresa, como:

  • Melhora o feedback;
  • Fortalece a imagem da empresa;
  • Melhora a comunicação interna;
  • Identifica de talentos;
  • Maior produtividade;
  • Fortalecimento da cultura da empresa;

Quais os tipos de avaliação de desempenho?

Existem alguns tipos de avaliação de desempenho diferentes, para diferentes resultados. Conheça aqui alguns modelos de avaliação e veja quais fazem mais sentido com a sua empresa ou equipe. 

Entenda como funciona e para que serve cada um desses tipos de avaliação de desempenho!

1. Avaliação de desempenho da equipe

Uma das avaliações de desempenho bastante usada é a da equipe, que reúne todo o time para refletir sobre seu desempenho. Dessa forma, todos se reúnem para verificar como foram os resultados apresentados. 

Essa é uma excelente oportunidade para que a equipe compreenda melhor seus pontos fortes e fracos e que devem ser trabalhados para o melhores resultados da equipe.

2. Avaliação 90º

A avaliação 90º é muito utilizada e realizada pelos líderes e gestores para avaliar individualmente seus liderados. Nessa avaliação, o superior imediato analisa o desempenho do colaborador através de métricas e números do mesmo. É importante também ter um auxílio do RH para realizar essa avaliação, sempre tentando evitar ao máximo os vieses.

Essa avaliação precisa ser feita pelo líder direto, uma pessoa que acompanha de perto todo o trabalho do colaborador, que conhece as demandas e todos os processos. Pois dessa forma, a efetividade da avaliação é garantida, já que existe uma comunicação mais direta e feedbacks precisos.

3. Avaliação conjunta ou 180º

Diferente da avaliação 9º, onde os gestores avaliam o funcionário com base nos dados que ele gerou, a avaliação 180º é realizada de forma que gestor e colaborador analisem as questões em conjunto. Dessa  forma, funciona como uma avaliação direta do gestor  e uma autoavaliação do colaborador.

4. Avaliação 360º

Outra avaliação muito utilizada é a 360º, que é conhecida como a mais democrática. Pois essa avaliação é realizada de todos os ângulos, com vários pontos de vista, para que o resultado seja o mais preciso possível.

 Ela é realizada a partir de uma autoavaliação combinada com a opinião de todos aqueles que estão em contato direto com  a pessoa avaliada. No entanto, dessa vez não é somente o  colaborador que é avaliado, os líderes e gestores também passam por essa avaliação geral.

Quem participa dessa avaliação dá notas para categorias como comunicação, poder de persuasão, liderança, autonomia, responsabilidade e pontualidade entre outras. Contudo, as categorias podem mudar de acordo com o cargo da pessoa avaliada e sua posição na empresa.

Depois que todos os participantes dão a uma classificação, o avaliador pode ter a visão dos pontos que o avaliado precisa melhorar e em quais ele se destaca.

5. Avaliação de desempenho da gestão

O feedback é muito importante, inclusive para os líderes. Por isso, uma avaliação de desempenho da gestão é indispensável. 

Geralmente, os aspectos abordados nesse tipo de avaliação são, a clareza de planejamento, viabilidade dos recursos necessários e qualidade do acesso e comunicação.

6. Avaliação por competências

Esse método de avaliação analisa o desempenho e conhecimentos do colaborador em relação às competências profissionais que a empresa espera de alguém que ocupa determinado cargo. A avaliação por competências avalia duas características principais:

Comportamental: geralmente, tem os mesmos requisitos para todos os cargos da empresa e está ligada à cultura organizacional. 

Técnica: varia de acordo com o cargo e a posição dos colaboradores. Ela verifica se a pessoa tem os conhecimentos  necessários .

Dessa forma, é analisado se o profissional realmente tem os conhecimentos e habilidades necessários para o desenvolvimento de suas atividades.  Além de avaliar o quanto esse profissional tem buscado evoluir ao longo do tempo na empresa.

planilha avaliação de competencias

Quando aplicar os tipos de avaliação de desempenho

As empresas aplicam a Avaliação de Desempenho para captar informações essenciais sobre a sua equipe. Mas é essencial saber o que fazer com ela e quando fazê-la.

Portanto, antes de ser aplicado, é necessário analisar, definir qual a sua periodicidade e finalidade. No entanto, geralmente as empresas realizam a avaliação a cada três ou seis meses. É importante estudar e avaliar o tempo para fazer essas avaliações, pois é necessário um tempo hábil para que os colaboradores possam desempenhar suas funções e gerar resultados.

Ao realizar esse tipo de avaliação, o RH consegue medir o desempenho de toda a organização. Dessa forma, os resultados, juntamente com outros critérios e métodos, devem gerar mudanças positivas e agregar valores.

Então, o que você achou deste artigo? Como vimos, os tipos de avaliação de desempenho podem ajudar a melhorar o potencial da sua empresa, por isso é importante ter uma boa gestão de pessoas pensando no desenvolvimento dos colaboradores dentro da empresa.

Por isso, é importante ter um plano de carreira estabelecido. Veja modelos de plano de carreira para ajudar a elaborar o da sua empresa.