Skip to main content
Cultura Organizacional

Como promover a campanha Outubro Rosa nas empresas

By outubro 8, 2021No Comments

O Outubro Rosa é uma campanha anual que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama. As organizações têm aderido cada vez mais ações em prol da campanha Outubro Rosa nas empresas. Dessa forma, promovendo mais informação aos colaboradores.

Esta é uma campanha relativamente nova no Brasil, pois ganhou destaque em 2008. A partir daí tivemos diversas marcas aderindo a ideia e divulgando ações de conscientização. E isso é muito importante, pois mesmo com a intensificação da informação, milhares de mulheres são diagnosticadas com câncer de mama todos os anos.

Entenda mais sobre a importância desta campanha e quais ações você pode aderir para promover o Outubro Rosa na sua empresa. Para isso, continue lendo este artigo!

Qual a importância da campanha do Outubro Rosa?

a importância doa campanha do outubro rosa

O câncer de mama é a doença que mais mata mulheres em todo o mundo. Só em 2020 foram diagnosticados 66.280 novos casos no Brasil, com maior taxa de incidência e de mortalidade nas regiões sul e sudeste, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Estes dados são fundamentais, pois é possível entender a importância de propagar informação e incentivar o cuidado com a saúde feminina. Pois quanto antes for diagnosticada a doença, as chances de cura são maiores.

Pensando nisso, é fundamental incentivar o autocuidado das mulheres que trabalham na sua empresa, e impactando também mulheres do convívio dos colaboradores.

Qual a importância de promover o outubro rosa nas empresas?

a importancia doa campanha do outubro rosa

Trabalhar ações de incentivo, saúde e autocuidado é muito importante e tem suas vantagens, beneficiando a própria empresa. Dessa forma, promover esse tipo de ação gera principalmente:

  • Bem-estar no ambiente de trabalho; 
  • Melhoram a autoestima do trabalhador;
  • Reduzir as faltas e afastamentos; 
  • Geram mais engajamento;
  • Aproximam as pessoas por meio da empatia;
  • Humanizam as ações tomadas pela gestão.

Engajar os colaboradores nessas ações impacta dentro e fora da empresa, nas relações dos colaboradores com a comunidade e a família de cada um deles. 

Como conscientizar os colaboradores?

campanha de outubro rosa nas empresas - Como conscientizar os colaboradores

Apenas enviar e-mails ou colar cartazes na empresa não surtem tanto efeito. Por isso, criar ações é tão importante, pois a ideia central da campanha de outubro rosa nas empresas é esclarecer para os colaboradores sobre sintomas e exames preventivos da doença. E, claro, incentivar a realização periódica de exames.

Por isso, pensar em meios de envolver os colaboradores é muito importante. Dessa forma, veremos agora formas que você pode adotar para promover a campanha do Outubro Rosa.

Ações da campanha do outubro rosa que podem ser realizadas nas empresas

Ações da campanha do outubro rosa que podem ser realizadas nas empresas

A campanha dura todo o mês de outubro, mas você pode optar por fazer um dia D de ações ou fazer algumas durante esse período. Veja alguns meios de engajar seus colaboradores e conscientizá-los.

Realize palestras com profissionais

Esta é uma das opções mais práticas e usadas. Trazer profissionais da saúde para esclarecer pontos importantes como:

  • A doença em si;
  • O que pode provocá-la;
  • A importância do diagnóstico precoce;
  • Como deve ser realizado o autoexame;
  • Quem precisa fazer mamografias.

Esses assuntos somente um profissional pode tratar com maior clareza e tirar dúvidas a respeito da doença. Vale lembrar também que, falar sobre o assunto torna-o mais comum às pessoas, deixando de ser um tabu.

Para contribuir ainda mais com o assunto, convidar alguém que já enfrentou a doença pode ajudar bastante.   

Envie cartas às mulheres da empresa

Receber cartas faz bem a qualquer pessoa, por isso uma boa ideia é escrever cartas às mulheres da empresa dizendo o quanto elas são importantes e incentivando o autocuidado. Mas além disso, você pode organizar para que a empresa toda escreva cartas para mulheres que estejam em tratamento decorrente ao câncer de mama. É possível entrar em contato com o hospital de referência e para conseguir enviá-las mesmo sem conhecer as pacientes.

Promova doações a uma ONG ou instituição que combate ao câncer de mama

Boas ações são ótimas ações para promover uma causa. Organizar doações na empresa pode ser uma ação para ser agregada à campanha promovida pela organização. 

Vale a pena entrar em contato com as instituições para saber que tipo de doações eles podem estar precisando. Os tipos de doações neste período geralmente são de:

  • Dinheiro, para custear o enfrentamento da doença;
  • Mechas de cabelo, para confeccionar perucas para mulheres que estão passando por tratamento;
  • Lenços e turbantes  para amarrar envolta da cabeça;
  • Itens de primeira necessidade e alimentos.

Promova o dia casual rosa

campanha outubro rosa nas empresas - dia do rosa

Escolher um dia e peça para que toda a empresa use algum item rosa, boné, camisas, sapatos, adereços e etc. Essa é uma ótima forma de promover a campanha do Outubro Rosa nas empresas. Além disso, você pode distribuir laços da campanha, assim, mesmo quem não tenha peças rosas será incluído na ação.

Decore a empresa

Uma outra ideia é decorar e adicionar uma iluminação rosa. Dessa forma mostra que a empresa está preocupada com a saúde das mulheres e deixa todos os colaboradores mais no clima da campanha.

Essa ação é bem mais interessante se agregada com outras, pois a campanha é bem mais que usar a cor rosa. Como dito anteriormente, é informar, incentivar os exames e o autocuidado, é sobre a saúde feminina e zelar pelos colaboradores.

Pensar nessas atividades é uma forma de, além de tudo, fortalecer a cultura da sua empresa. Mostrar interesse pelas pessoas é um ato de empatia e é essencial para humanizar a marca empregadora. Assim, seus colaboradores ficam felizes e as pessoas de fora terão um impacto positivo a respeito da imagem da instituição.

Então, o que você achou destas dicas? Então que tal assinar a nossa Newsletter para ficar por dentro de todos os conteúdos novos da abler? Além disso, você também vai receber vários conteúdos voltados ao RH e R&S, são conteúdos riquíssimos que pode auxiliar você, ASSINE JÁ!