Skip to main content
Quem ainda não havia experimentado o recrutamento online, está enfrentando muitos desafios este ano para conseguir migrar para os processos digitais. Com isso, torna-se necessário adquirir novas habilidades, como a de avaliar um candidato em uma entrevista online.
Mas não será só durante a pandemia, pois pesquisas apontam que 54% das empresas continuarão com processos admissionais 100% remotos.
Entre os benefícios de realizar entrevistas online, está o aumento da eficiência e da produtividade. Além, claro, da redução de custos, já que não é preciso mobilizar espaço físico da empresa e nem a sua equipe. Com um software de recrutamento digital, fica ainda melhor, pois a plataforma favorece uma avaliação assertiva dos candidatos.
Neste artigo, vamos falar das duas modalidades mais famosas para entrevistas online e como você pode avaliar o candidato em cada uma delas.

Entrevista online remota

A entrevista online remota acontece por meio de uma plataforma de videoconferências, para o recrutador e o candidato interagirem em tempo real. Dessa forma a comunicação é direta e uma das vantagens é que esse tipo de chamada também pode ser gravada para assistir depois.
O modelo é semelhante a uma entrevista presencial, já que ela permite maior troca entre os participantes e a possibilidade de haver mais pessoas juntas.

Como avaliar o candidato em entrevista online remota

  • Como é parecida com uma entrevista presencial, você vai avaliar se as respostas do candidato correspondem aos requisitos do cargo.
  • Observe o comportamento, como a postura corporal, linguagem, pontualidade e grau de interesse na vaga. Isso porque, mesmo em casa, um bom candidato deseja causar uma boa impressão.
  • Entretanto, lembre-se de ter compreensão. Fora da empresa, o candidato está sujeito a fatores externos, como interferências da família e quedas de internet.

Entrevista online em vídeo

Uma entrevista gravada em vídeo para uma avaliação futura também deve ser planejada de maneira objetiva. Pois o candidato deverá gravar um vídeo respondendo às perguntas solicitadas. Dessa forma, o recrutador pode avaliar a sua comunicação interpessoal, oratória, entre outras habilidades. Além disso, o material pode ser compartilhado com outros membros da equipe e gestores.
Esse método é muito vantajoso, pois o candidato pode se preparar previamente e terminar a gravação quando for possível, caso tenha imprevistos e fique sem internet, por exemplo.
Sendo assim, você também pode aproveitar esse tipo de entrevista para pedir ao seu candidato a resolução de um problema ou fazer uma pergunta mais complexa.

Como avaliar um candidato em entrevista online gravada

  • Avalie a criatividade do candidato pelas técnicas utilizadas na gravação e linguagem escolhida, se for uma competência necessária ao cargo.
  • No vídeo, você também deve observar a capacidade do interessado em articular suas ideias e resolver problemas, já que ele teve mais tempo para criar a sua resposta.
  • Se estiver usando um software de recrutamento digital, alie o desempenho na gravação com os resultados de outros testes para fazer uma melhor avaliação.

Conte com uma ferramenta de análise comportamental

Utilizar teste de perfil comportamental é super importante no momento de recrutar e selecionar profissionais, principalmente para identificar competências e habilidades do profissional para além do que está no currículo. Sendo assim, com base nos testes, é mais fácil acertar na tomada de decisão sobre os candidatos, alinhar o fit cultural, e inclusive diminuir o turnover. Por isso, contar com uma ferramenta de fácil uso tanto para o recrutador quando para o candidato, é um divisor de águas nesse momento. Conheça a ferramenta de análise comportamental genty.
genty_analise_comportamental

Facilite suas entrevistas com um software de recrutamento online

Já pensou em gerenciar todas as atividades de recrutamento e seleção em uma plataforma só? Para conduzir processos seletivos de qualidade, é importante contar com um software de recrutamento. Na abler, você os organiza do início ao fim, contando com mais de 2 milhões de currículos disponíveis e com uma média de fechamento de vaga de até 8 dias.
A abler conta com recursos especiais para avaliar seus candidatos, como testes realizados no próprio site, além de entrevistas online. Para conhecer mais sobre a plataforma, clique aqui e veja como a abler pode te ajudar.