Skip to main content
Recrutamento e SeleçãoSoftware de RH

Teste de perfil comportamental: Veja 5 tipos para aplicar!

By junho 10, 2021outubro 20th, 2021No Comments

Realizar testes nos processos de recrutamento e seleção é muito importante para escolher os profissionais mais adequados que a vaga exige. O teste de perfil comportamental é uma estratégia eficaz para conhecer melhor os seus candidatos, entender virtudes e analisar competências. Além disso, essa etapa pode ser feita com um software de recrutamento.

Desse modo, fica mais fácil fazer a triagem do processo seletivo.

Por isso, vamos apresentar a você 5 testes de perfil comportamental para aplicar na seleção de talentos. Entre eles, estão a Teoria DISC, o Big Five, o Quantum, o Hogan e o Eneagrama.

Para que serve o teste de perfil comportamental?

Os testes de perfil comportamental são muito importantes na hora de fazer um processo seletivo para a sua empresa. Isso porque, para preencher uma vaga, é necessário conhecer bem o perfil dos candidatos para além das habilidades e conhecimentos profissionais.

Cada empresa possui uma cultura, e trazer pessoas que se identifiquem com a instituição é a melhor parceria possível. Dessa forma, as duas partes ganham, pois o colaborador sente-se a vontade em seu ambiente de trabalho, e a organização aproveita melhor as competências dos seus funcionários.

Vale lembrar que não existe certo ou errado, nem melhor ou pior. O propósito é conseguir aproveitar as habilidades de cada um para que tenham uma boa produtividade em suas devidas funções.

Quando fazer esses testes?

Se você acha que este tipo de teste só deve ser aplicado quando houver um seleção externa, está muito enganado. Pois os testes de perfil comportamental podem ser usado em diversas situações dentro da sua empresa, como:

 1. Promoção de profissionais (ou realocação)

Apareceu uma oportunidade na empresa e um colaborador, foi indicado ou se candidatou para ocupar a vaga. É claro que nessa situação pode ser aplicado esse tipo de teste para identificar se os pontos fortes do funcionário será bem aproveitado na nova função ou setor.

2. Planejamento estratégico

Para que os setores da sua empresa possam ter melhor desempenho, é necessário conhecer o perfil dos colaboradores. Dessa maneira, é possível criar um planejamento estratégico personalizado e eficaz para toda a equipe. Dessa forma, as tarefas podem ser distribuídas de acordo com as competências e perfil de cada membro.

3. Orientação vocacional

Os testes de perfil comportamental são usados com bastante frequência para auxiliar pessoas que estão com dificuldade em escolher que carreira seguir.  Muitas vezes, pessoas que já possuem experiência profissional querem uma nova colocação, e essa orientação pode ajudar muito a encontrar uma nova profissão.

4. Processo seletivo

É claro que o Recrutamento e seleção não podia ficar de fora, pois é o momento em que os testes comportamentais são mais aplicados. Aplicar esse tipo de teste, como dito antes, é muito importante para compreender melhor as habilidades de candidatos e poder aloca-los em lugares adequados as suas competências.

 

Tipos de teste de perfil comportamental

Teoria DISC

O DISC é uma das ferramentas de análise comportamental mais famosas no mundo. 

Nesse sentido, ela se baseia nos conceitos do livro As Emoções das Pessoas Normais, de William Moulton Marston.

Pensando nisso, precisamos frisar que um tipo de comportamento não é melhor que o outro! 

Dessa forma, no DISC, avalia-se:

  • Dominância: pessoas competitivas e orientadas para resultados;
  • Influência: pessoas confiantes e que se dão bem com os outros;
  • Estabilidade: pessoas constantes e bons ouvintes em equipes;
  • Conformidade: pessoas analíticas e que lidam bem com regras estabelecidas por outros.

Teste Big Five

Conhecido como Modelo dos Cinco Grandes Fatores, o teste do Big Five estuda traços de personalidade. Sendo assim, o teste descreve traços e estrutura da personalidade humana.

Desenvolvida e aperfeiçoada por uma série de teóricos da psicologia, busca trazer uma análise de personalidade mais profunda.

Essa metodologia tem sido muito aceita em empresas para otimizar e aumentar a assertividade das contratações, visto que os resultados do testes reduzem a subjetividade nas decisões.

Os cinco fatores do Big Five são:

  • Abertura para a experiência (openness to experience)
  • Conscienciosidade (conscientiousness)
  • Extroversão (extraversion)
  • Neuroticismo ou Instabilidade Emocional (ingl. neuroticism)
  • Amabilidade (agreeableness)

genty_analise_comportamental

Teste Quantum

A avaliação Quantum foi criada pela Dra. Cláudia Riecken, neurocientista brasileira. Ela se baseia na neurologia comportamental e nas obras de outros autores para classificar emoções.

Assim, o resultado é a avaliação de Tendência Comportamental (TC) do potencial humano. Dessa forma, identificamos o que há de melhor nas pessoas e seus obstáculos.

O teste possibilita identificar forças e fraquezas nos candidatos, além de conseguir reconhecer espaços para o crescimento.

Teste Hogan

O teste de personalidade Hogan leva em torno de 20 minutos para ser feito, e tem a finalidade de medir o padrão de comportamento profissional. Ele foi baseado em estudos realizados pelo Dr. Robert Hogan há mais de 30 anos.

Contudo, seu diferencial é que ele mostra como as pessoas se comportam em seus melhores dias. Ou seja, o “lado luz” da personalidade humana.

Com isso, apresenta resultados a saber seguintes características:

  • ajustamento;
  • ambição;
  • sociabilidade;
  • sensibilidade;
  • interpessoal;
  • prudência;
  • inquisição;
  • abordagem à aprendizagem.

Teste Eneagrama

Este teste mostra como as pessoas pensam e agem. Além disso, esse modelo tem origem milenar e foi muito aplicado no meio empresarial nos últimos anos.

Sendo assim, o teste moderno tem origem nos estudos do pesquisador boliviano Oscar Ichazo. Posteriormente foi utilizado também por outros profissionais que o levaram a todas as partes do mundo.

Por isso, o teste divide as pessoas em nove perfis:

  • perfeccionista;
  • doador;
  • realizador;
  • romântico;
  • observador;
  • planejador;
  • sonhador;
  • justiceiro;
  • mediador.

Como aplicar os testes?

Os teste são de fácil aplicação, isso porque, graças aos avanços tecnológicos, hoje, é possível realizá-los pela internet. Contudo, as formas de aplicar teste vão além do formato, podendo ser individuais ou e grupo.

Um ponto muito importante na aplicação do teste é documentar para poder mensurar no final. Afinal, é assim que você poderá identificar as forças e fraquezas dos candidatos.

Conclusão

A aplicação de testes comportamentais te ajuda a tomar uma decisão eficaz.  Pois é uma ferramenta de apoio no recrutamento e seleção de profissionais. Além disso, gera credibilidade pois ao contratar a pessoa certa, a taxa de turnover tende a diminuir.

Na abler temos mais de 4 mil testes, inclusive de comportamento, à sua disposição. 

Então, quer melhorar seu recrutamento e seleção? Peça agora mesmo uma demonstração, e veja como a abler pode ajudar no crescimento da sua empresa