Skip to main content
Durante os processos seletivos, o RH utiliza diversas ferramentas para analisar as competências dos candidatos. Mas além disso, avaliar as características comportamentais dos profissionais é muito importante. Por isso, é essencial para a sua empresa saber como o Big Five ajuda no recrutamento, pois é uma avaliação de personalidade confiável e bastante aplicada no mundo.
Assim, é possível recrutar funcionários mais alinhados à cultura organizacional da empresa. Além disso, é possível aumentar a retenção de colaboradores. Quer entender melhor o assunto? Acompanhe o artigo!

O que é o Big Five?

Também conhecido como 5 grandes fatores, o Big Five é um método de avaliação comportamental, evidenciando aspectos de personalidade.
Essas características são representados pelo acrônimo OCEAN, em inglês:
  • abertura para experiências (openness to experience);
  • cuidado ou diligência na realização de tarefas (conscientiousness);
  • extroversão (extroversion);
  • afabilidade (agreeableness);
  • neuroticismo (neuroticism).
A partir dessas informações, em suma os recrutadores conseguem selecionar melhor os candidatos. 

O que cada traço de personalidade significa?

Entenda melhor o que cada fator do acrônimo OCEAN representa dentro da metodologia, e assim entenderá melhor como o Big Five ajuda no recrutamento.

Abertura para experiências

Essa abertura mostra o interesse por novas vivências e ideias, com forte uso da imaginação e muita curiosidade. Dessa forma, pessoas com alto índice de abertura para experiências são criativas, apreciam a arte e a beleza. Além disso, também tendem a não ser muito convencionais.

Diligência nas tarefas

Essa característica trata da autodisciplina, capacidade para cumprir regras e ser objetivo. Como resultado, os indivíduos com alta pontuação neste traço de personalidade, resolvem problemas com eficiência, são organizados e persistentes. Dessa maneira, têm um grande comprometimento com prazos.

Extroversão

A extroversão fala muito sobre a capacidade de socialização. Por outro lado, pessoas extrovertidas obtêm sua energia do externo, por meio do convívio e do contato com outros indivíduos.
Em outro extremo, as personalidades com baixa extroversão podem ser compreendidas como tímidas ou depressivas. Contudo, essa é uma ideia equivocada,  pois essas pessoas precisam apenas de menos estimulação social. Nesse sentido, são indivíduos que trabalham muito bem sozinhos.

Afabilidade

As pessoas afáveis demonstram uma grande preocupação com o bem-estar do próximo, e têm bastante empatia. Geralmente, são respeitosos, amigáveis, prestativos e valorizam a boa relação com os demais.
Em contra partida, indivíduos com baixa afabilidade são céticos, extremamente desconfiados e tendem a ser pouco cooperativos.

Neuroticismo

As pessoas que apresentam altos níveis de neuroticismo tendem a apresentar maior reatividade e estresse. Frequentemente, são pessoas de comportamento imprevisível. 
Além disso, elas têm dificuldades para superar obstáculos, e podem interpretar situações normais como ameaçadoras. Contudo, as personalidades com baixo neuroticismo são calmas e tranquilas, assim como são menos reativos e emocionalmente mais estáveis.

Como o Big Five ajuda no recrutamento e seleção e como aplicar?

Essa avaliação é uma ótima ferramenta para filtrar os candidatos de acordo com o comportamento mais compatível para cada vaga. Por esse motivo, durante a realização de entrevistas e demais testes, o RH pode aplicar a análise Big Five e anexar os resultados aos demais dados dos profissionais.
Com isso, a partir dos perfis coletados, o recrutador consegue identificar se determinado profissional é mais adequado para lidar com o público, por exemplo.
No entanto, vale lembrar que todos temos as 5 características em nossa personalidade. O teste ajuda a identificar o peso de cada um, mostrando inclinações comportamentais. Ficou mais claro o que é o Big Five e como pode ajudar sua empresa a contratar melhor?
Vale a pena contar com avaliações como esta para seleções mais acertadas. Assim, é possível montar equipes que trabalham melhor e capazes de alcançar resultados surpreendentes. Se você quer saber mais sobre processos seletivos, aproveite a oportunidade e confira o e-book gratuito sobre o recrutamento, com benefícios e técnicas. Clique agora no link!
recrutamento e seleção