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Cultura Organizacional

Cultura organizacional: qual a sua importância na empresa

By abril 27, 2021setembro 17th, 2021No Comments
Você sabe o que é cultura organizacional? Decerto, você já possui alguma relação com a ideia, muito difundida nos últimos anos. Assim, com o fim de lembranças seu conceito, vamos citar que ela se refere ao conjunto de crenças, hábitos, valores, atitudes e tradições que são partilhadas em uma empresa.
Aliás, é vital lembrar que, para que tenha efeito, todo o capital humano, desde os setores operacionais até a alta gestão, devem absorver esses valores e torná-los um hábito em seu dia a dia no trabalho.
Mas, como a cultura impacta no dia a dia e nos resultados da sua empresa? É o que veremos a seguir. Vamos juntos?

Uma cultura organizacional relata a imagem da empresa

A sociedade está cada vez mais preocupada com a procedência dos produtos e serviços que consomem. Ainda mais, elas querem saber como as empresas com as quais se relacionam convivem com as pessoas e com o meio ambiente.
Dessa forma, é importante ter uma cultura forte e com valores bem fundados, que prezem pela valoração do ser humano ― clientes externos, internos e todos os stakeholders ― e pelos cuidados com o planeta. Razão pela qual ter uma cultura inclusiva e sustentável é essencial.
Todas essas ações refletem na concorrência da empresa, ajudando atrair os melhores clientes, fazer bons negócios e obter os melhores resultados.

A cultura interfere no engajamento e produtividade

Uma cultura forte coopera para aumentar a produção das equipes de trabalho. Isso porque, quando bem implantada, ela coopera para um clima sempre agradável. Então, ao trabalhar em um ambiente em que se sintam confortáveis, os profissionais poderão se concentrar totalmente nas tarefas que devem realizar.
Sendo assim, ao promover o sentimento de família, com uma cultura que abraça as pessoas, você reduz o turnover e absenteísmo, pois as equipes que se sentem seguras e compartilham os valores da empresa são mais leais a ela.

Uma boa cultura organizacional atrai os melhores talentos

O profissional dos dias atuais tem uma grande necessidade de se identificar com os aspectos culturais de suas empresas. Ainda mais, estamos em um mercado competitivo, onde as empresas competem pelos melhores talentos.
Por esse motivo, ter uma cultura forte, que reflita positividade no mercado, é um grande diferencial. Cuidado social e valoração das pessoas são fatores que os millennials fazem questão de observar nas empresas das quais eles vestirão a camisa.
Por ter uma boa reputação, nos e em outros aspectos, mais profissionais interessar em colaborar com sua empresa. Sendo assim, podemos dizer que a cultura da empresa impacta no Employer Branding , fazendo com que o processo de atração, seleção e retenção de talentos fique muito mais fácil.
Por todos esses aspectos, podemos concluir que uma cultura organizacional é altamente relevante para o sucesso de um negócio. Investir na absorção de atitudes e valores bem fundados é muito importante para conquistar o espaço no mercado e atrair bons negócios.
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