Skip to main content
Gestão de PessoasTreinamento e Desenvolvimento

Como calcular a taxa de turnover e como ela afeta sua empresa?

By setembro 13, 2021No Comments

A taxa de turnover nada mais é que um indicador de rotatividade da sua empresa, ou seja, é através desse cálculo que você pode compreender se o fluxo de entrada e saída está muito alto ou não. Dessa maneira, é possível pensar em estratégias para diminuir a taxa, trazendo muitos benefícios à empresa.

Essa taxa é muito importante para que o departamento de RH possa ter maior controle sobre a qualidade dos profissionais que estão contratando. Portanto, é interessante que você tenha esse índice sempre atualizado, e sabendo fazer o cálculo da taxa de turnover, é bem mais fácil.

Como calcular a taxa de turnover?

O cálculo da taxa de turnover é bem simples de fazer, mas não existe apenas uma fórmula. Podemos citar pelo menos 3 maneiras de realizá-los. Por isso, separamos aqui as que são mais utilizadas e que podem ajudar você a encontrar os dados que procura.

Turnover geral: admissão e desligamentos

Este tipo de cálculo geralmente é feito para obter a taxa de saída e entrada de pessoas da empresa dentro de um determinado período. O cálculo funciona da seguinte forma: você soma o número de admissões mais o de desligamentos, o resultado dessa soma, você divide por dois. Em seguida, multiplique esse valor por 100, e o resultado você divide pelo número total de colaboradores. dessa forma:

calcular a taxa de turnover

O resultado final desse cálculo é a porcentagem de turnover da sua empresa. Mas é importante lembrar que admissões e demissões planejadas não devem entrar no cálculo. Pois estão tem a ver com o crescimento ou mudança da empresa e não com a rotatividade.

Rotatividade passiva

Esse cálculo é importante para saber se a empresa está fazendo desligamentos demais, e investigar o que está causando isso. Para calcular a rotatividade passiva é preciso considerar um período razoável de tempo, de seis meses a 1 ano. 

Portanto, você divide o número de desligamentos deste período por 2 e multiplica por 100. Dessa forma você encontrará a porcentagem de desligamentos da sua empresa.  

Rotatividade ativa

Esse indicador se refere aos colaboradores que solicitaram seu desligamento da empresa. Dependendo da taxa de turnover, você deve começar a pensar em iniciativas para mudar essa situação, como investigar o que está levando os colaboradores a escolherem sair.

Esse cálculo funciona da mesma maneira que o anterior, mas dessa vez você só inclui o número de pedidos de demissão. Então, divida o número de pedidos de desligamentos por 2 e multiplica por 100. 

Como a taxa de turnover impacta a sua empresa?

Conhecer o índice do turnover pode ajudar a empresa a entender pontos importantes, como a capacidade de reter funcionários. Isso diz muito a respeito sobre como a empresa é vista pelos seus funcionários o que pode impactar na visão de possíveis candidatos.

Além de tudo, manter uma taxa razoavelmente baixa é benéfico financeiramente para a organização. Já que a alta rotatividade gera muita despesa, como: custos com demissões, onde a rescisão contratual pode custar até um ano de trabalho, custo com novas admissões e treinamento desses profissionais.

No caso de alta rotatividade, é importante que a empresa pesquise formas de reduzi-la e procurar entender os motivos desse índice. No entanto, alguns dos motivos para que as instituições tenham um turnover tão alto é a falta de uma cultura organizacional forte, contratações erradas de funcionários sem nenhum fit cultural, entre outros.

Além do turnover, saber os indicadores mais importantes para o seu setor é essencial para poder fazer um trabalho eficiente e que impacte de forma positiva a sua empresa. Por isso, não deixe de ler também 16 métricas e indicadores de RH para melhorar sua operação.