Skip to main content
Recrutamento e Seleção

Dicas essenciais para recrutar de forma remota

By setembro 15, 2021novembro 4th, 2021No Comments

Como recrutar de forma remota? O recrutamento e seleção online traz algumas vantagens, como, o contato com maior número de pessoas e o menor tempo gasto durante o processo. 

No entanto, fazer o recrutamento de forma remota possui algumas características diferentes do método tradicional. 

Porém, é possível lidar com os desafios da distância e conquistar excelentes resultados.

Confira algumas dicas para tornar o processo de recrutamento e seleção online bem-sucedido!

Dica 1: Fortaleça sua marca empregadora 

A marca empregadora, ou employer branding, refere-se à reputação da empresa no mercado de trabalho. A ideia é criar nos candidatos o desejo de trabalharem na sua empresa. 

Com o propósito de fortalecer a sua marca, você pode dar os seguintes passos:

  • Planejamento: o primeiro passo é identificar os pontos fortes e fracos da imagem da instituição e, então, planejar quais serão as estratégias de otimização. 
  • Avaliação interna: procure saber qual o nível de satisfação dos colaboradores atuais e o que pode ser melhorado. Isso é importante, visto que funcionários insatisfeitos tendem a reclamar com outros sobre o emprego. 
  • Construção de relacionamento externo: utilize as redes sociais e outros meios de comunicação para fornecer conteúdo de qualidade aos futuros candidatos e, assim, manter vivo o interesse pela empresa.

Nesse sentido, uma boa atitude é manter uma página de carreiras que demonstre os valores e princípios da instituição e com depoimentos positivos dos atuais funcionários. 

Dessa maneira, você vai atrair pessoas que possuam o mesmo fit cultural que a organização para suas vagas. 

Dica 2: Aplique testes no recrutamento e seleção online

Com o objetivo de contratar profissionais qualificados, é essencial aplicar testes durante o recrutamento e seleção.

Nesse caso, é possível utilizar testes para avaliar tanto os conhecimentos técnicos como o perfil comportamental do indivíduo. 

Afinal, ao abrir uma vaga online, muitas pessoas podem enviar o seu currículo, por isso, é importante fazer uma pré-seleção antes de partir para as próximas etapas. 

Com os testes online, você garante que apenas os profissionais aptos para exercer a função serão selecionados. 

Dica 3: Mantenha a boa comunicação durante o recrutamento remoto

A boa comunicação começa ainda na descrição da vaga, é preciso ser claro sobre quais serão as responsabilidades do cargo, quais os requisitos mínimos para a contratação e como vai funcionar o sistema de recrutamento e seleção online.

Durante o processo, dê feedbacks aos candidatos sobre o seu desempenho após cada etapa. 

E quando a vaga for preenchida, agradeça a participação dos outros concorrentes e informe a finalização do processo seletivo. 

Dessa forma, você vai deixar a porta aberta para contratação desses profissionais em outra oportunidade. 

Dica 4: Conheça as tecnologias aliadas ao recrutamento digital 

Para ser bem-sucedido no recrutamento de forma remota, você precisa saber quais recursos tecnológicos estão à sua disposição. 

Só para ilustrar, podemos citar os aplicativos de videoconferência que são extremamente úteis na realização de entrevistas online. 

Mas também existem softwares específicos para recrutamento que podem ser úteis e reduzir o tempo gasto com todo o processo. 

Por isso, se esforce para conhecer e aprender a usar as ferramentas digitais. Dessa maneira, vai conseguir definir qual a melhor para cada situação. 

Em resumo, para recrutar de forma remota é preciso:

  • que a marca empregadora seja forte;
  • conferir as habilidades profissionais através de testes online;
  • manter a comunicação transparente durante o processo; e 
  • conhecer a tecnologia disponível. 

E falando em tecnologia, que tal aprender mais sobre os softwares de recrutamento? A Abler preparou este superconteúdo com tudo que você precisa saber!