Skip to main content

Medidas que podem ser tomadas pelo RH em relação ao Coronavírus

By março 16, 2020agosto 8th, 2023Liderança
coronavírus
Descober­to no últi­mo dia de 2019, o Coro­n­avírus faz parte da família de vírus que causam infecções res­pi­ratórias e se espal­hou rap­i­da­mente pela Ásia, chegan­do na Europa, Améri­ca Cen­tral, Norte e Sul. 
No Brasil, já são 77 casos con­fir­ma­dos da doença, de acor­do com o G1. E na últi­ma quarta-feira(11) a Orga­ni­za­ção Mundi­al de Saúde(OMS) clas­si­fi­cou o coro­n­avírus como pan­demia.
Con­tin­ue a leitu­ra e sai­ba o que é o Covid-19, quan­do uma doença é deter­mi­na­da pan­demia e quais medi­das a gestão de RH deve tomar a respeito dessa doença. 

O que é o Coronavírus?

Des­de que foi descober­to o vírus tem muda­do muitas roti­nas pelo mun­do, cau­san­do can­ce­la­men­to de voos, even­tos e jor­nadas de tra­bal­ho.
A adoção do home office tem sido uma saí­da de cautela das empre­sas para evi­tar a pro­lif­er­ação do vírus e man­ter seus colab­o­radores em segu­rança.
Os sin­tomas mais comuns são febre, tosse seca e cansaço. Em casos mais extremos nota-se a pre­sença de dores no cor­po, coriza, con­gestão nasal, dor de gar­gan­ta ou diar­reia. Segun­do a OMS, enquan­to uma em cada seis pes­soas desen­volvem difi­cul­dades para res­pi­rar, out­ras não demon­stram nen­hum sin­toma. A trans­mis­são ocorre durante o con­ta­to com pes­soas infec­tadas, através de espir­ros, tosse e gotícu­las de sali­va que são trans­mi­ti­dos pelo toque, aper­to de mão, con­ta­to com obje­tos ou super­fí­cies con­t­a­m­i­nadas.
Declar­a­do no dia 11 de março como pan­demia, o coro­na tem uma leg­is­lação especí­fi­ca  (Lei nº 13.979pre­vista para vig­o­rar durante o perío­do de emergên­cia inter­na­cional do sur­to.

Afinal, o que é uma pandemia?

Pan­demias são quan­do uma deter­mi­na­da doença atinge todos os con­ti­nentes do mun­do. O SARS-CoV­‑2 é o primeiro coro­n­avírus a ser clas­si­fi­ca­do como pan­demia.
Diante dessa situ­ação, o dire­tor-ger­al da OMS, Tedros Adhanon, ressaltou que todos os país­es devem ati­var e ampli­ar os mecan­is­mos de respos­ta a emergên­cias em saúde.
“Comu­niquem-se com seu pes­soal sobre os riscos e como eles podem se pro­te­ger, encon­trar, iso­lar, tes­tar e tratar todos os casos e ras­trear todos os con­tatos [com o coro­n­avírus]”, disse.

Qual o papel da Gestão de RH em relação ao Novo Coronavírus?

A Gestão de RH tem como função man­ter o bem estar dos colab­o­radores.
E para que seu setor este­ja prepara­do lis­ta­mos algu­mas dicas para você colo­car em práti­ca ago­ra mes­mo:
  • Espal­he infor­ma­tivos pelos setores;
  • Man­ten­ha o diál­o­go aber­to, isso evi­ta a instau­ração de pâni­co e man­tém os colab­o­radores tran­qui­los e seguros;
  • Se pos­sív­el adote o home office (tra­bal­ho remo­to) dessa for­ma os colab­o­radores estarão mais seguros e man­terão a jor­na­da de tra­bal­ho nor­mal­mente;
  • Flex­ione os horários dos setores para evi­tar aglom­er­ações na empre­sa;
  • Eduque e incen­tive a limpeza reg­u­lar nos setores, o uso de álcool em gel e deses­tim­ule o emprés­ti­mo de obje­tos.
Nós como RH temos a fun­da­men­tal mis­são de garan­tir a segu­rança e pro­teção das pes­soas e man­ter a ordem. 

A adoção do home office

O tra­bal­ho remo­to não é uma real­i­dade pos­sív­el para todas empre­sas, dessa for­ma cabe ao RH ado­tar medi­das para man­ter o local de tra­bal­ho saudáv­el diante dessa pan­demia.
Ao deter­mi­nar o tra­bal­ho em casa, a orga­ni­za­ção visa pro­te­ger seus colab­o­radores do vírus e tam­bém evi­tar a exposição de out­ras pes­soas.
Em casos onde a úni­ca saí­da é adotá-lo, a empre­sa e o colab­o­rador devem entrar em acor­do onde ambas as partes este­jam de acor­do.

Mantenha o diálogo aberto

Infe­liz­mente sabe­mos que nem todo mun­do é legal, por isso este­ja aten­to a brin­cadeiras pre­con­ceitu­osas com descen­dentes asiáti­cos, que podem ocor­rer dev­i­do a origem do vírus, observe com atenção o time.
Tam­bém pode exi­s­tir descon­for­tos com colab­o­radores que retornaram recen­te­mente de via­gens inter­na­cionais, man­ter o time infor­ma­do e com o diál­o­go aber­to é fun­da­men­tal.

Atenção total

A dis­sem­i­nação de “Fake news” pode ger­ar pâni­co, estresse e ner­vo­sis­mo entre os fun­cionários, por isso, este­ja aten­to e prepara­do para instru­ir e pre­caver a fal­ta de com­preen­são.

Se atualize e informe

Man­ter um bom cli­ma orga­ni­za­cional é um desafio diário e em tem­pos de pan­demia não seria difer­ente, né?
E asse­gu­rar que os colab­o­radores este­jam infor­ma­dos é essen­cial, mas mui­ta cal­ma nes­sa hora, espal­har infor­ma­tivos por toda empre­sa e bom­bardear com dicas de pre­venção pode ger­ar con­fusão, e um cer­to “deses­pero”, sendo assim:
  • Use infor­mações ofi­ci­ais do gov­er­no e evite fugir do assun­to durante os comu­ni­ca­dos.
  • Jamais expon­ha os colab­o­radores infec­ta­dos ou com sus­peitas, instrua-os, facilite o trata­men­to e perío­do de quar­ente­na.

A importância do RH mais digital e estratégico

Vamos ser bem sin­ceros, esse é o momen­to que podemos ver a importân­cia de um RH mais estratégi­co e apto a novas tec­nolo­gias como pon­to dig­i­tal, recru­ta­men­to e seleção inteligente e dig­i­tal. 
A Abler tem pos­si­bil­i­ta­do muitos RH’s a man­ter sua roti­na de geren­ci­a­men­to de vagas com tran­quil­i­dade com nos­sa solução para recru­ta­men­to dig­i­tal inteligente. 
Ago­ra que você já sabe tudo sobre o Covid-19, os meios de pre­venção e como agir diante de uma pan­demia, con­ta pra gente o que sua empre­sa tem feito para man­ter a pro­teção e o bem estar no local de tra­bal­ho?
Deixe sua respos­ta nos comen­tários e lem­bre-se de man­ter as mãos sem­pre higi­en­izadas e o uso con­tín­uo de álcool em gel.
Ten­ha infor­mações atu­al­izadas sobre o Coro­n­avírus – COVID-19, clique aqui.

O que achou deste con­teú­do?

Clique nas estre­las