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O uso de indicadores serve de parâmetro para garantir a eficiência dos processos. Desse modo, é imprescindível para definir métricas de recrutamento & seleção, para assim identificar dificuldades e fraquezas. E dessa forma poder ter melhor definição de metas e maior controle da organização.
Antes de entrar mais a fundo nas métricas mais praticadas pelo RH no Recrutamento e Seleção, vamos entender o básico.

O que é uma métrica?

As métricas nada mais são que medidas que você usar para orientar o seu projeto. Dessa forma, é possível medir os resultados alcançados, e avaliar o processo em andamento. Portanto, é através da métrica que é possível definir os indicadores do projeto.

O que é um indicador?

Indicador é um instrumento que apresenta indícios, aponta sinal de algo

Como construir um indicador?

1- Primeiro, é de extrema importância entender o planejamento estratégico da empresa;
2- Defina os KPI’s de acordo com a meta global da empresa;
3-  estabeleça critérios para a definição de objetivos e metas.
Uma das metodologias mais utilizadas no mundo corporativo é a SMART. Através dela é possível criar metas inteligentes de forma eficiente. Esse método baseia-se em 5 fatores, sendo eles:

S (Específica), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e (Temporal), onde:

S – Específica: Seja bem específico ao decidir na sua meta, não deixe vago ou subjetivo. Por exemplo: É errado definir aumentar as vendas como meta, mas é correto estipular “aumentar as vendas em 5% em dois meses”.
M- Mensurável: isso significa ter a possibilidade de acompanhar o progresso da sua meta e, ao final, identificar quando ela foi alcançada. Pense: qual o resultado esperado com a meta? Como esse resultado pode ser mensurado? Em quanto tempo ele será possível alcança-lo?
A- Atingível: ao definir um objetivo atingível, você separa a fantasia da realidade. Ou seja, é estabelecer algo viável, que seja possível alcançar. Portanto, metas muito audaciosas e fora da realidade podem gerar até mesmo uma desmotivação dos colaboradores.
R- Relevante: a pergunta que se deve fazer aqui é “ por que ela é importante?” O porquê essa meta estabelecida é relevante e deve englobar não somente a empresa, mas todos envolvidos na meta estabelecida.
T- Temporal: É importante que toda meta tenha um prazo e receba uma avaliação periódica, que cada pessoa envolvida seja direcionada a suas atividades.
4- E por último, mas não menos importante, coletar, mensurar e analisar dados: GERAR PLANO DE AÇÃO!
Depois que tudo está bem estruturado é a hora de colocar em prática. Não deixe de comunicar para todas pessoas envolvidas o porquê dessa meta, a importância, isso tudo aumenta engajamento dos colaboradores com o projeto.

Como calcular as Métricas de Recrutamento & Seleção?

01 Custo de Contratação:

métrica de Custo de Contratação
Neste indicador de Recrutamento e seleção é importante que você pegue todo o gasto financeiro que você teve com aquele processo. Isso inclui, a hora do profissional do RH, se teve gastos com algum site de divulgação, testes, anúncios. É importante calcular o quanto o seu processo de recrutamento e seleção está custando. Dessa forma é possível entender mais a fundo onde você pode otimizar mais tempo, além de ajudar no orçamento do RH.

02 Tempo de Contratação:

métrica Tempo de Contratação
Neste indicador podemos analisar a performance do fechamento das vagas, principalmente para um time grande. Se você tem uma pessoa no RH que tem um tempo menor de fechamento de vaga, porque não entender o que e como ele está fazendo isso? E então começar a replicar para os demais colegas de trabalho.

03 Turnover dentro do período de Experiência:

metrica Turnover dentro do período de Experiência
O fechamento da vaga em si, não deve ser considerado ainda como um sucesso, pois mais importante que o fechamento da vaga, é o colaborador permanecer na empresa. Dessa forma, para que a contratação seja considerada um sucesso, somente após o período de experiência.
Este indicador pode trazer vários insights para o RH, qual o motivo dos colaboradores não permanecerem na minha empresa? O Salário não compatível com mercado? Existe carência de benefícios? Esses questionamentos podem levar a mudanças internas que tornem a sua empresa mais atrativa no mercado de trabalho.

04 NPS do Processo Seletivo

metrica NPS do Processo Seletivo
O envio do NPS no final do processo seletivo é uma estratégia cada vez mais usada por um RH inteligente. O RH não deve só cuidar dos colaboradores, candidatos podem ter uma excelente experiência no processo seletivo, seja contratado ou não, falando muito bem da empresa.
O processo de Recrutamento e Seleção é bem delicado. Pois muitas vezes estamos lidando com sonhos dos indivíduos e todas etapas merecem cuidado. Portanto, o envio do NPS pode trazer insumos e dados que podem servir como insights para constante melhoria do processo seletivo da sua empresa.

Demais indicadores:

Efetividade dos Canais de divulgação: Entender o quanto está sendo eficiente as minhas divulgações das minhas vagas, entender se está trazendo o fit certo de colaboradores ou está tendo engajamento.
Porcentagem de propostas aceitas: Das propostas que que estão sendo realizadas, os candidatos estão aceitando? Se a resposta for “não”, analisar para entender o motivo que fez os candidatos recusarem.
Tempo médio por fase: Importante você analisar o tempo gasto dentro de cada etapa do seu processo seletivo. Se sua primeira etapa, por exemplo, for uma ligação onde você gasta 25 minutos, se você tem 4 candidatos, ao todo vai ser gasto mais de 1 hora. Isso é um tempo gasto bem alto. O quanto podemos otimizar esse tempo para ser ainda mais eficiente?
O RH inteligente, cada vez mais usa dados e insumos para tomar decisões assertivas, sair da subjetividade e tomar decisões com embasamento. Indicadores são excelentes aliados nesse cenário, e a Abler pode te ajudar ainda mais a otimizar seu tempo e processos, melhorando sua produtividade.
Esse conteúdo foi bom para você? as métricas de RH são muito importantes para resultar em um setor mais otimizado. Pensando nisso, separamos aqui mais um conteúdo que você pode gostar, 16 métricas e indicadores de RH para melhorar sua operação, confira!