Skip to main content
Software de RH

Software para consultoria de RH gerar mais resultados

By outubro 28, 2021novembro 4th, 2021No Comments

Ter um software para consultoria de RH não é muito diferente das ferramentas usadas pelos departamentos de recursos humanos de outras empresas. A grande diferença é que as consultorias são empresas totalmente voltadas para as tarefas do RH e tem como clientes outras empresas.

Isso porque muitas vezes uma empresa não tem como ampliar seu setor ou contratar ferramentas, então é necessário o suporte de uma consultoria para ajudá-los com as demandas.

Para saber mais sobre o software para consultoria e como isso pode melhorar os processos da empresa e dos clientes, continue lendo!

Qual a função da consultoria de RH?

Qual a função da consultoria de RH?A consultoria de RH auxilia uma empresa a organizar melhor os processos relacionados à gestão e desenvolvimento de pessoas. Ou seja, analisam os procedimentos internos para criar estratégias que estejam alinhadas aos objetivos da empresa, mas que também atendam aos interesses dos colaboradores.

Algumas de suas principais funções de uma consultoria de RH são:

Por que usar um software? 

Tipos de software para consultoriaTer um software para consultoria de RH pode ser muito favorável para otimizar processos além de estimular a produtividade e reduzir o tempo gasto com burocracias.

Existem vários motivos para utilizar softwares para consultorias, e algumas vantagens são:

Redução de custos: existem alguns softwares que são completos e que auxiliam na gestão de pessoas de A a Z. Dessa forma, podendo contar com pesquisa de clima, recrutamento e seleção, One-a-one e mais tarefas.

Aumento de produtividade: com menos sobrecarga de trabalhos manuais e exaustivos, os consultores podem focar em ser mais estratégicos e nos planejamentos, e assim atingir metas de forma mais prática.

Organização dos documentos: com a tecnologia é mais fácil guardar e manter dados importantes sem o medo de perder ou danificar papéis. Além de economizar folhas e espaço por não necessitar mais de inúmeros arquivos físicos.

Relatórios sempre disponíveis em tempo real: a maioria dos softwares disponibiliza dashboards com todos os dados e indicadores que você precisa e quer saber. Portanto, é possível ver quando e quantas vezes quiser e salvá-los.

Identificação de novos talentos: com mais tempo para analisar o que é realmente necessário e com a ajuda da ferramenta certa, é possível identificar os perfis promissores dentro da empresa. Além disso, é possível conhecer os colaboradores mais engajados.

Um software para consultoria pode auxiliar o RH em diversas formas. E a maior vantagem de usar esse recurso está no tempo que sobrará para lidar com problemas mais importantes.

Tipos de softwares para consultoria de RH

Para cada tarefa realizada pelas consultorias existe um software preparado para atender as necessidades do mercado. Confira alguns tipos de softwares que podem ser muito úteis na sua consultoria.

Software para consultoria: Gestão de Relacionamento com o Cliente

Os softwares para atendimento têm a função de centralizar as interações com os clientes. Dessa forma, é possível estreitar os laços de relacionamentos, além de melhorar a satisfação dos clientes.

Sistemas do tipo CRM (Customer Relationship Management) são os mais conhecidos e usados no mercado. Esse tipo de software automatiza tarefas, integra e auxilia na gestão do atendimento ao cliente, além das áreas de vendas e marketing. Assim, é possível acompanhar todas as interações de forma centralizada.

Softwares para consultoria: Gestão de Projetos

Na rotina de uma empresa de consultoria, alguns softwares podem ajudar a organizar as atividades dos profissionais, das equipes e de vários projetos em um só lugar.

Um grande exemplo disso é o Trello, que é uma ferramenta gratuita, muito útil para consultorias. 

Esse tipo de ferramenta auxilia a planejar, organizar e gerenciar projetos pensando em melhorar o fluxo de trabalho. Dessa forma, fica mais fácil trabalhar com uma visão ampla das tarefas e administrar melhor os recursos e tempo para cada uma delas.

Software para consultoria: Gestão de Indicadores

Para as consultorias, é muito importante ficar atento aos indicadores, pois eles apontam o sucesso do cliente, andamento dos projetos e alcance de metas. Por isso, os softwares de gestão de indicadores são importantes, pois reúnem as métricas de forma inteligente.

Com um software de gestão estratégica é possível acompanhar as principais KPIs (Key Performance Indicators) estipuladas pela empresa. Além de indicadores estratégicos, táticos e operacionais.

Dessa forma, é possível fortalecer  uma cultura voltada a resultados, pois assim, você incentiva que os colaboradores acompanhem oa avanços de seus times.

Software para consultoria: Gestão de Pessoas

Alguns softwares abrangem tanto a gestão de Pessoas como a de indicadores, que é o caso da Feedz, que centraliza avaliação de desempenho, pesquisa de clima e OKRs.

Ter esse tipo de software para a gestão de pessoas, elimina a necessidade de utilizar dezenas de planilhas, além de economizar tempo e dinheiro. Portanto, a gestão se torna mais eficiente.

Portanto, ao investir em tecnologia, fica mais fácil realizar as tarefas do dia a dia, através de funcionalidades que ajudam na produtividade da sua consultoria.

Como o software pode ajudar o recrutamento e seleção das consultorias?

software-para-consultoria-no-recrutamento-e-seleção-

Você deve entender bem como é trabalhoso lidar com tantas vagas de emprego de vários clientes diferentes, os muitos currículos chegando e tendo que gerenciar tudo isso de forma manual.

Os softwares de RH são as ferramentas perfeitas para ajudar a mudar esse cenário. Um software para consultoria ajuda na automatização do processo e possibilita que os recrutadores consigam avaliar um grande número de currículos de forma mais fácil.

A abler, por exemplo, é uma plataforma completa que com a ajuda da inteligência artificial pode realizar um processo de recrutamento menos burocrático. A ferramenta também permite que você personalize todas as etapas dos processos conforme seus clientes precisem. Dessa forma, uma vaga pode ter o tempo médio de fechamento em até 8 dias.

Todo o processo feito com a abler é mais simples e descomplicado. A pré-triagem é automatizada, os perfis com maior aderência com a vaga são classificados em um ranking, assim o recrutador pode convidar os perfis que se interessar e fazer o hunting dentro e fora da plataforma.

Além disso, todos os clientes são integrados às principais plataformas de divulgação de vagas como: Glassdoor, Indeed, Google Jobs, LinkedIn e muitos outros.

Então, quer conhecer mais sobre a abler e suas funcionalidades? Peça agora mesmo uma demonstração e entenda como esse software para consultoria pode ajudar a reduzir 88% no tempo de recrutamento e deixar suas contratações mais assertivas, deixando seus clientes mais felizes.