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Cultura organizacional horizontal: entenda como funciona!

By janeiro 17, 2022março 3rd, 2023Gestão de Pessoas
Cultura organizacional horizontal

Normalmente as empresas funcionam a partir de uma hierarquização, onde há chefes e líderes que têm o poder de tomada de decisão. No entanto, pela falta de uma estrutura organizacional muitas empresas acabam tendo que lidar com o abuso de poder, por exemplo. Por isso, algumas instituições mudaram suas perspectivas e tornaram a cultura organizacional horizontal.

A cultura organizacional horizontal tem o objetivo de dar voz aos colaboradores, proporcionando a participação de todos nas tomadas de decisão e tornando a empresa mais próxima e falando uma mesma língua.

Mas entenda aqui melhor sobre esse tipo de gestão e como ele pode beneficiar a sua empresa. Continue lendo e confira!

O que é estrutura organizacional

Antes de falar mais sobre a gestão horizontal é importante que você compreenda o que é a estrutura organizacional para entender como isso funciona e afeta a cultura da empresa.

A estrutura organizacional é o formato que dita os cargos, departamentos e deveres que existem dentro de uma empresa e, consequentemente, os salários que cada um ganhará. Ou seja, é a forma que é desenhada a hierarquia empresarial.

A estrutura que uma empresa segue é exatamente como ela será conduzida e determina como todos os colaboradores irão agir. Por isso ela precisa ser bem estruturada, afinal, ela é a base de uma empresa.

Portanto, a estrutura organizacional é a forma de dividir, organizar e coordenar processos dentro da empresa, que impactam diretamente no bom funcionamento do negócio.

O que é uma estrutura horizontal?

Acredita-se que uma cultura organizacional horizontal possibilita que funcionários tenham autonomia para tomar suas próprias decisões. E que todos são, de certa forma, iguais e trabalham em colaboração um com outro e não apenas como chefes e subordinados.

Isso significa que os trabalhos realizados não passam por nenhum crivo ou aprovação superior? Ou que toda a empresa terá um único salário e que não existirá mais hierarquia? Definitivamente não!

Na verdade, o que acontece é que as equipes terão líderes para acompanhar a jornada e projetos elaborados, para garantir que as decisões tomadas pelos colaboradores estão de acordo ou não com os valores e cultura da empresa.

Isso faz com que os colaboradores tenham uma visão bem mais clara sobre o que eles precisam fazer, o que é esperado deles e suas atividades. Portanto, nesse caso, essas pessoas são muito mais ativas do que passivas, pois conseguem gerenciar melhor seus esforços e projetos.

Além de tudo, a voz dos colaboradores é muito mais ativa, pois nesse modelo eles podem levar análises e apontamentos de melhorias que precisam ser feitos em uma reunião com o CEO, por exemplo. 

No modelo de cultura organizacional horizontal a tendência é que os colaboradores fiquem mais próximos e tenham uma comunicação mais direta e eficaz com os gestores e diretores da companhia.

cultura organização horizontal - hierarquia

Quais as vantagens da hierarquia horizontal? 

Todas as estruturas organizacionais tem suas vantagens e desvantagens. E a cultura organizacional horizontal tem diversos benefícios para a empresa e colaboradores. Veja alguns deles:

  • Engajamento e motivação dos colaboradores;
  • Aumento da produtividade;
  • Autonomia para implementação de projetos;
  • Otimização e melhor gestão de tempo;
  • Mais espaço para a criatividade;
  • Menos pressão hierárquica;
  • Retenção de talentos da empresa;
  • Potencialização do trabalho coletivo;
  • Maior senso de responsabilidade;
  • Melhores resultados para a companhia;
  • Melhor gerenciamento de problemas internos;
  • Redução de custo (pois não é necessário contratar tantos gerentes).

Por outro lado, é fundamental ter esse modelo bem estruturado e definido, pois a falta disso pode trazer prejuízos como a falta de cumprimento de projetos, além disso, os profissionais podem acabar não entendendo o seu papel na empresa.

Como funciona a cultura organizacional horizontal?

A cultura organizacional horizontal funciona a partir de uma hierarquia, mas a sua grande diferença entre os demais tipos de formatos é que não restringe sua cultura ao poder hierárquico. A partir disso, esse modelo organizacional tem 3 principais características, que são:

Trabalho em equipe

Por não ter o conceito de liderança como o detentor de poder dentro dos times, uma empresa horizontal pode contar com a maior colaboração dos funcionários. Além de ser essencial para o bom funcionamento desse formato de organização, o trabalho em equipe incentiva a formação e melhor gestão de projetos

Dessa forma, na gestão horizontal todos do time participam das tomadas de decisão de um projeto, todos têm parte nele através de atividades divididas entre os integrantes, podendo até mesmo acontecer de ter rodízio de responsabilidade.

Comunicação clara e direta

É um dos princípios da cultura organizacional horizontal. A comunicação é essencial para um bom relacionamento entre equipes e para que os projetos possam ter êxito. A falta de comunicação, ou até mesmo ruídos podem ser cruciais para a empresa, uma vez que isso pode tornar o clima organizacional instável.

A comunicação precisa ser clara e direta, sem precisar passar por cada nível hierárquico para que chegue a todos que precisam de determinada informação. Por tanto, todos os ruídos devem ser evitados.

É muito importante, além de tudo, fortalecer a cultura do feedback, pois assim as atividades e projetos podem ser conduzidos com mais assertividade.

autonomia

Autonomia

As pessoas que estão ali trabalhando, exercendo suas funções, são profissionais e detém o conhecimento de técnicas e análises do que pode ser melhor e que rumo tomar em determinadas situações. Incentivar a autonomia faz com os colaboradores tenham mais confiança em seus trabalhos e busquem projetos cada vez mais ousados.

A autonomia é um trabalho que a empresa deve confiar e estruturar na sua cultura para poder quebrar as raízes hierárquicas. E a falta de autonomia tem um impacto negativo sobre os profissionais.

A autonomia gera muito mais solução do que possíveis problemas, uma vez que não existem barreiras hierárquicas de que “X função” só pode ser feita pelo “cargo Y”. Isso faz com que a tomada de decisão e resolução de problemas demorem muito mais, o que pode afetar a empresa em diversos níveis.

Conclusão

Por fim, é possível dizer que os conceitos básicos, da cultura organizacional horizontal funciona seguindo esses pontos: 

  • Todos os colaboradores da empresa, de qualquer posição ou cargo, têm total acesso e liberdade para falar com líderes, gerente, diretores ou presidentes; 
  • Podem e devem expressar suas opiniões em relação a projetos;
  • O trabalho em equipe faz parte do cotidiano da empresa; 
  • Os canais comunicacionais são abertos a todos; 
  • Líderes são participativos e abertos a ouvir;
  • Comprometimento geral na realização de projetos.

Uma gestão horizontal deve abranger e incluir e permitir que todos possam se expressar. Dessa forma, a empresa andará em conjunto e terá um time mais unido e alinhado, trabalhando para o sucesso da organização 

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