Skip to main content

Headcount: o que é como utilizar e calcular

By janeiro 10, 2023março 3rd, 2023Gestão de Pessoas
headcount

O RH lida com diversas funções em relação à gestão de pessoas, que vão além de avaliações, treinamentos e outras atividades que você já deve conhecer. Esse setor é o principal responsável pelo capital humano de uma organização e por consequência disso, os recursos humanos estão muito envolvidos com alcance de metas e desempenho da empresa.

O headcount é uma maneira muito eficiente de conseguir alinhar a força de trabalho com os objetivos da empresa, levando em consideração o investimento na satisfação dos colaboradores para uma boa entrega de resultados. 

Conheça mais sobre este cálculo e como pode ajudar a sua empresa a organizar melhor os setores, cargas de trabalho, o pessoal e orçamento.

O que é headcount?

Em tradução direta, headcount significa “contagem de cabeça”, que é uma relação do número de pessoas que fazem parte da empresa. Mas isso nada mais é que uma métrica do RH que pode indicar a eficiência da administração do setor.

Por si só, essa contagem não quer dizer muita coisa, pois por exemplo, a sua empresa possui 100 colaboradores, isso significa o quê? Nada exatamente. Mas aliar esses dados com as perguntas certas — falaremos disso mais a frente —, você pode descobrir pontos de atenção na sua organização e assim, tomar decisões mais assertivas para solucioná-los. 

Como utilizar o headcount

E como mencionamos anteriormente, através de algumas perguntas pertinentes para avaliar os dados do cálculo de headcount, o RH consegue entender melhor a disposição dos profissionais. Como por exemplo, com essa informação é possível saber quais os setores que precisam de mais mãos para exercer suas funções de forma mais eficiente. 

Assim o RH saberá se é necessário fazer novas contratações ou realocar algum funcionário. Também possibilita a análise de que setores e profissionais precisam de treinamentos.

E algumas questões que você precisa fazer ao analisar o headcount, são:

  • É preciso investir em capacitação de liderança?
  • Quais são as funções críticas — posições que sua falta pode colocar em risco o funcionamento de uma área ou empresa — hoje e quais serão no futuro?
  • O número atual de funcionários é suficiente para alcançar o objetivo da empresa?

 

Com isso, é possível projetar algumas estratégias e soluções para que a empresa esteja preparada para alcançar seus objetivos.

Qual a importância do headcount?

Sem a força de trabalho dos seus colaboradores a sua empresa sozinha não pode chegar a lugar nenhum. Dessa forma, o headcount, uma das principais importâncias de fazer esse cálculo é saber se o número de funcionários que a sua empresa detém é o suficiente para alcançar os objetivos. E além disso, se esse número supre as necessidades atuais do negócio.

Dessa forma, a análise desse cálculo ajuda na tomada de decisão para possíveis reestruturações de departamentos, contratação de novos profissionais ou recolocação.

Como calcular o headcount?

Já que o headcount significa contagem de cabeças, não é muito difícil fazer esse cálculo. Basta contar o número de pessoas que fazem parte da sua organização. É uma conta bem simples, mas que pode ajudar muito, principalmente em planejamentos de metas e  orçamentos.

Vantagens de monitorar o Headcount

Fazer a contagem do headcount somente, como já mencionamos, não é uma dado tão interessante e a falta de monitoramento também não traz os resultados que realmente importam para a empresa.

Das vantagens de usar essa estratégia, podemos citar, principalmente as seguintes:

  • Planejamento estratégico;
  • Projeção de orçamentos;
  • Tomada de decisão do RH.

Isso porque, o headcount permite prever cenários que estão relacionados às necessidades da empresa e o número de colaboradores, como o excesso ou falta de pessoal.  Pois, se a sua empresa não tem braços o suficientes para realizar as atividades necessárias, pode resultar no desgaste do seu time, insatisfação de clientes e até mesmo na perda de receita. 

Por outro lado, se você tem mais pessoas do que realmente é necessário na sua equipe, é bem provável que esteja desperdiçando recursos com despesas sem tanta necessidade no momento.

Dessa forma, o headcount ajuda a fazer planejamentos mais eficientes para prevenir e evitar que erros como este aconteçam. Além de garantir que as pessoas que trabalham com você estejam satisfeitas e produtivas.

Qual o impacto de monitorar o headcount?

Com o monitoramento desse indicador, é possível fazer planejamentos mais eficientes pensando no crescimento da organização juntamente com o desenvolvimento dos colaboradores. E também tomar decisões mais inteligentes que impactam de forma positiva o avanço da organização e seus resultados.

Qualidade de vida

O headcount é uma métrica que possibilita avaliar diversas nuances de uma organização. E uma delas, que é bem importante para as pessoas que formam a empresa, é o investimento na qualidade de vida dos profissionais.

Com ele, é possível medir a satisfação dos colaboradores e mapear o investimento feito pela empresa para proporcionar valorização e o bem-estar profissional de cada um. Ajuda também a avaliar o turnover e identificar os fatores que causam esse problema.

Produtividade

Monitorar o headcount é uma ótima estratégia para garantir que sua empresa esteja operando com máxima eficiência. Pois com esse controle a gestão de pessoas avalia melhor a maneira que os projetos têm sido realizados, e assim buscar melhoria e aprimoramento.

Isso pode acontecer por meio de uma avaliação em relação à carga de trabalho, por exemplo, ou a planejamentos, ou estruturação de prioridades. Ou seja, com o headcount é possível traçar estratégias mais eficientes para melhorar o desempenho do capital humano. 

Estrutura oferecida para trabalho

Indo bem de encontro com o impacto na produtividade e a qualidade de vida, ficar de olho e avaliar a estrutura de trabalho que a sua empresa oferece aos seus colaboradores é uma das vantagens de monitorar o headcount.

Dessa maneira, avaliar as estruturas existentes são necessárias melhorias para seus funcionários produzirem mais e melhor. Inclusive, a disposição de cargos e salários podem ser avaliados para uma melhoria, bem como as ferramentas de trabalho oferecidas e o espaço físico mesmo.

Tudo isso ajuda a oferecer melhores resultados em toda a empresa, e facilita a gestão do RH e também a atingir metas.

O headcount ajuda o RH a desenhar OKRs e a atingir seus resultados-chave. Já tem seus objetivos desenhados? Que tal ver este outro post sobre OKR para RH e se inspirar a criar os seus? Veja exemplos! 

O que achou deste conteúdo?

Clique nas estrelas