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12 Dicas de como informar que o candidato não foi selecionado

O feedback negativo não é o momento favorito de nenhum dos envolvidos no processo de recrutamento e seleção, nem de recrutadores, muito menos dos candidatos. Mas é uma etapa insubstituível e precisa ser realizada. 

Mas uma das grandes questões dos recrutadores é saber como informar que o candidato não foi selecionado. Então, a ideia aqui é disponibilizar algumas dicas para ajudar você a oferecer feedbacks mais efetivos de maneira mais humana.

É realmente importante dar esse feedback negativo?

Sim, é realmente importante oferecer feedback, seja ele negativo ou positivo. A pessoa que está participando do seu processo seletivo espera ser aprovada e conseguir uma posição na sua empresa.

Então, estando no processo faz com que todos os candidatos criem expectativas e fazer com que eles esperem por uma resposta que nunca chega, gera uma péssima experiência ao candidato.

Por isso, desde o início do processo é interessante manter um contato e ir comunicando os candidatos sobre sua jornada na seleção.

O e-mail é o melhor canal para informar que o candidato foi aprovado?

O melhor canal é o que você achar mais adequado. Pode ser feito através do e-mail, por ligação e até mesmo pelo WhatsApp, se você já tiver feito algum contato com os candidatos por esse canal. 

O mais importante é oferecer um retorno que esclareça ao candidato sua posição e os motivos de desclassificação.

Quando dar o retorno negativo para o candidato?

O mais rápido possível. Se você finalizou determinada etapa e já selecionou os candidatos que vão para a próxima etapa, então é hora de dar o feedback para todos os envolvidos.

É importante fazer isso o mais breve possível, pois é muito fácil esquecer e acabar não enviando o retorno.

Como informar que o candidato não foi selecionado?

Agora vamos ver, aqui, umas dicas práticas de como informar que o candidato não foi selecionado. Confira!

Por e-mail 

Você pode enviar um e-mail para informar que o candidato não passou no processo seletivo — essas dicas servem para qualquer contato por mensagem. E para isso, considere os seguintes passos:

1. Personalize a mensagem de rejeição de candidatos

É interessante que não seja um e-mail genérico qualquer, pois essa é uma notícia ruim para diversos candidatos. E é bem frustrante não entender o motivo que levou a sua desclassificação no processo.

Dessa forma, se for possível, faça um e-mail pensando bem sobre o que você observou a respeito da pessoa candidata e informe-a sobre o andamento do processo seletivo.

Devemos também ressaltar que nem sempre é possível enviar um feedback específico para todos os candidatos de forma personalizada, ainda mais quando se trata de uma vaga com centenas de candidaturas. Mas sempre que possível, é importante oferecer retornos mais claros.

2. Seja gentil

Não esqueça de ser gentil. Lembre-se que essa pessoa tem sonhos e expectativas, e a maneira que você comunica uma notícia dessas pode gerar uma experiência ruim e isso não é bom para a imagem da sua empresa.

3. Seja rápido

Não faça um texto muito longo. Aponte os pontos positivos e negativos da participação da pessoa de forma sucinta e clara. 

4. Amorteça o golpe

Agradeça a participação dessa pessoa e, como já mencionamos, mencione os pontos positivos da sua participação. Diga também — apenas se for verdade — que ela poderá ser convidada para próximas oportunidades.

Por telefone

Na ligação é diferente, pois você tem um contato mais próximo e deve ter a reação dos candidatos na mesma hora. Mas para isso, você pode seguir o seguinte roteiro:

5. Identifique-se

Fale sei nome, seu cargo e a empresa que você trabalha. Isso é importante para a pessoa entender logo a respeito do que se trata a ligação.

6. Agradeça a participação do candidato

Já mencionamos esse passo anteriormente, e repetimos, pois é realmente importante.

7. Tente passar uma mensagem clara

Conte que essa pessoa foi desclassificada do processo e que seguiram com outros candidatos.

8. Justifique a desclassificação

Em seguida conte o motivo dessa candidato não prosseguir na seleção.

Dicas para não errar

Nos feedbacks negativos por telefone, muitas vezes é necessário ter certo jogo de cintura. Pois, pode haver questionamentos e diversas reações. Então, prepare-se para esses possíveis cenários.

9. Seja claro e objetivo

É importante não procurar muitas justificativas ou enrolar demais para dar a notícia. Tenha os pontos positivos e negativos já em mãos para poder anunciá-los.

10. Tenha inteligência emocional

Pode ser que você se depare com candidatos que fiquem muito chateados ou outros que fiquem extremamente tristes. É preciso ter inteligência emocional para que isso não o afete e que você consiga passar a mensagem que precisa.

11. Seja positivo

Apesar de ser uma comunicação para uma notícia ruim, é importante ser positivo. Pois, apesar de informar que o candidato não foi selecionado para essa oportunidade, pode ser chamado para outra. Na sua empresa, ou em outro lugar.

12. Tenha empatia

Lembra que mencionamos que os candidatos podem ter diversas reações? Bom, por mais que não seja um momento muito agradável, é importante se colocar no lugar deles.

Alguns podem estar esperando por uma oportunidade há muito tempo. Lembre-se também que existe uma família e sonhos por trás de cada um deles.

Exemplo de retorno por e-mail

Agora, veja como informar que o candidato não foi selecionado com um exemplo que usamos aqui na abler. Confira!

exemplo de e-mail: como informar que o candidato não foi selecionado

Esperamos que estas dicas e esse exemplo ajudem a você oferecer um contato mais próximo e realmente humanizado com seus candidatos, e assim oferecer uma boa experiência para seus candidatos.

 

Então, se você quer mais exemplos de feedbacks para candidatos . Confira nosso guia de feedbacks e torne a sua comunicação mais eficiente. Baixe gratuitamente!

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