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Modelo de feedback: veja 9 tipos

By outubro 6, 2022janeiro 26th, 2024Cultura Organizacional
modelo de feedback

Você já parou para pensar na importância de incluir os feedbacks na rotina da sua empresa? Sabemos que você deve saber que oferecer retornos a respeito de algum processo do seu time é importante para que ele vá bem, mas além disso, qual frequência trocam feedbacks na organização?

Em uma pesquisa realizada pela HubSpot aponta que 43% dos funcionários que recebem feedbacks a respeito de suas performances pelo menos uma vez por semana, possuem maior rendimento na empresa. No entanto, é preciso ressaltar que não basta apenas dar retornos, é preciso saber qual modelo de feedback usar e quando oferecê-los. 

Neste conteúdo, então, você vai poder ver:

  • o que é feedback;
  • qual a sua importância;
  • o que é  cultura do feedback;
  • alguns modelos de feedback;
  • benefícios dessa prática;
  • como e quando usar;
  • o que escrever ao enviar um feedback;
  • e por fim, um checklist de feedback.

O que é feedback?

Feedback em tradução livre significa opinião, retorno, avaliação ou comentário. O feedback é uma estratégia da comunicação para uma pessoa apresentar um ponto de vista a respeito de uma ação, avaliando os pontos positivos e apontando melhorias

Qual a importância do feedback?

Imagine que você está trabalhando em uma implementação de ações para os colaboradores da empresa, como você sabe que ele está dando certo? Para isso, é preciso que os colaboradores comentem o que estão achando, e assim você sabe se as ações estão sendo efetivas, ou não.

É assim que funciona todo e qualquer trabalho. O feedback pode funcionar como um direcionamento para uma pessoa melhorar e potencializar seu trabalho ou comportamentos; ou pode atuar como um condutor para que seu time, por exemplo, continue fazendo um bom trabalho. 

Ainda de acordo com a pesquisa do Hubspot, 69% dos funcionários afirmam que trabalhariam mais se sentissem que seus esforços são reconhecidos. Da mesma forma, os dados apontam que funcionários que recebem pouco ou nenhum feedback estão mais propensos a se desvincular da empresa.

E 73% dos colaboradores entrevistados consideram que ter esse retorno é muito importante para o crescimento. Da mesma forma, podemos pontuar sobre feedbacks dos liderados para seus gestores, e assim construir uma cultura de feedback.

O que é a cultura do feedback?

A cultura do feedback é um método de proporcionar na empresa, um ambiente  aberto ao diálogo, para que assim os colaboradores possam criar o hábito de trocar experiências. Assim como conversar sobre seu desempenho, resultados e comportamentos, seja para alinhamentos e apontamentos de melhorias ou para reconhecimentos. 

Isso quer dizer que os feedbacks devem ir além de momentos pontuais ou apenas durante as one-a-one, por exemplo. Isso ajuda no desempenho e desenvolvimento coletivo da empresa, fazendo com que seus colaboradores saibam oferecer e receber feedbacks de forma natural.

Quais os modelos de feedbacks?

Confira aqui 9 modelos de feedback que são mais comuns nas empresas. A partir deles, você pode entender melhor qual tipo usar em determinadas situações. Veja!

1. Feedback positivo

Esse é o tipo de feedback que todos querem receber, não é mesmo? Ele é comumente usado para ressaltar pontos positivos, bons resultados e desempenho dos colaboradores. 

Esse tipo de feedback é muito importante, principalmente para mostrar para os colaboradores como seus gestores se importam com seu desenvolvimento e reconhecer seus esforços. Ele pode vir por conta do alcance de metas, resolução de problemas, apresentação de inovações e melhorias, são alguns exemplos.

2. Feedback negativo

O feedback  negativo é um tipo mais delicado, pois é preciso ser planejado o assunto central e seus pontos a serem abordados na conversa. Não é apenas um comentário sobre algum ponto negativo, é preciso todo um preparo e sugestões para ajudar o colaborador que receberá o feedback.

3. Feedback construtivo

Neste modelo de feedback, geralmente o emissor da mensagem tem o objetivo de apontar algum comportamento que pode ser melhorado. E como já mencionado anteriormente, é importante oferecer caminhos para que essa pessoa possa melhorar. 

Alguns assuntos que podem ser abordados neste modelo de feedback são:

  • Soft skills e hard skills;
  • Pontualidade;
  • Comunicação e relacionamento;
  • Trabalho em equipe;
  • Investimento em capacitação;
  • Gestão do tempo e produtividade.

4. Feedback corretivo

Este modelo de feedback normalmente é usado quando um profissional comete erros ou apresenta uma diminuição considerável no desempenho de suas metas. Neste caso, é preciso conversar com o colaborador para entender o que está impactando na sua performance e como os gestores podem auxiliá-lo.

5. Feedback motivador

Assim como o feedback positivo, que tem o poder de motivar os colaboradores, existe um específico para este propósito. O modelo de feedback motivador é muito importante para ajudar a equipe ou um profissional a engajar e animar para prosseguirem em algum processo.

Ele é voltado para encorajar os colaboradores a darem o melhor que podem. Neste momento é interessante lembrar dos desafios já superados e potencializar o desempenho da equipe. 

6. Feedback 360º

O feedback 360 funciona de todos para todos, ou seja, colaboradores,líderes e as equipes se avaliam e contribuem uns com os outros através de retornos pertinentes. Esse modelo faz parte da avaliação 360º — que é um tipo de avaliação de desempenho.

7. Feedback 90º

Assim como o modelo anterior, o feedback de 90º também é uma estratégia que faz parte da avaliação de desempenho dos colaboradores. Neste caso, essa avaliação acontece através de um superior imediato que oferece o retorno para seu liderado.

Esse modelo de feedback é bem tradicional e muito importante, pois quem melhor pode entender a jornada e a performance dos colaboradores que a pessoa que acompanha seus processos de perto?

8. Feedforward

O modelo de feedback feedforward usa a análise de desempenho atual e as expectativas de onde chegar para criar caminhos de aprimoramento para o colaborador, sempre olhando para o futuro.

Para o feedforward é necessário que a pessoa que vai oferecer o feedback seja alguém que conheça a trajetória profissional e saber os propósitos do receptor da mensagem, além claro de conhecer o plano de carreira oferecido para os colaboradores, só assim poderá dar direcionamentos mais efetivos.

9. Feedback para candidatos

O  feedback para candidatos é um pouco diferente dos oferecidos entre colaboradores. Mesmo sendo fundamental, muitas empresas ainda não dão retornos às pessoas candidatas a respeito das suas situações nos processos seletivos.

Desde a candidatura, passando pelas etapas do processo, até a contratação ou eliminação do candidato, é fundamental deixar claro para esta pessoa sobre sua participação no recrutamento. 

Outro ponto que pode ser interessante para o feedback para candidatos é, assim como nos modelos já mencionados, indicar pontos de melhoria que o profissional pode aplicar nas próximas entrevistas e processos para chegar mais longe nas etapas e conquistar uma vaga.  

Esse tipo de ação faz muita diferença para muitos candidatos, além de fazer com que vejam a empresa de forma mais humana e empática.

Benefícios do feedback

Um feedback bem estruturado e oferecido de forma apropriada pode ter muitos efeitos positivos 

Aprendizado contínuo

Sempre há algo para aprender, e quando apresentado ou apontado uma ideia que seja pertinente, pode render bons resultados. Dessa forma, tanto estar aberto a oferecer, quanto receber feedbacks pode ser fundamental para evolução dos colaboradores.

Melhora o desempenho

Nem sempre receber um feedback é visto como algo positivo, por isso precisa ser bem pensado antes de enviar. Mas esse tipo de conversa pode ser uma virada de chave para que as pessoas possam melhorar algo que talvez não tenham percebido.

Assim, conseguem desempenhar melhor suas funções, fazer entregas mais qualificadas e gerar mais resultados positivos para seu time, sua empresa e até mesmo pessoalmente.

Motivação e engajamento

Às vezes, tudo que o seu liderado ou até mesmo seu chefe precisa é de um feedback sobre suas entregas e forma de gestão. Isso pode motivá-lo a melhorar ou enganá-lo a continuar e potencializar seu bom trabalho.

Comunicação efetiva

A abertura ao diálogo facilita e torna todos os benefícios já citados mais evidentes na realidade de uma empresa. A comunicação e a escuta ativa entre os colaboradores torna a execução de processos muito mais descomplicadas, alinhando todos os times.

Como e quando usar cada feedback

O feedback, principalmente quando falamos do modelo negativo, é muito importante saber o que e quando falar. Para isso, separamos alguns pontos para você avaliar quando for oferecer um feedback.

Fique atento ao timing

Algumas conversas precisam ser feitas logo após o ocorrido, por exemplo, para ajustar situações o mais rápido possível. Em outros casos, guardar o assunto para um momento específico pode ser mais efetivo.

Por isso é preciso saber qual tempo é propício para cada modelo de feedback.

Dê feedbacks individuais e em grupo

Um modelo de feedback motivacional, por exemplo, pode tranquilamente ser feito para todo o time. Mas nem todos são interessantes serem dados dessa maneira, reservar um momento para conversar individualmente e passar o feedback, além de entender melhor sobre a percepção do outro a respeito do assunto.

Ofereça feedbacks periodicamente

É importante manter uma frequência nos feedbacks, você pode usar as reuniões de 1:1 para isso, ou marcar papos exclusivamente para isso, seja mensal ou quinzenal.

Seja consistente nos feedbacks

O que isso quer dizer? Os feedbacks precisam ser realmente pertinentes, que ajudem a solucionar alguns problemas ou trazer  alguma melhoria para quem receber. Simplesmente criticar alguma coisa, não é de forma alguma o apropriado.

O que escrever em um feedback? Exemplos

Em alguns momentos, é necessário enviar feedbacks formalmente, de forma escrita. Mas não pode ser feito de qualquer maneira, não é mesmo?

Então, para escrever seu comentário formal, positivo ou construtivo, é preciso levar em conta a seguinte estrutura:

  • Ter como base uma ação;
  • Descrever o impacto da situação;
  • Oferecer sugestões de melhorias.

Assim você consegue ter clareza na forma de comunicar, sem deixar margem para outras interpretações e demonstrar empatia e preocupação com a melhoria em relação ao ocorrido.

Checklist de Feedback

Quando for passar um feedback, é importante ter ideia prévia do que falar e como falar — como mencionado anteriormente. Para isso, pontuamos alguns passos que podem ajudar você a se preparar para dar um retorno. Confira! 

Organize o que precisa ser dito

É interessante roteirizar o que é preciso ser pontuado durante a conversa para não esquecer nada. No caso de fazer ser um tipo periódico de feedback, durante o período que antecede a reunião com o outro colaborador, vá anotando tudo que precisar ser dito. Assim você diminui as chances de esquecer algum assunto.

Escolha um ambiente neutro

Se você é o líder da pessoa que receberá o feedback, é interessante que você tire o peso que pode pairar em relação a visão de “gestor>liderado”. Dessa forma, marcar a conversa em uma outra sala de reunião, fora da sua sala ou do setor do seu time, pode deixar o colaborador mais receptivo. 

Tenha empatia

Na hora de falar, pense em como você gostaria de receber aquela informação, assim você terá uma ideia da forma que deve falar. Isso porque, dependendo da forma que você fala, a outra pessoa pode receber o comentário e se fechar, e assim o feedback terá o efeito contrário. Por isso também é preciso planejar o que será dito.

Ofereça sugestões de melhoria ou planos de ação

No caso de feedbacks que pontuam melhorias, seja do desempenho ou de comportamento, uma ação que pode ser feita, além de apontar onde fazer as melhorias, é como fazê-las. 

Dessa forma, ajudar a pessoa a pensar em planos de ação de como introduzir a sua rotina práticas que possam trazer esses tipos de melhorias é uma forma de demonstrar apoio e incentivo. 

A prática de feedback nas empresas é fundamental para a boa execução dos seus processos além de tornar as equipes mais alinhadas ao propósito do negócio. E isso precisa ser parte da rotina não somente entre os colaboradores, mas o RH também precisa tornar essa prática em seus processos de recrutamento e seleção.

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