Skip to main content

O que é o RH 5.0 e como impacta o recrutamento e seleção

By dezembro 9, 2021março 8th, 2024Gestão de Pessoas
rh 5.0

Saber o que é RH 5.0 vai muito além de definir um conceito. Envolve vivenciar a nova era da gestão de pessoas. Nela, as ferramentas tecnológicas vão muito além de instrumentos para melhorar os resultados da organização.

Na atualidade, o foco se voltou para as pessoas. Aquele papo de vida pessoal e profissional já não faz sentido, pois há uma integralidade que define cada ser humano — parte fundamental para analisar e tomar decisões pelo negócio. 

É nesse sentido que a tecnologia desocupa o protagonismo como solução no desenvolvimento da organização. Ela assume o posto de coadjuvante, precisamente o braço direito da gestão de pessoas.

Isso não significa que deixaram de ser importantes. Muito pelo contrário! Esses sistemas são essenciais para coletar e modelar dados, tanto na gestão de pessoas quanto na elaboração de estratégias. Contudo, a base é formada por gente.

No caso do RH 5.0, toda a gestão de pessoas é focada no bem-estar e na felicidade dos funcionários, além de promover mais oportunidades para diferentes recortes de pessoas. O futuro do RH está numa gestão democrática e com diferentes biótipos, raças e gêneros, tendo mais oportunidades e acessos. 

Vem daí a necessidade de encontrar diversidades. Por esse motivo, o RH 5.0 surge como verdadeiro aliado. Trata-se de um assunto de extrema importância, portanto continue conosco para saber o que é RH 5.0 e conhecer os seus desafios.

Por que 5.0?

Para saber o que é RH 5.0, precisamos entender o significado desses números. Pois eles se referem a uma revolução que trouxe a gestão de pessoas até o momento atual. Por isso, devemos conhecer os impactos nos processos de RH.

Você com certeza lembra das aulas de História sobre a evolução da indústria, que marcou as mudanças em todos os setores da economia mundial. Não se recorda? Sem problemas!

A primeira revolução industrial foi a responsável por introduzir o vapor como solução para o aumento da produtividade. A segunda veio com novos meios de produção, como o que Henry Ford fez para produzir automóveis em série.

Já a terceira revolução trouxe a automação para modernizar a indústria. E depois veio outra era, no caso a quarta revolução, que se refere ao 4.0, que tem a tecnologia da informação como agente nos processos produtivos, atuando sempre de maneira inteligente. Se antes os robôs eram operados por pessoas, hoje têm inteligência artificial.

Já o próximo passo da revolução é baseado na sociedade 5.0, que a tendência é de que as empresas abracem conceitos de diversidade e bem-estar, contribuindo diretamente com a qualidade de vida dos seus colaboradores.

rh 5.0 - qualidade de vida

O que é RH 5.0?

Enquanto o RH 4.0 trazia o assunto do uso inteligente das ferramentas tecnológicas, além de enxergar o novo papel dos profissionais diante da novidade, adquirindo uma função bem mais estratégica, expandindo suas responsabilidades. O RH 5.0 vem com a proposta de globalizar as empresas, focado em tornar o mundo um lugar mais inclusivo e no bem-estar da população geral.

Se antes o RH tinha como ações mais tradicionais o pagamento dos salários e dos benefícios. Agora, soma a missão de atrair e reter talentos, de engajá-los e de tornar o ambiente de trabalho cada vez mais saudável e democrático.

Afinal, esse é o setor responsável por gerir o capital intelectual da organização, promovendo o desenvolvimento das pessoas e consequentemente o crescimento da organização.

Mas o RH 5.0 está muito preocupado com o bem-estar e satisfação dos seus colaboradores. E isso tem muito a ver com os três principais valores dessa nova sociedade. São eles:

Qualidade de vida

A ideia é que em um futuro não muito distante todo o trabalho pesado deve ser  automatizado, fazendo com que o  tempo dos colaboradores sejam utilizados em atividades mais estratégicas e com significado. Dessa forma proporcionando tarefas menos exaustivas e mais agradáveis, tornando o dia dia mais produtivo e feliz.

Assim, a vida de todos deve se tornar mais confortável, pois a medicina avançará com o big data, biogenética e outras tecnologias, permitindo viver com mais qualidade de vida. 

Além disso, a tendência é de que tudo melhore, e as cidades também tornem-se mais seguras e convenientes, menos perigosas e nocivas à saúde. Assim como muito menos estressantes.

Inclusão

Na sociedade atual as pessoas sofrem demais com a desigualdade social, falta de oportunidades, segurança, saúde básica e diversas outras coisas. E para ter o mínimo de conforto e para ter qualidade de vida, é necessário possuir certo poder aquisitivo.

Mas para o futuro, um RH e uma sociedade evoluída, vivendo na era 5.0 o mundo deve funcionar de maneira menos  excludente, onde todos têm acesso igual aos benefícios que a tecnologia trará.

A inclusão é um dos pilares para esse futuro pois, caso fosse esquecido as desigualdades que já existem atualmente provavelmente seriam muito maiores no futuro da sociedade 5.0. 

Sustentabilidade

Outro valor fundamental para o futuro é a sustentabilidade, pois apesar de ter trazido diversos benefícios, o avanço baseado no consumo resultou na exploração sem controle dos recursos do planeta para que a produção e consumo continuassem em crescimento.

Dessa forma, toda essa exploração de recursos naturais resultou na degradação de ecossistemas, extinção de espécies, escassez de recursos e mudanças climáticas.

Portanto, o RH 5.0, é voltado para pensar na sustentabilidade através da evolução e adoção de tecnologias. Isso tudo através da expansão das energias renováveis e a diminuição de poluição  e outros meios, como reciclagens.

tendencias rh 5.0

As principais tendências do RH 5.0

Por causa desse processo de transformação que a área de Recursos Humanos vem passando, ela necessita se moldar às novidades do mercado. Vem daí a necessidade de oferecer soluções à altura das necessidades atuais.

A primeira tendência é a mudança de foco para a gestão de pessoas. No lugar daquela administração focada em aspectos básicos do controle de pessoal, como ponto e pagamento de salário, o direcionamento passa a ser mais humano.

Um exemplo é o conjunto de esforços para atrair e reter talentos alinhados com os propósitos e objetivos do negócio. Ao mesmo tempo, devemos lembrar que o contexto atual é o de que os colaboradores não se prendem à empresa. Por isso é cada vez mais necessário proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável e seguro.

Outra tendência do RH 5.0 é a adaptação em relação a outro contexto, dessa vez o trabalho remoto. É cada vez menor a necessidade de se estar presencialmente na empresa, portanto o acompanhamento deve ser digitalizado.

No entanto, esse acompanhamento não se prende somente à produtividade ou absenteísmo, pois isso faz parte da rotina dos gestores. O foco é garantir que, mesmo à distância, o colaborador se sente parte da empresa.

Esse contexto ficou muito evidente com a pandemia do novo coronavírus, responsável pela doença Covid-19. As equipes que trabalharam ou ainda atuam remotamente mantêm comunicação permanente.

Destacamos ainda a tendência a respeito da preocupação com a saúde mental no trabalho. Muitos profissionais enfrentam problemas como estresse e ansiedade, o que se acentuou durante a pandemia.

As organizações devem priorizar a saúde mental de suas equipes para evitar uma queda na produtividade e o surgimento dessas doenças. Elas esgotam as pessoas e provocam queda na qualidade de vida e, consequentemente, afastamentos.

Outras tendências do RH 5.0:

Otimização do tempo de trabalho

Quem trabalha na gestão de pessoas sabe que os colaboradores, de modo geral, utilizam a totalidade do tempo concedido para uma tarefa. Se o relatório precisa ser entregue em 7 dias, ele estará pronto nesse prazo.

Quando o RH 5.0 passa a funcionar dentro da organização, logo se nota uma otimização do tempo de trabalho, com efeito direto na diminuição dele. Isso torna os trabalhadores mais produtivos.

Uma vez que recebem prazos mais curtos, e possíveis de serem cumpridos, os colaboradores tendem a ter mais tempo livre após a realização das tarefas. Dessa maneira, sentem-se mais motivados para executá-las.

Estímulo ao uso dos recursos on-line

Como o RH 5.0 une os ambientes digitais e físicos, isso estimula o uso de recursos on-line. Nesse sentido há como aplicar ferramentas de gestão de pessoas, como as que fornecem feedbacks e metas.

A implementação de soluções desse tipo ainda faz com que a linguagem da organização seja mais próxima da dos colaboradores. Isso gera empatia, entendimento e engajamento.

Por falar em engajamento, os recursos online do RH 5.0 também são capazes de mapear os colaboradores que têm potencial para serem influenciadores digitais dentro da companhia.

Habilidades de comunicação como essa podem ser utilizadas na divulgação de produtos e serviços para o público interno.

Foco no colaborador

Hoje, apesar de ainda haver pressão por uma boa performance, os funcionários não são vistos apenas como peças de uma linha de produção, que deveriam entregar o máximo de resultado possível. Na verdade, as organizações já entenderam a importância da valorização e do bem-estar do profissional para o bom desempenho.

Essa é uma das mudanças mais significativas do RH 5.0 entre a relação empresa e colaborador. Por isso, hoje as empresas se preocupam em oferecer as melhores condições de trabalho, para poder manter a boa saúde física e mental dos funcionários. 

Isso porque, profissionais saudáveis e satisfeitos com o que fazem são mais motivados, engajados e produtivos. Dessa forma, as empresas estão cada vez mais dispostas a investir em ações de qualidade de vida no trabalho.

E com o RH 5.0, cada vez mais as empresas têm buscado entender a importância de criar ambientes interativos, que permitam estabelecer uma relação de proximidade, estreitando os vínculos de confiança e promovendo a valorização desses talentos.

Portanto, essa integração resulta em uma formação de equipes de alta performance e engajadas nos processos. E além de tudo isso, conscientes da importância que a empresa dá para seus resultados e para o equilíbrio saúde e trabalho.

Flexibilidade

Estar no escritório 8 horas por dia não é sinônimo de produtividade, é na verdade extremamente desgastante. Por isso, uma empresa flexível pode ter colaboradores mais engajados e mais produtivos.

Horários alternativos e trabalho remoto ou híbrido são uma realidade no RH 5.0, que conta com ferramentas para gerir o funcionário a distância. Dessa forma, essa é uma proposta que traz um rendimento muito maior, com conforto e liberdade para o trabalhador.

Essa proposta está totalmente ligada a produtividade está ligada ao bem-estar e ao ambiente mais confortável para o desenvolvimento das atividades.

recrutamento e seleção

 

O que muda no Recrutamento e Seleção?

O recrutamento e seleção, atualmente, tem tomado um rumo bem interessante. Apesar de muitas tecnologias ainda serem estranhas a muitas pessoas da área, é evidente que as novas informações ajudam a fazer com que processos como o de recrutar tornem-se mais fáceis e mais assertivos através da inteligência artificial e da automação.

Dessa forma, ainda que mais automatizado, o RH tem tomado um olhar mais humano, voltado a dar uma melhor experiência a seus  candidatos. Pensando na jornada de cada um, proporcionando extrair o melhor de cada um e resultar em contratações eficientes e de profissionais competentes e com conexão com a empresa.

Portanto, o RH 5.0 é voltado para isso, boas experiências e felicidade dos profissionais. No entanto, os processos tendem a ser cada vez mais inclusivos e as empresas mais dedicadas a investir e oferecer oportunidades de acessos. Então, as empresas terão mais debates, mais cursos a respeito de pautas importantes e inclusivas.

E assim, os processos seletivos deverão cada vez mais possuir candidatos de diferentes idades, gêneros e raça.  E consequentemente, isso irá refletir bastante dentro do quadro de funcionários na organização.

Quais os desafios do RH 5.0?

Só que, como ocorre diante de qualquer novidade, surgem alguns desafios. O primeiro é romper paradigmas ideológicos, principalmente em empresas tradicionais.

Mudar a maneira de atuar, estando há décadas do mesmo jeito, é algo que demanda bastante esforço e dedicação. Por isso, os gestores devem enxergar os benefícios da revolução 5.0 no RH.

Por esse motivo, cabe à área de Recursos Humanos mostrar como o mercado está, o que mudou e o que virá. Nesse ínterim, é provável que a organização sofra com baixa produtividade e alto turnover.

Obter o apoio da alta gestão também é um desafio do RH 5.0. Nem sempre esses gestores são abertos ao diálogo e acabam sendo tardios na hora de decidir por mudanças.

Aproximá-los da realidade e mostrar as vantagens dessa revolução é um desafio que requer paciência e perspicácia. Mas compensa romper a barreira e obter os resultados que a companhia almeja.

Ainda na lista de desafios temos a dificuldade de implementar uma cultura forte na organização, que orienta sobre como as pessoas devem se comportar no dia a dia e quais hábitos são positivos ou não.

Atente-se para manter o seu RH atualizado

O fato é que o RH 5.0 é um ideia que já está dando seus primeiros passos para uma realidade em muitas empresas do mundo. Entretanto, há muito espaço para crescer.

Entenda que essa evolução é uma oportunidade para que os profissionais continuem crescendo e permanecendo atualizados com as atuais e futuras demandas do mercado.

Adotar as ferramentas do RH 5.0 e seus preceitos significa manter sua empresa competitiva. Hoje é uma necessidade, mas amanhã pode ser algo extremamente urgente para manter o negócio ativo.

Agora que você sabe o que é RH 5.0, pode continuar se aprofundando no assunto e preparar a sua organização para mais mudanças que trazem benefícios. 

Assim sendo, é possível perceber que todas as ações propostas pelo RH 5.0 estão diretamente ligadas. E o mais importante: todas elas buscam o desempenho de alta performance vinculado à valorização do capital intelectual da organização.

Aproveite ainda para baixar o nosso e-book Recrutamento e Seleção: O que é, Benefícios e Principais Técnicas. Entenda como executar uma estratégia eficiente na sua área de Recursos Humanos.

 

O que achou deste conteúdo?

Clique nas estrelas