Skip to main content

Talent acquisition: o que é e tudo que você deve saber

By maio 3, 2022março 8th, 2024Recrutamento e Seleção
talent acquisition

Ter pessoas capacitadas e com um bom rendimento é o que toda empresa deseja. E é exatamente pensando nisso que funciona a estratégia do talent acquisition, que vai além do simples preenchimento de vagas. 

A aquisição de talento ainda é muito confundida com o recrutamento, o que no fundo acaba sendo bem parecido. Mas existem alguns atenuantes que diferenciam os dois, e tornam esse primeiro um pouco mais complexo. 

Dessa forma, para descomplicar e ajudar você entender o que é o talent acquisition, como ele funciona, porque sua empresa deve aderir e seus benefícios, fizemos este artigo esclarecendo esse assunto. 

Continue lendo para entender melhor. Boa leitura!

O que é talent acquisition?

Para ser bem claro, o talent acquisition é que uma estratégia da gestão de pessoas para conquistar profissionais altamente qualificados que tem o propósito de gerar cada vez mais resultados dentro do time. 

Essa é uma estratégia não linear para colocar as pessoas certas nas posições certas na empresa. Dessa forma, as necessidades da empresa podem ser supridas de forma mais efetiva, evitando recolocações ou falta de fit entre o talento e o cargo. 

A aquisição de talentos é a melhor forma de identificar, atrair e integrar os profissionais mais qualificados do mercado para formar um time de alta performance, alinhados ao objetivo da empresa. como ter uma equipe de alta performance

Qual o objetivo do talent acquisition?

Podemos resumir os objetivos do talent acquisition em 3 pontos, que são elevar:

  • a eficiência;
  • a produtividade;
  • e a inovação do negócio.

Por esses motivos, essa estratégia não deve ser vista como um processo pontual. Isto é, aplica-la apenas em processos de recrutamento de cargos estratégicos, como de gestão ou liderança e etc. Na verdade, a aquisição de talentos deve ser uma estratégia usada em todos os processos, inclusive nos internos.

Portanto,  esse método traz resultados, principalmente, a longo prazo. Dessa forma, antes mesmo de uma vaga ser aberta, através de um planejamento de recrutamento, o Rh já saberá qual o perfil do profissional ideal para o cargo. 

O que um profissional precisa ter para trabalhar com talent acquisition?

Para conseguir realizar um processo de recrutamento baseado na estratégia do talent acquisition é preciso ter alguns conhecimentos bem importantes. Isso pode fazer toda a diferença no planejamento das seleções – que é o primeiro passo – e impactar no seu resultado. 

Dessa forma, o que você precisa para fazer boas aquisições de talentos são:

Conhecer bem a empresa

É impossível contratar uma pessoa compatível com a empresa se você não conhece bem a estrutura da organização, sua cultura e seus processos. 

Portanto, se aprofunde na cultura organizacional, os valores, missão e visão. Tudo isso faz total diferença na hora de encontrar um profissional, pois além de capacitação, essa pessoa precisa se identificar com os objetivos da empresa.

Entender departamentos e necessidades

É muito importante para a aquisição de talentos conhecer bem a estrutura da empresa, sua hierarquia, modelos de planos de carreiras, bem como plano de cargos e salários. 

Ter o conhecimento dos processos dos setores é outro ponto importante, pois dessa forma é possível entender melhor os gaps de cada time.

Por isso, é preciso conhecer a fundo as dores da empresa, assim como suas expectativas para poder identificar qual a melhor solução para suas necessidades.

Visão de mercado

Por último, mas não menos importante, a visão de mercado é importantíssima para poder realizar aquisições efetivas. Isso porque, com esse olhar voltado para o mercado, com ciência das tendências tanto da empresa quanto dos profissionais e concorrência é possível antecipar demandas.

Como funciona o talent acquisition?

Neste ponto, mais do que saber o que é aquisição de talentos, queremos que você entenda como funcionam os elementos básicos deste processo. Portanto, de forma simples, apresentaremos as etapas principais e mais importantes:

Análise interna do negócio

Quando falamos em aquisição de talentos, estamos falando de um processo de gestão que envolve planejamento, execução de ações para atrair candidatos e seleção daqueles que melhor se encaixam no cargo.

O primeiro passo para encontrar o talento certo é analisar seu próprio negócio. Isto ajuda a ter certeza de que você está realmente procurando.

Para chegar a isso, é fundamental uma análise que compreenda as oportunidades, os riscos e as decisões-chave. Assim, é possível desenvolver uma execução orientada, além de trazer um crescimento mensurável para a organização e assim ajudá-la a alcançar o sucesso final.

Definição de perfil profissional

A aquisição de talentos precisa antecipar as necessidades da empresa. Com base nas análises feitas, é preciso delinear o perfil do candidato ideal para cada posição em aberto e até mesmo para outras que possam se abrir. 

Isto deve levar em conta as exigências do cargo, as habilidades técnicas necessárias e também as comportamentais. Por exemplo:

  • pessoas com alguma soft skill avançada;
  • profissional com um perfil de liderança;
  • profissionais com treinamento específico;
  • habilidades operacionais;

Captação e filtragem do candidato

Depois de determinar o perfil ideal do candidato, é hora de ir em busca dessa pessoa. Dessa forma, o desafio do talent acquisition aqui é atrair pessoas que atendam à missão e  visão da organização, sejam um ativo para seu departamento e uma adição positiva à cultura de trabalho.

Por esse motivo, investir na imagem da marca empregadora é essencial, principalmente quando se trata de aquisição de talentos. Isso porque, se você quer um profissional qualificado e motivado é preciso que essa pessoa acredite e confie no potencial da sua organização.

Assim, você faz com que sua empresa tenha uma boa reputação e atraia mais pessoas candidatas sem muito esforço. 

Em seguida, é necessário filtrar as pessoas que se candidatas, avaliando se elas realmente se encaixam nos requisitos necessários para ocupar a vaga. A triagem de candidatos é uma etapa crucial no recrutamento, por isso é preciso focar no perfil ideal e selecionar quem mais tiver fit com a empresa.

Contatos e entrevistas com candidatos

Após a etapa de seleção das pessoas com o perfil mais aproximado do ideal, é hora de conhecê-los mais a fundo. É importante falar com cada um desses candidatos e garantir que eles estejam interessados em continuar com o processo. 

Mas também é necessário verificar os perfis encontrados através do recrutamento ativo. 

Em seguida, você os vai realizar uma entrevista e avaliará seus perfis. Dessa forma, é  necessário prestar atenção nos pontos importantes – que você determinou o perfil de candidato – a fim de se chegar a um resultado mais eficiente.

Talvez seja interessante discutir com sua equipe sobre os candidatos. Desta forma, você poderá aplicar um novo filtro e compreender quem está mais próximo do que sua empresa precisa.

Vale lembrar que você não deve esquecer jamais de dar um retorno para as pessoas que não avançarem no processo!

Análise e contratação do colaborador

Com a entrevista e testes é possível analisar melhor as pessoas candidatas, através do People Analytics, e assim otimizar a aquisição de talentos. Essa última análise é que vai determinar qual das pessoas tem as competências fundamentais e é capaz de se adaptar à cultura da organização da empresa. 

Quando escolhida a pessoa, é hora de enviar a proposta de emprego para ela. Caso seja aceita, o passo seguinte é encaminhá-la para o processo de contratação, que inclui toda parte burocrática de documentos, exames e tipo de contratação e finalmente, o onboarding do novo ou nova contratada.

Veja também: Admissão de funcionário: o que sua empresa precisa saber?

Qual a diferença entre talent acquisition e recrutamento?

Para resumir, o recrutamento é um processo que faz parte da aquisição de talentos. E o talent acquisition é uma estratégia que serve não apenas para preencher uma vaga, mas para gerar resultados a longo prazo.

Dessa forma, o recrutamento é o processo que deve preencher uma ou mais vagas de na sua empresa. O recrutamento começa com a identificação da necessidade de preencher um cargo e termina com a contratação e o onboarding dos profissionais..

No entanto, a aquisição de talentos refere-se a todos os processos além do preenchimento de vagas, como a também na atração, contratação e retenção dos melhores funcionários para as necessidades e crescimento da empresa.

Portanto, o talent acquisition é baseado em uma avaliação objetiva de sua estrutura organizacional para identificar as áreas que possuem lacunas em habilidades ou competências. 

Também inclui o desenvolvimento de estratégias para contratação de profissionais em áreas novas ou emergentes que possam ajudar seu negócio a crescer e se adaptar às mudanças nas necessidades do mercado.

Quais os benefícios do talent acquisition para a empresa?

A aquisição de talentos é uma parte importante do crescimento de qualquer empresa. Ela ajuda as empresas a encontrar as pessoas certas para preencher as posições certas de forma eficiente e eficaz. 

Dessa forma, um forte processo de aquisição de talentos garante que sua empresa esteja conseguindo as melhores pessoas para o cargo, para que você possa levar seu negócio para o próximo nível e melhorar a produtividade, eficiência e rapidez.

Além disso, a aquisição de talentos concentra-se em encontrar e contratar novos profissionais, ao mesmo tempo em que desenvolve uma cultura positiva na empresa

O talent acquisition é um grande contribuidor para a sua empresa permanecer competitiva. É claro que existem várias ferramentas para se tornar competitivo, mas se você não tiver as pessoas certas para usar essas ferramentas de forma eficaz, não conseguirá manter o alto padrão de resultados para isso.

Portanto, a estratégia de talent acquisition ajuda a compor o futuro de uma empresa, o que pode acabar determinando o sucesso da organização. Aquisição de talentos significa adquirir talentos a fim de crescer. As empresas que derem o primeiro passo para adotar este modelo, provavelmente terão mais sucesso.

O que você achou deste conteúdo? Que tal ver também como colocar essa estratégia na prática e com 8 passos para contratar a pessoa certa!

 

O que achou deste conteúdo?

Clique nas estrelas