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Cultura Organizacional

Marca empregadora: como fortalecer a imagem da sua empresa e atrair mais talentos

By outubro 27, 2021novembro 4th, 2021No Comments

Ter uma boa imagem para o mercado de trabalho é muito importante para a empresa, pois é ser conhecida como um bom lugar para se trabalhar atrai muitos profissionais competentes e preparados. Isso faz com que a marca empregadora seja competitiva e que seja motivo de desejo dos candidatos, encontrando pessoas bem engajadas.

Fortalecer a imagem da empresa como uma marca empregadora não funciona com um marketing tradicional, isso é uma mudança e consolidação de dentro para fora. Por isso, entenda melhor o que é tudo isso e confira o que você pode fazer para melhorar a sua marca.

O que é marca empregadora?

O termo employer branding, que significa marca do empregador, que é também conhecido como marca empregadora, é uma estratégia para promover uma empresa para torná-la referência aos colaboradores e profissionais que estão no mercado 

Essa promoção acontece de dentro para fora da empresa. No entanto, não envolve apenas benefícios e bons salários, pois trata-se de um trabalho constante com: 

  • investimento em marketing e comunicação para conquistar credibilidade;
  • monitoramento do desempenho da estratégia;
  • desenvolvimento dos talentos internos;
  • ajustes para  promover melhorias.

Quais benefícios de melhorar a marca empregadora?

 melhorar a marca empregadora

Reconhecimento da marca empregadora

Ter uma marca reconhecida como um bom ambiente de trabalho, que os profissionais sonham em trabalhar não é uma tarefa fácil. Mas entenda que com dedicação e engajamento de toda a empresa é muito possível. 

Quem é que não conhece o Google como uma grande marca empregadora, não é mesmo? Ela é uma das melhores empresas para se trabalhar no mundo todo. Mas isso só foi possível porque a empresa entendeu que o capital humano precisa ser motivado e de um ambiente adequado para que eles possam desempenhar suas funções.

Por isso, separamos alguns benefícios de investir na imagem da marca empregadora:

Reconhecimento da marca

Assim como falamos do Google, que é referência como uma marca empregadora, existem outras diversas empresas que também são desejadas pelos trabalhadores. Portanto, ser uma boa empregadora é também um ótimo meio de fortalecer a imagem da empresa além do employer branding.

Atração e retenção dos melhores talentos do mercado

Quem é que não vai querer trabalhar em uma boa empresa que valoriza seus colaboradores? Dessa forma, os melhores candidatos vão bater na sua porta, melhorando até o processo de recrutamento.

Criar confiança

Tudo isso gera muita confiança nos profissionais que buscam vagas de emprego e os que fazem parte da sua empresa.

Melhora no clima organizacional

Já falamos que todos os bons profissionais vão querer trabalhar na sua empresa, não é? Eles vão gostar de ser valorizados e vão ser mais engajados e envolvidos na cultura da empresa, assim melhorando o convívio e interação entre times.

Alta produtividade

Pessoas engajadas produzem mais e melhor. Com incentivo e motivação vindo dos líderes e da empresa em si, os colaboradores ficam mais felizes e seguros, assim entregam mais resultados.

Redução da taxa de turnover

Colaboradores felizes não buscam empregos fora, não pensam em sair da empresa. Muito pelo contrário, eles querem evoluir e crescer juntamente com a empresa, querem novos desafios onde se sentem felizes.

Dicas para fortalecer a marca empregadora

Fortalecer a marca empregadora

Fortalecer a marca empregadora

E para pôr em prática o fortalecimento da sua marca, entenda o que pode ser feito e mudado na sua empresa. Confira!

Expresse os valores da organização

Toda empresa tem uma cultura organizacional e é isso que você deve divulgar. Pois a cultura da empresa está em elementos que estão enraizados na empresa e nos profissionais, como modo de se vestir, estilo de comunicação, decoração dos ambientes e regras e conduta. 

Tudo isso faz parte de quem a empresa é e de como agem e são os seus colaboradores. Portanto, é isso que precisa ser passado para as pessoas de fora. A cultura deve estar na forma que é feita a descrição de vagas, nas publicações de redes sociais, nos valores da empresa e etc. O ideal é mostrar isso com clareza no processo seletivo, para que sejam recrutados colaboradores que realmente possuem o perfil do negócio. 

Valorize seu colaboradores

Busque valorizar seus colaboradores, oferecendo bons benefícios, possibilidade de desenvolvimento e crescimento, entre outros aspectos.

Adote em sua cultura, a necessidade de escutar. Saiba o que seus colaboradores precisam e o que eles acham que pode melhorar dentro da empresa. Uma ótima forma de colocar isso em prática são as pesquisas internas.

Mas não adianta só fazer uma pesquisa e não entender as dores dos colaboradores, é necessário compreender o quanto isso afeta a performance deles ou o clima organizacional, por exemplo. 

Invista em estratégias de recrutamento

A chave de tudo é ter uma boa cultura organizacional forte, pois dessa forma você pode estruturar boas estratégias para fazer do seu recrutamento uma experiência incrível para os candidatos.

Algumas estratégias que podem dar certo:

Engaje colaboradores por meio de endomarketing 

O Endomarketing é uma estratégia voltada para o público interno, e tem o objetivo de valorizar a imagem da empresa aos olhos dos colaboradores. Esse tipo de ação vincula a marca empregadora a experiências positivas no ambiente de trabalho. 

E isso pode ocorrer através de comemorações de aniversários, brindes e recompensas, comemoração de metas. E dessa forma, o clima organizacional melhora e tira um pouco o peso de estar 8 horas por dia trabalhando, descontraindo o ambiente.

Invista em inclusão

Além de melhorar a imagem da marca empregadora, é um super benefício ter uma política de contratações voltadas à inclusão. Pois a presença de minorias tende a aumentar a produtividade por reunir habilidades complementares.

A lei determina a contratação de pessoas com deficiência, por exemplo. Mas isso não deve ser feito apenas por obrigação e sim porque agrega à empresa com conhecimentos, aprendizados e gera mais empatia dos colaboradores uns com os outros, entendendo que todos têm algumas limitações.

Portanto, agora você pode começar a implementar formas de impulsionar a imagem da empresa de forma positiva. Portanto, a marca empregadora só tem a ganhar com o investimento nos seus colaboradores. 

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