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7 dicas para definir um pacote de benefícios para sua empresa

By março 17, 2022novembro 3rd, 2023Gestão de Pessoas
rapaz com pacotes nas mãos em um fundo azul

O mercado está cada vez mais competitivo e com profissionais assumindo uma posição de escolher e não somente serem escolhidos pelas empresas. Com isso, as organizações precisam encontrar meios de atrair e reter os melhores talentos. Um exemplo disso é o uso do pacote de benefícios.

Por conta da concorrência, é interessante oferecer algumas vantagens para atrair as pessoas candidatas e engajar os colaboradores. Afinal, ninguém quer perder uma pessoa que está desenvolvendo, principalmente para a concorrência.

Investir em um bom pacote de benefícios é uma importante vantagem competitiva para atrair talentos e retê-los na sua empresa. Mas os benefícios precisam ser estudados e avaliados antes de serem adicionados ao pacote.

É importante saber o que faz sentido para a sua empresa e para as suas equipes. Pois incluir um benefício que não é realmente necessário para seus colaboradores é um gasto a mais desnecessário.

Neste artigo separamos 7 dicas fundamentais para você saber quais passos dar para definir um pacote de benefícios perfeito para a sua empresa. Além disso, temos alguns pontos que você deve saber antes de definir o seu, como:

  • A importância do pacote de benefícios;
  • As vantagens de investir em um;
  • Tipos de benefícios que você pode oferecer.

O que é um pacote de benefícios?

Esse pacote é um conjunto de benefícios oferecidos para os colaboradores, além, claro, do salário.  Diferente do vale-transporte e do FGTS, que são benefícios obrigatórios por lei, os opcionais podem ser voltados a saúde, alimentação, educação, entre outros.

Empresas que querem ter mais destaque competitivo para sua marca empregadora, oferecem um bom pacote de benefícios aos seus colaboradores. Mas para ser um bom pacote, não é necessário ter mil vantagens, por isso é preciso avaliar o que faz sentido para a empresa.

Um pacote bem estruturado pode trazer diversas vantagens para a empresa. Por esse motivo, estar atento às tendências de mercado e buscar soluções que beneficiem o bem-estar dos colaboradores é interessante para a sua organização.

É importante mencionar que os benefícios NÃO podem ser pagos em dinheiro. Isso pode gerar muitos problemas para a empresa como multas, por exemplo.

Leia: Veja 5 dicas para investir em desenvolvimento pessoal dos colaboradores

A importância de montar um pacote de benefícios

O uso de um bom pacote de benefícios é uma estratégia para atrair bons profissionais e principalmente reter esses talentos. Isso porque o mercado tem exigido cada vez mais e é preciso oferecer vantagens diferenciadas em relação à concorrência.

É claro que, como mencionado anteriormente, essa estratégia beneficia a empresa no employer branding e também oferece boas vantagens para os colaboradores, tornando a equipe mais motivada e produtiva. Vale lembrar daquela máxima que diz que: trabalhador feliz pode render muito mais. 

Aliás, o Estado de Minas divulgou um estudo sobre os trabalhadores felizes, da Universidade da Califórnia. A pesquisa identificou que, em média, 31% dessas pessoas são mais produtivas, três vezes mais criativas e vendem 37% a mais em comparação com os demais. 

Portanto, ter uma política de benefícios estruturada que pode proporcionar, de alguma forma, uma melhora na qualidade de vida do colaborador, influencia na rotina da empresa.

Vantagens do pacote de benefícios 

Já falamos da importância de um pacote de benefícios, e agora vamos falar sobre as vantagens de implementar essa estratégia na sua empresa. Entenda quais são!

Melhoria do posicionamento da marca no mercado 

Como já citado, o uso de benefícios para atrair e reter talentos é uma ótima estratégia do RH. Com isso é possível melhorar ou fortalecer a imagem da sua marca empregadora, o que vai fazer diferença nos seus processos de recrutamento e seleção.

Se a sua marca for considerada pelas pessoas candidatas, como um bom lugar para se trabalhar, cada vez mais fãs a sua empresa terá e melhor serão os perfis dos seus candidatos. 

Portanto, suas contratações serão mais eficientes, a retenção será maior e seus resultados cada vez mais positivos. Além claro, de ser uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. 

E esse fortalecimento de imagem também pode acontecer por meio de seus colaboradores, que se satisfeitos com a empresa se tornam grandes embaixadores da sua marca.

Um ‘plus” além do salário 

Óbvio que o salário é um grande atrativo para um profissional, mas oferecer mais vantagens além disso é um diferencial que pode fazer toda a diferença na hora da pessoa candidata aceitar a proposta de emprego.

Algumas empresas não conseguem oferecer um salário tão competitivo como a concorrência. Por isso ter bons benefícios para oferecer às pessoas candidatas pode fazer toda a diferença.

Nesse caso, uma boa opção também é ter um bom plano de carreiras para oferecer aos seus profissionais. Ter a expectativa de seguir carreira na sua empresa e acreditar que pode crescer profissionalmente com a organização também é uma grande vantagem.

Veja também: Como reter os talentos na empresa? Veja 4 dicas para aplicar

Valorização da equipe 

Ter um pacote de benefícios ajuda muito a demonstrar valorização pela equipe. Isso demonstra aos seus funcionários o quanto a empresa se importa e procura meios de melhorar a qualidade de vida do colaborador.

Para fomentar isso, é importante saber o que eles acham dos benefícios oferecidos, uma pesquisa de satisfação pode ajudar com isso. Mas além disso, deixar um canal aberto para que eles possam enviar sugestões é bem interessante, assim você os mantém envolvidos e pode surgir boas ideias 

Diminuição na taxa de turnover

Com a valorização da sua equipe, seus colaboradores vão produzir mais e melhor, então demitir bons funcionários não deverá ser uma opção. Assim como a satisfação deles não vão levá-los a pedir demissão.

Dessa forma, seu time será cada vez mais eficiente e produtivo e sem rotatividade de funcionários, o que diminui a taxa de turnover. Isso impacta diretamente na saúde da empresa. Pois fazer desligamentos e novas contratações constantemente trazem muitos prejuízos.

banner de material: relação do turnover com processo de recrutamento

Tipos de benefícios que podem ser oferecidos

O seu pacote de benefícios pode ser oferecido de diferentes maneiras e formatos, dependendo da cultura organizacional e dos valores da sua empresa. E aqui separamos alguns dos benefícios mais oferecidos pelas empresas atualmente.

  • Vale-transporte combustível;
  • Vale-alimentação e/ou refeição;
  • Cesta básica;
  • Plano de saúde;
  • Convênio odontológico;
  • PLR (Programa de Participação nos Lucros e Resultados);
  • Auxílio-creche;  
  • Vale cultura; 
  • Convênio com farmácias; 
  • Parceria com academias;
  • Suporte educacional para os filhos dos colaboradores;
  • Planos de previdência privada;
  • Licença maternidade e paternidade estendida;
  • Auxílio educação;
  • Auxílio home office;
  • Seguro de vida.

Para decidir e saber quais desses e outros que você encontrar, fazem sentido para os colaboradores e para a sua empresa, é importante conhecer mais as pessoas que compõem a sua empresa. 

Assim, é possível oferecer benefícios que atendam às suas necessidades de forma personalizada, saindo do básico e dando opções mais flexíveis.

O que avaliar para definir o pacote de benefícios da empresa?

Para organizar e decidir o que deve ou não fazer parte do seu pacote de benefícios é necessário fazer uma série de pesquisas. No planejamento desse pacote é preciso pensar estrategicamente para satisfazer necessidades dos colaboradores, fazer sentido para a empresa e atrair possíveis candidatos. 

Por isso, separamos 7 dicas essenciais para você planejar e construir o seu pacote de benefícios. Essas dicas, são passos que você pode definir suas prioridades.

Com essas dicas, o processo de planejamento pode ficar muito mais fácil, mas é claro que vai exigir muito cuidado e atenção do RH. Confira!

1. Defina seu orçamento

O primeiro passo para fazer seu pacote de benefícios é verificar o orçamento disponível para isso. É necessário ter muita atenção e cuidado antes de ofertar esse tipo de vantagem, pois deve estar dentro do que a empresa pode desembolsar.

É importante ressaltar que a oferta de benefícios é um investimento e não um gasto, mas é preciso ter orçamento para isso e, principalmente, um retorno. Por isso é importante também para o RH, levar em conta o ROI, Retorno sobre o Investimento nesse planejamento.

Além disso, quando a empresa disponibiliza determinado benefício  os funcionários passaram a contar com aquele benefício. Então é fundamental ter caixa para esse investimento. Cortar um dos benefícios não deve estar nos planos da sua empresa.

2. Converse com seus colaboradores

Os principais interessados nesse pacote de benefícios são os colaboradores, portanto é impossível saber exatamente o que incluir ou não, sem conversar com as pessoas da empresa. 

Você pode rodar uma pesquisa para saber quais os interesses e necessidades deles e se faz sentido para a sua empresa adotar as sugestões dos colaboradores.

3. Analise seus concorrentes

Para ajudar a sua marca empregadora, outra boa ideia pode ser avaliar o que a concorrência oferece. Com isso, você pode ter bons insights sobre o que ofertar na sua organização.

Essa estratégia é muito eficiente para entender melhor o mercado e o que os profissionais com perfil semelhante aos que atuam na sua empresa têm se interessado. Dessa forma, sua empresa pode entregar algo que realmente melhore a qualidade de vida dos funcionários.

4. Ofereça além dos benefícios comuns 

Analisando o mercado é fácil encontrar alguns benefícios que são úteis e comuns a muitas empresas. claro que muitas vezes, o básico é o suficiente e satisfatório, mas se fizer sentido e couber no seu orçamento, procure outras formas de benefícios.

A folga de aniversário, por exemplo, não é tão comum assim e pode ser considerada uma super vantagem para os colaboradores. Ter algo diferencial da concorrência é uma forma de se tornar mais competitivo

5. Faça uma pesquisas de satisfação

Depois que você avaliar seu orçamento, avaliar o mercado e seus colaboradores e formar seu pacote de benefícios é importante fazer uma pesquisa de satisfação.

Deixe os benefícios serem usados por um tempo antes de realizar a pesquisa Essa é uma maneira de garantir que todos permanecem satisfeitos com as vantagens e avaliar o que está dando certo.

Dessa forma, o RH continua zelando pela satisfação dos colaboradores e coleta feedbacks constantemente, trabalhando em melhorias sempre que forem necessárias. 

6. Corrija seu plano se necessário

A pesquisa de satisfação é bem importante também para esse passo aqui. Com o resultado, você pode saber se é útil e foi uma estratégia eficiente para profissionais e é possível fazer os ajustes caso necessário.

Se a pesquisa apontar que algum benefício não teve boa aceitação, a sua empresa tem a chance de mudar ou ajustá-lo para atender melhor às necessidades dos colaboradores. Além disso, avaliar o ROI dos benefícios é fundamental para verificar o sucesso ou prejuízo do pacote.

7. Divulgue seus benefícios nos anúncios de emprego

Com um pacote de benefícios bem estruturado, proporcionando satisfação aos colaboradores, é importante usá-lo como atrativo para chamar atenção de bons talentos. 

Por isso, divulgar esse pacote em todas as vagas ofertadas é fundamental para atrair pessoas candidatas. Para não deixar os anúncios muito longos, é interessante divulgar os benefícios que diferem a sua empresa dos concorrentes, dando destaque àqueles que o perfil de profissionais da área mais valorizam.

Dessa forma, as chances de encontrar e atrair os melhores profissionais são maiores, além de retê-los na sua empresa. 

Conclusão

Como vimos, o pacote de benefícios não é apenas um aglomerado de veles para simplesmente agradar seus colaboradores. Esse pacote é um investimento estratégico que visa beneficiar tanto os colaboradores como a empresa.

Planejando, definindo e oferecendo bons recursos, seus funcionários vão se sentir mais valorizados e como consequência disso, se dedicarão mais e desempenharem melhor suas atividades.

Profissionais de fora verão a sua empresa como referência de employer branding e ela deve se tornar foco de desejo de muitas pessoas. Dessa forma, não vai ser um grande desafio conseguir bons talentos para integrar a sua equipe. 

Todo esse conjunto de situações beneficia a empresa, que não terá mais dificuldades de encontrar um perfil de candidato ideal, a produção e os resultados da empresa estarão em contínuo crescimento.

Mas e aí, o que você achou deste conteúdo? A sua empresa pode bem mais, o que você precisa é investir em métodos de incentivo. Mas além disso, quer saber como ter uma equipe de alta performance? Preparamos um material incrível para você ajudar a sua empresa a alavancar e ter mais sucesso. Baixe gratuitamente aqui!

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