Skip to main content

Como fazer a seleção de candidatos qualificados: 10 dicas

By novembro 29, 2022janeiro 26th, 2024Recrutamento e Seleção

Um dos maiores desafios do recrutamento é conseguir fazer uma contratação efetiva. E para garantir que você está contratando o profissional ideal para a sua empresa é preciso fazer uma qualificação rigorosa.

Mas para isso é preciso estruturar o seu processo de recrutamento de forma eficiente para conseguir atrair bons perfis e assim ter opções para escolher os melhores talentos.

Dessa forma, separamos aqui, algumas dicas fáceis, para aplicar durante seus processos de seleção e conseguir oferecer boas experiências para seus candidatos e garantir melhores resultados.

O que é a seleção de candidatos?

A seleção de candidatos é uma das etapas que faz parte do processo de recrutamento e seleção. Enquanto o recrutamento está relacionado a atração de candidatos, e envolve a divulgação de vagas, por exemplo. A seleção é exatamente a qualificação desses candidatos.

Nesta etapa, geralmente acontecem os testes técnicos e comportamentais, as entrevistas dos candidatos com os recrutadores e com os gestores para avaliar as habilidades, competências e se o candidato tem compatibilidade com a cultura da empresa.

Como qualificar candidatos?

Para garantir que suas contratações sejam realmente qualificadas é importante se atentar ao seu processo. Para isso, siga as dicas que temos aqui, para ajudar a potencializar o resultado do seu recrutamento.

1. Mapeie o perfil do candidato ideal

Para fazer uma boa contratação você precisa saber o que está buscando e o que o cargo precisa. Para isso, é interessante analisar junto ao gestor responsável pela vaga quais os conhecimentos e critérios necessários, nível de conhecimento, habilidades técnicas e comportamentais.

Além disso, é importante conhecer um pouco mais sobre o relacionamento entre os membros do time para que a nova pessoa contratada se encaixe ao perfil do grupo e tenha um bom relacionamento com eles. 

Fazer uma contratação baseando-se no perfil de candidato ideal é a estratégia que, com certeza, vai trazer mais resultados.

2. Aposte no Hunting

O hunting é outra estratégia muito útil para garantir que você está contratando o profissional mais adequado. Mas para fazê-la com eficiência é preciso ter mapeado o perfil do candidato ideal, pois como já mencionado, você precisa saber o tipo de profissional que está procurando.

Com essa estratégia é bem mais eficiente fazer boas contratações, pois o headhunter vai em busca exatamente do perfil que deseja. Então, você não perde tempo tendo que avaliar outros perfis.

3. Analise as habilidades comportamentais

Muitas empresas contratam pelas habilidades técnicas, mas demitem pelo comportamento. Com isso, é importante aplicar testes de fit comportamental, para entender quem são os seus candidatos e se eles estão alinhados com os valores da empresa.

Essa é uma ótima maneira de certificar que os novos colaboradores estarão alinhados uns com os outros e ainda tornar o ambiente de trabalho melhor.

4. Aplique testes técnicos

Os testes técnicos também servem como um filtro para avaliar e avançar os melhores candidatos no processo de seleção. Com esse tipo de avaliação você consegue ter uma visão melhor a respeito dos conhecimentos específicos das pessoas candidatas, e se ela vai conseguir desempenhar bem as suas funções.

5. Não esqueça do teste de personalidade

Outra avaliação que ajuda a filtrar os melhores candidatos, pois esse tipo de teste ajuda a entender os traços da personalidade e a prever reações comportamentais. 

Dessa maneira, os recrutadores conseguem identificar as características psicológicas dos candidatos à vaga, e se eles têm aderência para ocupá-la. 

6. Faça dinâmicas

Fazer uso de dinâmicas durante o processo de recrutamento pode ser muito interessante para avaliar como os candidatos agem em algumas situações, como é a comunicação deles ou a relação com o trabalho em grupo. Por isso, escolha as dinâmicas que possam explorar comportamento e técnica, para conseguir avaliar em conjunto todos os requisitos que busca no candidato.

7. Faça entrevistas estratégicas

Tenha objetivos com a entrevista, pense e estruture pontos essenciais que você precisa abordar e que o candidato precisa responder para poder ser qualificado ou desqualificado.

Na conversa você pode avaliar a comunicação do candidato, o comportamento e o alinhamento das expectativas dele com a realidade da empresa. Vários pontos podem ser observados na entrevista, mas para isso é preciso estruturar a entrevista e assim conseguir tirar bons resultados.

8. Filtre os melhores 

Essa é a hora de selecionar os candidatos que mais se destacaram e passá-los para as próximas etapas. Leve em consideração o que foi mapeado para o perfil ideal, pense nos requisitos indispensáveis e no que é flexível para escolher os melhores.

Com isso você consegue entender o que é realmente necessário e o que pode ser dispensável para selecionar um candidato. 

Uma dica para fazer essa seleção é pensar em algo como notas de corte, como algum conhecimento ou habilidade específica, até uma característica na personalidade ou comportamental, por exemplo. 

9. Converse com os gestores da função

Antes e durante o processo é preciso que o recrutador mantenha uma linha de comunicação com os gestores a respeito das etapas e dos candidatos. Isso ajuda a manter o alinhamento do que é esperado do profissional.

Colocá-los no processo de aprovação, principalmente, é fundamental, pois este gestor é quem vai lidar com o novo colaborador, além de conhecer melhor o seu time e saber se o candidato vai se encaixar ao ambiente.

10. Considere as necessidades de crescimento dos funcionários

Oferecer um plano de carreira para as pessoas da empresa, mostra o quanto a empresa se importa com o futuro dos seus colaboradores e que pensa neles a longo prazo. Isso oferece certa confiança e estabilidade para os profissionais.

Então, pense que os colaboradores novos e antigos, de objetivos e metas profissionais. 

Entenda suas expectativas

Converse com os candidatos e entenda seu momento e as expectativas de crescimento e futuro dessa pessoa. Entender isso é fundamental para saber se a empresa está alinhada e pode fazer parte desse processo e ajudar o profissional a alcançá-lo.

Isso porque, vale lembrar que não é apenas a empresa que quer e precisa crescer, as pessoas envolvidas nesse processo também possuem objetivos e querem ser reconhecidas e oportunidades de crescimento.

Como desempatar candidatos?

Com um processo eficiente, que atrai as pessoas certas, você pode chegar em um momento de ter empate de bons candidatos. E às vezes escolher entre os candidatos é muito difícil.

Para isso, avalie as próximas dicas:

Pense no que é mais importante na função

Um trabalho precisa ser feito, então, pense qual dos candidatos pode cumprir isso de forma mais eficiente. Todos são boas opções, mas provavelmente têm excelentes habilidades, e talvez algumas de determinado candidato podem ser mais adequadas à função.

Pense no futuro da empresa

Avalie se essa pessoa tem chances reais de ser retida e permanecer na organização. Pense em como ela vai se encaixar em uma expansão, por exemplo, ou como ela vai contribuir para os resultados

Pense no cenário atual do time e da empresa e quais são as expectativas e qual dos candidatos pode melhor contribuir para esse avanço e como será quando chegar lá?

Faça uma decisão de negócios

É preciso entender que, no final das contas, é um negócio sendo fechado, um contrato que tem que beneficiar ambos os envolvidos. Dessa forma, quando for decidir, entenda o que mais faz sentido para empresa, e se fizer sentido, que gera menos custo para a empresa.

Essas ações podem ajudar o seu RH a encontrar os melhores talentos para ocupar os cargos na sua organização e fazer e criar  times cada vez mais eficientes e fortes. Mas para isso, é preciso atrair os profissionais certos.

Quer saber como fazer que bons talentos desejem fazer parte da sua equipe? Fizemos um guia para auxiliar você a conseguir chamar atenção e ter candidatos mais qualificados. É um material gratuito, baixe agora mesmo e tenha mais efetividade nas suas contratações.

banner de e-book: aplicar diversidade no recrutamento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que achou deste conteúdo?

Clique nas estrelas