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As empresas precisam de colaboradores cada vez mais preparados para atender às suas demandas, não é verdade? Mas para que isso aconteça é necessário que eles saibam o que precisam fazer. Para ajudar neste processo temos a descrição de cargo.
Essa descrição é um instrumento essencial para o bom funcionamento de uma empresa. Você sabe o que é, como fazer e qual é a importância deste documento? Então, continue a leitura e confira tudo sobre a descrição de cargo. Vamos lá!

O que é a descrição de cargo?

Ela é uma maneira de documentar o perfil do colaborador ideal para uma determinada função. Por isso, ela é composta pelas atribuições, experiência profissional, competências, formação acadêmica, posição no organograma, entre outros detalhes do cargo.
Além disso, a descrição tem como objetivo facilitar a integração dos funcionários ao cargo e a cultura organizacional, já que a descrição de cargo apresenta o que a empresa espera dele em relação às responsabilidades e as habilidades. Ou seja, esse documento tem as informações necessárias para que o colaborador possa desempenhar com eficiência a sua função dentro da empresa.
Vale destacar que essa descrição serve de base para todos os subsistemas de recursos humanos, desde o recrutamento até o desligamento do funcionário. Então, é muito importante que ela seja feita com muito cuidado e atenção.
Esse documento não é definitivo, pois ele pode sofrer alterações de acordo com as mudanças organizacionais. Lembre-se de que ele precisa acompanhar os objetivos da empresa para que o colaborador consiga executar seu trabalho para atingi-los.
Dessa forma, é essencial que o departamento de RH utilize um software, pois ele facilitará todo o processo de elaboração e atualização da descrição. Assim como ele agiliza o acesso às informações por parte dos líderes e dos gestores.

Qual é a importância da descrição de cargo para a empresa?

Como mencionamos, a descrição de cargo é um documento essencial para que os colaboradores compreendam seu papel dentro da empresa. Assim como ajuda os líderes a distribuir as tarefas entre os membros da sua equipe.
Além disso, o documento é um instrumento importante no momento do recrutamento e seleção. Assim, os recrutadores saberão qual é o perfil que a empresa está buscando. Isso otimiza o processo de triagem de currículos, assim como ajuda o recrutador a formular as perguntas da entrevista de emprego.
A descrição também pode ser usada como fonte para o levantamento das necessidades de treinamento. Já que ela indica quais são as habilidades e as competências que os colaboradores precisam ter para ocupar determinado cargo. Além de tudo, esse documento também é fundamental para a avaliação de desempenho.
Dessa forma, tanto o líder quanto o profissional de RH sabem o que precisam avaliar. Então, podemos concluir que a descrição de cargo é muito importante para manter os funcionários alinhados com os objetivos organizacionais. Isso é essencial para que a empresa se mantenha em constante crescimento.
No entanto, é importante que esse documento seja muito bem construído e o seu conteúdo passe por toda a empresa por meio de treinamento. Assim, é possível evitar problemas com desvio de função, equiparação salarial ou possíveis ações trabalhistas.

Qual é a estrutura da descrição de cargo?

Você sabe qual é a estrutura de uma descrição de cargo? Ela deve ser composta por alguns elementos essenciais. O primeiro deles é a identificação, ou seja, o nome do cargo. Nesse caso, é importante não inventar moda. Isso mesmo! Use nomes similares ao da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações). Assim, fica mais fácil cadastrá-lo no e-Social.
Também é importante inserir uma imagem do organograma indicando qual é a posição do cargo. Assim como os cargos que estão acima e abaixo dele. Dessa forma, quem ocupar essa função saberá quem são os seus superiores, os seus pares e os seus subordinados.
Além disso, você precisa descrever as atribuições e responsabilidades relacionadas ao cargo. Mas lembre-se de que não é necessário detalhar cada uma delas. Deixe os detalhes para o manual de processos e procedimentos.
Por fim, a experiência profissional e a formação acadêmica exigidas. Bem como as competências técnicas e comportamentais com os seus níveis de conhecimentos também precisam compor este documento. Dessa forma, a descrição apresenta todas as informações essenciais.

Como fazer a descrição de cargo?

O primeiro passo para iniciar a descrição do cargo é definir quem serão os responsáveis por esse processo. Engana-se quem pensa que somente o profissional de RH pode fazer isso.
É essencial que os líderes de área e os gestores da empresa participem da elaboração. Já que eles sabem quais são os objetivos organizacionais que aquela determinada função precisa atender. Então, o RH faz toda coleta de informações e a documentação da descrição.
Nesse processo ele sempre deve levar em consideração o alinhamento do cargo com as expectativas dos gestores.
O próximo passo é elaborar um questionário para ajudar na coleta de dados. Ele deve conter os tópicos que estão presentes na descrição. Assim como todos os membros da comissão, ou seja, os líderes, os gestores e o profissional de RH, devem respondê-lo. Também é interessante observar os funcionários que já atuam no cargo para entender como eles fazem as suas tarefas.
Mas lembre-se de que essas informações servem apenas para ajudar na compreensão do cargo. Já que pode existir desvio de função ou colaboradores fazendo de maneira errada as suas atividades.
Após a coleta de dados, chegou a hora de compilar as informações e elaborar a descrição propriamente dita. Esse processo pode ser feito por meio de um software de RH. Isso facilita o acesso dos membros da comissão no momento da validação.
Assim, que as descrições estão prontas, o profissional de RH precisa divulgá-la para toda empresa por meio de treinamento. Dessa forma, é possível alinhar todos os colaboradores que já desempenham o cargo as novas diretrizes.

Conclusão

A descrição de cargo é uma ótima ferramenta de gestão de pessoas e quanto mais conhecimento você e sua empresa tiverem a respeito, maiores as chances de vocês acertarem na divulgação das vagas. Pensando nisso nós elaboramos o e-book Recrutamento e Seleção: o que é, benefícios e principais técnicas que está recheado de dicas e informações para você aplicar no seu ambiente de trabalho, aproveite!
recrutamento e seleção