Skip to main content
Gestão de Pessoas

6 ferramentas de gestão de pessoas

By novembro 23, 2021novembro 24th, 2021No Comments

A gestão de pessoas é um conjunto de técnicas pensadas para que o RH trabalhe no desenvolvimento do capital humano nas empresas. E para que o departamento seja mais estratégico muitas ferramentas de gestão de pessoas foram desenvolvidas para facilitar esse processo.

Como a gestão de pessoas é indispensável nas empresas, é importante investir no RH para que possa desenvolver o seu potencial e assim trazer maneiras práticas para fazer o mesmo pelos colaboradores de outros setores da empresa. Dessa forma, os profissionais trabalham mais satisfeitos e engajados, impactando positivamente nos resultados da companhia.

Gerir pessoas não é apenas uma atividade do RH e de forma alguma é um trabalho fácil. Dentro das atividades relacionadas a função estão: o recrutamento e seleção, realocação de funcionários, remuneração e gratificações e análise de desenvolvimento. 

Sem uma estrutura adequada, tudo isso requer muito tempo de análise e estudo, pois ainda é necessário que tudo esteja de acordo com a cultura da empresa e seus objetivos.

Benefícios das ferramentas de gestão de pessoas

A gestão de pessoas envolve motivação, retenção e capacitação do colaborador. Dessa forma, a intenção é melhorar o desempenho deles, assim como o da empresa. Algumas das vantagens de investir na gestão do capital humano podem ser:

  • Contratações mais assertivas;
  • Aumento da produtividade;
  • Aumento da motivação;
  • Melhoria no clima organizacional;
  • Desenvolvimento dos colaboradores;
  • Retenção de talentos;
  • Diminuição na Taxa de turnover;
  • Cultura organizacional forte;
  • Alinhamento dos objetivos empresariais.

Com ferramentas certas para administrar e analisar de forma precisa os dados e informações da empresa, fica mais fácil gerir toda a empresa e direcioná-la ao sucesso.

Veja também: Ferramentas home office: 32 opções para otimizar o recrutamento

Ferramentas de gestão de pessoas que você precisa conhecer

As ferramentas de gestão de pessoas são instrumentos que auxiliam na realização do trabalho. Seja ela um técnica ou um software, por exemplo. 

Portanto, é isso que veremos a partir de agora, ferramentas que ajudam e muito na gestão de pessoas, que podem ser para:

1. Plano de carreira

O plano de carreira é um desenho do caminho que um profissional deve percorrer dentro da empresa. Esse plano determina as competências que cada cargo exige e a hierarquia da empresa.

Algumas ferramentas que ajudam no desenvolvimento desse plano de carreira são: 

S. M. A. R. T.    

Esse é um método que pode ajudar muito a determinar o formato e o caminho de um cargo. Contudo, SMART significa: eSpecífico, Mensurável, Alcançável, Relevante e Temporal. 

Cada palavrinha determina uma etapa do planejamento para desenhar um plano de carreira. Além, claro, de poder ser aplicado em diferentes setores.

Análise SWOT. 

SWOT é a sigla em inglês para forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. 

Esta é uma ferramenta muito boa para fazer a análise de competências, habilidades profissionais, aspectos pessoais, além de avaliar aspectos do mercado que impactam na jornada dos colaboradores. E isso é mapeado através dos elementos SWOT.

Contudo, se você se interessar em um plano de carreira já estruturado e para analisar se cabe à realidade da sua empresa, veja a planilha de Plano de carreira que fizemos para ajudar você!

Planilha - plano de carreira

2. Gestão de Ponto

A gestão de ponto envolve o controle de ponto, que faz parte do processo de definição de jornada, a marcação do ponto dos colaboradores e a análise das informações e apontamentos para a gestão de pessoas.

Existem diversas ferramentas que auxiliam no gerenciamento de ponto, desde os pontos biométricos e até os softwares que disponibilizam esse serviço no computador e no celular, como a MarQPonto.

Esse tipo de ferramenta, como a MarQPonto, faz o controle de ponto online e em tempo real, que disponibiliza também relatórios com indicadores que auxiliam a medir e acompanhar a produtividade dos colaboradores.

3. Avaliação de desempenho

Esse é um método usado para medir o desempenho dos colaboradores na empresa. Com ela, é possível comparar os resultados apresentados pelo colaborador com os planejados pela organização e avaliar o andamento de desenvolvimento de cada um.

Uma ferramenta online que ajuda muitos RHs, é a Feedz, que além de ter um serviço para a avaliação de desempenho, pode integrar também as OKRs (Objectives and Key Results – em português: objetivos e resultados chave), além de pesquisa de clima.

São 3 ferramentas muito úteis para uma gestão de pessoas mais simples e prática. Dessa forma, é possível obter dados muito valiosos para a cerda do desenvolvimento da empresa.

4. Avaliação de competências

Esse é um processo que avalia desempenho e conhecimentos de uma pessoa em relação às suas competências profissionais que são necessárias para ocupar determinado cargo.

Em um processo de recrutamento e seleção, por exemplo, essa avaliação pode ocorrer por meio de testes técnicos aplicados aos candidatos. Dessa forma, é analisado se o profissional realmente tem os conhecimentos necessários para a vaga.

Existem diversas ferramentas que podem auxiliar nessa avaliação. E para ajudar você de forma prática,  desenvolvemos uma planilha de avaliação de competências. Baixe aqui a planilha! 

5. Férias e folha de pagamento

A gestão de pessoas também inclui os trabalhos de departamento pessoal. Pois é papel do gestor estar atento ao bem-estar dos colaboradores, pois colaboradores felizes têm maior desenvolvimento e geram bons resultados.

Com as ferramentas certas, é possível centralizar esses trabalhos e gerir tudo de forma bem descomplicada e com menos chances de cometer erros. Pois ninguém quer um erro na folha de pagamento, não é?

Uma ferramenta bem interessante que oferece essa centralização é a Convenia. Ela integra todas as obrigações trabalhistas em uma única plataforma. 

6. Recrutamento e seleção

O processo de recrutamento faz parte da gestão de pessoas, e é preciso ter extrema atenção, pois erros de contratações podem gerar diversos prejuízos para a empresa.

O processo de recrutamento e seleção pode ser bem demorado e difícil, quando feito de forma manual, recebendo currículos por e-mail ou em papel. E foi para ajudar você, recrutador, que desenvolvemos a abler, um software inteligente que integra do recrutamento até a contratação do candidato, diminuindo até 80% o tempo de contratação.

Mas veja bem, não é só um processo que pode ser rápido, a plataforma auxilia você a encontrar os melhores candidatos com base nas competências que você determina para a caga. A abler é completa.

Agora você conhece algumas ferramentas de gestão de pessoas e pode então  potencializar a sua gestão aí na sua empresa. 

 

Espero que este conteúdo tenha sido útil para você, e se quiser receber mais conteúdos como este e outros sobre:

  • recrutamento e seleção;
  • gestão de pessoas;
  • desenvolvimento e treinamento;
  • cultura organizacional;
  • e conteúdo relacionados ao RH.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades que a abler  traz sobre esses assuntos. Assine gratuitamente!