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Recrutamento Ativo: O que fazer e o que não fazer

By novembro 18, 2021outubro 9th, 2024Recrutamento e Seleção

No atual cenário de mercado, onde a demanda por profissionais qualificados supera a oferta, o recrutamento ativo se destaca como uma estratégia essencial para as organizações que desejam atrair e reter os melhores talentos. Diferente do recrutamento passivo, que se baseia em esperar que candidatos se inscrevam nas suas vagas abertas, o recrutamento ativo envolve uma abordagem proativa, onde os profissionais de RH buscam ativamente potenciais candidatos.

Isso acontece principalmente para algumas vagas técnicas ou de cargos de liderança. Pois muitas vezes é preciso ter conhecimentos específicos e experiência para ocupar esse tipo de vaga, então a melhor maneira é procurar por esses profissionais, e não correr o risco de que pessoas sem o perfil se candidatem.

O que é recrutamento ativo 

Já que o recrutamento tradicional é aquele de abrir uma vaga e esperar as pessoas se candidatarem para fazer uma triagem, chamar para entrevista, chamado de recrutamento passivo. O recrutamento ativo é quando o recrutador vai até os candidatos e faz contato com eles para avaliar o interesse na vaga.

O recrutamento ativo é um processo que vai além da simples publicação de vagas em plataformas de emprego. Ele envolve a identificação e abordagem direta de candidatos que já estão empregados, mas que podem estar abertos a novas oportunidades. Isso pode incluir networking em eventos do setor, uso de redes sociais profissionais como LinkedIn, e a construção de um banco de talentos com contatos potenciais. Assim, essa abordagem permite que as empresas tenham acesso a um pool de candidatos mais amplo e qualificado.

Vantagens do recrutamento ativo

O recrutamento e seleção ativo é um dos tipos de recrutamento que pode ser muito útil em diversas situações. Veja quais as vantagens desse tipo de R&S: 

Maior controle sobre o processo

Com o recrutamento ativo você tem todo controle sobre o processo, pois assim você escolhe quem vai fazer parte, garante que não haverá problemas para os candidatos certos se candidatarem, além de não precisar se preocupar em analisar perfis que não se adequam a vaga.

É mais assertivo

Nesse modelo de recrutamento, você pode pesquisar e analisar os perfis de profissionais antes de entrar em contato com eles. Assim, as chances de você encontrar um candidato com aderência à vaga de trabalho e à cultura da empresa é bem mais alta.

Menor concorrência

A concorrência entre os candidatos praticamente não existe, pois são candidatos selecionados a dedo. E a concorrência com outras empresas é bem pequena, já que provavelmente eles nem estavam procurando por um emprego.

No entanto, muitos podem estar empregados, então a concorrência é o emprego atual do profissional, e convencê-lo a escolher a sua empresa. E aí entre um grande aliado, a imagem da marca empregadora, que pode ser crucial para essa escolha.

Redução do Tempo de Contratação

Com uma abordagem proativa, as empresas podem acelerar o processo de contratação. Ao identificar candidatos potenciais antes mesmo de abrir uma vaga, é possível ter um pool de talentos pronto para ser avaliado quando uma oportunidade surgir. 

Isso reduz significativamente o tempo de contratação e garante que a empresa não perca talentos valiosos para a concorrência.

Maior qualificação

Às vezes é muito difícil achar candidatos qualificados para uma vaga específica, e por isso muitas empresas optam por recrutar de forma ativa. 

Pois se você precisa de um profissional com uma habilidade técnica específica, o recrutamento ativo é a solução para não haver erros e nem perda de tempo. 

Como fazer o recrutamento ativo?

Utilize Redes Sociais Profissionais

Aproveite plataformas como LinkedIn e sites de recrutamento como a abler para buscar e se conectar com profissionais que atendam ao perfil desejado. Participe de grupos de discussão e interaja com conteúdos relevantes para se posicionar como uma referência no setor. Isso ajuda a construir relacionamentos e a atrair potenciais candidatos.

Invista em Networking

Participe de eventos, conferências e meetups do seu setor. O networking é uma ferramenta poderosa para conhecer profissionais e identificar talentos antes mesmo de uma vaga ser aberta. Além disso, essas interações podem humanizar a marca empregadora, tornando-a mais atraente para os candidatos.

Crie um Banco de Talentos

Mantenha um banco de dados com informações sobre candidatos que você conheceu ou que se conectaram com a empresa em algum momento. Isso facilita o acesso a potenciais candidatos quando novas oportunidades surgirem. A personalização no contato com esses profissionais pode aumentar a taxa de resposta e interesse.

Pegue Indicações dos Seus Funcionários

Além disso, indicações dos colaboradores da empresa, é uma ótima forma de fazer o recrutamento ativo. As chances de encontrar bons candidatos são grandes, pois geralmente as pessoas não querem se comprometer com indicações duvidosas, então indicam pessoas de confiança. Uma forma de fazer isso de forma mais prática é criar um programa de indicação.

Contudo, é bem provável que alguns profissionais que você encontrar já estejam empregados. Por isso é importante ter boas propostas com chances de crescimento e atividades desafiadoras.

O que NÃO fazer no recrutamento ativo?

Um recrutamento ativo tem os mesmos princípios de um R&S comum, mas há certas diferenças, e por isso requer algumas atenções para não comprometer o processo.

Por isso, separamos aqui o que você NÃO deve fazer em um processo de recrutamento ativo.

Não atirar para todo lado

O recrutamento ativo pode parecer mais “fácil” de fazer, mas é importante atentar-se para um ponto: você é totalmente responsável pelos candidatos do processo. Ou seja, se algum candidato, no fim das contas, não tem o perfil adequado é porque você não fez uma análise minuciosa do profissional.

Por isso é importante traçar o perfil do candidato ideal e procurar por essas características. Além disso, outro erro que pode ser cometido é encontrar um ótimo profissional, mas com um salário muito acima do que a empresa pode oferecer.

Dessa forma, é necessário pensar onde o profissional ideal pode estar trabalhando. Portanto, você deve procurar pessoas que trabalharam ou trabalham em empresas com um porte próximo do da sua empresa. 

Isso porque, dificilmente uma empresa de médio porte vai conseguir competir com a faixa salarial de uma multinacional, por exemplo.

Não mapear o perfil comportamental do candidato

Ter os conhecimentos técnicos é fundamental para ocupar alguns tipos de vagas, principalmente as que necessitam de recrutamento ativo. Mas fazer um mapeamento comportamental proporciona maior segurança na escolha do candidato.

Por isso, mesmo escolhendo os candidatos a dedo para participar do processo, só o conhecimento técnico não quer dizer que o profissional vai se adaptar bem à sua empresa e a cultura dela. Portanto, invista em testes comportamentais.

Entrevistar o candidato como se ele tivesse buscado o emprego

É muito comum encontrar depoimentos e comentários de candidatos que foram convidados para uma seleção, mesmo estando empregados, e durante o processo os recrutadores fizeram perguntas como “por que você se candidatou?” “por que quer fazer parte da empresa?”. 

Se você fez um recrutamento ativo e foi atrás desse profissional, o mais sensato é que você o convença de fazer parte da sua empresa, e não o contrário. Esse tipo de erro pode afastar o profissional e deixar desinteressado na vaga, que aliás ele nem estava a procura.

É muito importante ficar atento a esses pontos quando for realizar um recrutamento ativo para não perder bons candidatos e nem seu tempo que é precioso.

Esse processo também é conhecido como hunting, e é muito usado principalmente para fazer busca por perfis estratégicos. Quer saber como encontrar e atrair bons candidatos para seus processos? Baixe o checklist de hunting. É grátis.

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