Skip to main content
Software de RH

Faturamento da empresa: como o Software de Recrutamento ajuda as consultorias de RH

By outubro 6, 2021No Comments

Ter um bom faturamento é um dos principais desafios ao cuidar de uma empresa e o mesmo vale para as consultorias de RH. Nesse sentido, o uso de softwares e a padronização do recrutamento e seleção podem ter uma utilidade importante.

Ao organizar os processos seletivos, você passa a reduzir erros, melhorar a produtividade, comparar os resultados mais facilmente, colher métricas e por aí vai. Assim, há mais efetividade na contratação, trazendo os talentos certos para a empresa.

Mas você já parou para pensar qual é o papel do software nessa história? E como podem beneficiar as consultorias? Dedicamos os próximos tópicos a responder essas e outras perguntas. O que acha de continuar por aqui e seguir a leitura com a gente?

O que é um software de recrutamento e seleção?

Software de consultoria

O software de recrutamento e seleção é uma solução tecnológica feita para apoiar o trabalho do RH. Desse modo, ajuda a solucionar algumas das principais dores de cabeça das equipes de Recursos Humanos. Isso inclui escassez, falta de tempo, dificuldade para organizar currículos etc.

Você já reparou que há uma tendência para a digitalização no mercado? Hoje, a tecnologia está em quase tudo, desde pedir uma pizza por aplicativo até gerir uma empresa com um software. Por isso, boa parte das marcas apostam justamente nesse tipo de solução.

A ideia também é verdadeira para as consultorias, sendo revelada no RH 4.0 — a gestão de Recursos Humanos com base nos conceitos da Indústria 4.0. Desse modo, boa parte das atividades é facilitada, graças à tecnologia e à automação.

Como um software de recrutamento e seleção pode aumentar o faturamento da empresa?

Faturamento da empresa: como o Software de Recrutamento ajuda as consultorias de RH

O faturamento é simbolizado pela soma das vendas de uma empresa. No caso das consultorias, isso é quantificado na prestação de serviços. Assim, temos o valor total movimentado, além de pistas sobre o tamanho de um negócio.

Nesse sentido, é usado, por exemplo, na hora de definir o enquadramento tributário de uma marca. A informação ainda dá pistas sobre seu desempenho. Uma das vantagens da aplicação é a possibilidade de fechar mais vagas em menos tempo, aumentando as chances de faturamento da empresa.

Com o software de recrutamento e seleção, é possível otimizar boa parte do trabalho. Isso porque, há recursos de divulgação e filtragem, agilizando o processo. Essa utilidade pode aparecer em várias situações, como quando há a necessidade de contratação urgente em vagas temporárias.

Veja também:5 sinais que você deve automatizar o recrutamento e seleção

Por que um software de recrutamento e seleção vale a pena?

faturamento da empresa software para consultoria de rh

O investimento em um software de recrutamento e seleção conta com vários benefícios, como a automação da triagem. Além disso, alguns programas fazem uso de bancos de currículos, ajudando a catalogar boa parte do material para as vagas. Outro ponto forte é a centralização de informações, evitando as buscas desnecessárias por cada documento.

Sabe quando citamos que a organização ajuda a colher métricas de recrutamento e seleção? Então, uma das formas de fazer esse acompanhamento é por meio do software, por exemplo, observando os acessos, as desistências e o tempo médio por fase.

Por fim, a aplicação ainda permite a economia do espaço que seria originalmente ocupado com papel. Afinal, todos os currículos e fichas informativas precisam ser guardados em algum lugar, certo? O armazenamento no computador e na nuvem ainda evita os problemas típicos dos documentos físicos, como perda e dificuldade de localização.

O que observar em um software de recrutamento e seleção?

faturamento da empresa software para consultoria de rh

O primeiro ponto que vale prestar atenção é a acessibilidade do software. Isso significa que a interface precisa ser intuitiva e o usuário não deve ter grandes dificuldades de entender suas funções. Aplicações complicadas frequentemente demandam bastante tempo — exigindo a contratação de profissionais especializados no programa ou de cursos do próprio fornecedor.

Ainda vale reparar na escalabilidade. Já imaginou ter uma demanda alta de vagas e limitações na hora de migrar para o programa? O alcance que a aplicação permite é um dos pontos que você pode observar na hora da escolha.

Por fim, procure dar uma olhada nas funcionalidades, observando a mecânica de divulgação de vagas, por exemplo. Há aplicações que postam automaticamente nos portais de emprego mais acessados do Brasil, aumentando as possibilidades de fazer boas contratações.

O que é ATS?

O que é um ATS para consultoria de rh

ATS é uma sigla em inglês para “Sistema de Rastreamento de Candidatos”, um modelo muito útil para consultorias de RH, justamente por localizar candidatos rapidamente. Trata-se de um modelo de software de recrutamento e seleção que ajuda a pular a parte burocrática.

Algumas opções são personalizáveis. Isso significa que se torna possível usar o sistema de acordo com as preferências da cultura empresarial. Além disso, a triagem eficiente faz com que o acerto de contratação seja maior, aumentando ainda mais as possibilidades de faturamento da empresa.

Nesse sentido, a ideia ajuda a consolidar o employer branding, trazendo à tona uma imagem empresarial mais ligada à tecnologia. Em alguns programas, você pode agendar entrevistas virtuais e seguir com o processo seletivo a distância.

Quando um software é necessário para uma consultoria de RH?

Faturamento da empresa: software para consultoria de rh

Talvez você considere a contratação de um software de recrutamento de seleção como válida, mas ainda não sabe se é uma boa para o seu caso. Não tem problema. Mas entenda que existem algumas situações em que a presença da tecnologia facilita as coisas.

A primeira situação é a da contratação com urgência. Com alguns cliques, o sistema pode posicionar uma oportunidade em uma série de portais diferentes, fazendo uma divulgação rápida para um número grande de pessoas. Ainda, o programa pode ser necessário na hora de criar um banco de talentos, filtrando os candidatos compatíveis.

Nesse contexto, o software de recrutamento e seleção é um dos melhores amigos do faturamento das consultorias de RH, profissionalizando o processo seletivo e acelerando o fechamento das vagas. Assim, você passa a atender as demandas de contratação mais facilmente.

A tecnologia para RH ainda traz vantagens que vão além do alcance de novos talentos, como a automação da rotina, a segurança das informações, a disponibilização de tempo para atuar estrategicamente, a integração de dados e o acompanhamento de indicadores.

A Abler é voltada ao recrutamento com propósito e conta com um software de recrutamento e seleção feito para facilitar o fechamento das vagas e agilizar os processos seletivos. Venha conhecer suas funcionalidades no site!