Skip to main content

Como reter os talentos na empresa? Veja 4 dicas para aplicar

By janeiro 10, 2022março 8th, 2024Gestão de Pessoas
imã atraindo pins que representam pessoas

Um dos grandes desafios do RH, depois de encontrar profissionais ideais, é reter esses talentos na empresa. Isso porque bons candidatos estão sempre na mira dos concorrentes, e dessa forma, é necessário ter um plano para mantê-los interessados em seguir carreira na organização.

Pensar em estratégias para reter talentos é uma forma de garantir que a empresa terá colaboradores de alta performance, além de economizar em novas contratações. 

Dessa forma, é imprescindível investir em um recrutamento e seleção eficaz, para atrair pessoas candidatas qualificadas e selecionar as que tenham uma afinidade real com a cultura e valores da organização. Assim, a chance de reter esse talento na empresa é maior.

E para garantir que você consiga manter esses profissionais de alta performance, separamos algumas dicas de retenção de talentos. Continue lendo e confira!

Como reter talentos na empresa?

Para manter bons profissionais na empresa, é importante ter uma política de retenção de talentos. Pois com um plano 

1.Valorização dos talentos

Nem sempre o motivo de um colaborador sair da empresa ou aceitar outra oferta de emprego é por conta da remuneração. Existem outros fatores que colaboram para essa situação acontecer, como a expectativa para melhoria da qualidade de vida, benefícios, flexibilidade, entre outros, como:

  • Sem perspectiva de progresso;
  • Falta de desafios; 
  • Falta de reconhecimento;
  • Lideranças tóxicas;
  • Muita competição.

Isso ocorre principalmente pela falta de valorização do colaborador e de atenção às necessidades destes. Por isso, é importante que você valorize seus talentos, acompanhando e investindo em seu desenvolvimento e entenda quais são suas expectativas.

Além disso, é importante estimular a participação dos colaboradores em novos projetos, criar também uma política de reconhecimentos e benefícios que sejam competitivos com o que o mercado está oferecendo. 

2.Ofereça um bom clima organizacional

Ninguém deseja trabalhar em um ambiente onde o time se odeia e vive em pé de guerra. Esse tipo de clima é prejudicial para todos, pois afeta a saúde mental dos colaboradores e o seu desempenho, além de afastar bons profissionais.

Portanto, é indispensável oferecer um ambiente de trabalho saudável, com uma cultura organizacional que possibilite a qualidade de vida do colaborador e mantenha um bom clima.

3.Crie um bom plano de carreira

O plano de carreira funciona como um guia do caminho que o colaborador deve percorrer para desenvolver-se dentro da empresa. Dessa forma, oferecer um plano de carreira com chances reais é um meio de incentivar o crescimento dos profissionais. 

Quando um colaborador se sente no escuro em relação a expectativas de promoções e avanço dentro da empresa acaba se frustrando. Assim a pessoa pode ter uma queda na produtividade, ficar desmotivada e sair da empresa ou aceitar outras propostas de emprego. E qualquer uma destas circunstâncias não é positiva para ninguém.

4.Crie um programa de vantagens

Oferecer vantagens e bons benefícios muitas vezes é o grande motivador para uma pessoa se candidatar a uma vaga na sua empresa. Por isso, procurar parcerias com outras instituições, como academias, salões de beleza, cursos de idiomas, por exemplo, são bons investimentos na qualidade de vida dos colaboradores.

Além disso, as empresas têm investido em parcerias com instituições de ensino para incentivar o desenvolvimento de seus colaboradores.

Investir nessas boas práticas pode ajudar a garantir a permanência dos talentos na empresa, e consequentemente um alto desempenho de seus colaboradores. Pois, hoje sabemos que o fator humano é o grande responsável pelo sucesso da empresa.

Este conteúdo foi útil para você? Se você gostou, pode ser que esse outro seja  interessante: O papel do RH no desenvolvimento de liderança. Clique aqui e confira!

 

O que achou deste conteúdo?

Clique nas estrelas