Skip to main content

O que é um Programa de desenvolvimento, como criar e implementar na empresa

programa de desenvolvimento

Para alcançar grandes resultados é necessário ter uma equipe com profissionais de alto nível, certo? Para conseguir um time assim, você pode focar no recrutamento e seleção para encontrar pessoas qualificadas com o perfil que a sua empresa precisa.

Por outro lado, você tem a opção de investir nos seus colaboradores por meio de um programa de desenvolvimento. Fazer isso pode ser muito benéfico em diversos níveis, tanto para a sua empresa como para os funcionários.

Se é isso que a sua gestão precisa, continue lendo e saiba como criar um programa como este para desenvolver e capacitar seus funcionários, e assim conquistar um time mais estratégico e de alto nível.

O que é um Programa de Desenvolvimento de Talentos?

Um programa de desenvolvimento é uma estratégia usada para aprimorar as habilidades e conhecimentos dos colaboradores. Ele inclui atividades como treinamentos, cursos e mentorias para promover o crescimento profissional de funcionários.

Elaborar um programa de desenvolvimento é uma maneira de manter seus colaboradores qualificados. Dessa forma, a empresa e os profissionais podem acompanhar as demandas e mudanças do mercado mantendo-se competitivos.

O programa de desenvolvimento não só aprimora as habilidades técnicas dos funcionários, mas também contribui para um ambiente de trabalho mais engajador, colaborativo e inovador.

O desenvolvimento contínuo fortalece a cultura e promove a inovação, preparando a equipe para futuros desafios e impulsionando o sucesso da organização. Além de melhorar a satisfação dos colaboradores e o clima organizacional.

Como criar um programa de desenvolvimento?

Fazer um programa de desenvolvimento não é nenhum bicho de sete cabeças, mas requer um planejamento cuidadoso para ser realmente eficiente no fim das contas. Dessa forma, o que você deve levar em conta, principalmente, são os seguintes pontos:

Avaliação das Necessidades de Desenvolvimento

O primeiro passo para criar um programa de desenvolvimento de colaboradores é avaliar essa necessidade. Vale ressaltar que, todos nós podemos nos desenvolver, aprender novas habilidades e adquirir conhecimentos.

Então, de certa forma, sempre vai existir necessidade. O que você deve avaliar é onde e como o programa vai funcionar e quem ele deve abranger. 

Pois, esse projeto pode ser destinado:

  • De forma geral, com a realização de cursos sobre o segmento da organização, sobre a cultura, objetivos e valores da empresa, por exemplo. 
  • Ou direcionado para os times (ex.: comercial, atendimento, T.I., marketing);
  • E pode até mesmo criar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).

Por isso, é preciso avaliar bem essas necessidades antes de definir como o programa deve funcionar afinal.

Definir Metas e Objetivos do Programa

Depois que você souber quais as necessidades da empresa e dos colaboradores, você terá mais clareza de que caminho tomar. Dessa forma, você pode definir metas e objetivos a alcançar com esse programa de desenvolvimento.

Por exemplo, você pode pensar em objetivos como o aumento da competência técnica em áreas-chave de cada time. Para determinar essas áreas, você pode aplicar uma avaliação de desempenho.

É importante, também, que você possa mensurar essas metas. Como exemplo, você pode pensar em algo como: aumentar em 40% a participação dos colaboradores nos cursos de desenvolvimento oferecidos internamente.

Estratégias para Desenvolvimento

É preciso investir em boas estratégias de desenvolvimento. Pois dessa forma, sua organização trabalha a capacitação de seus colaboradores, fortalecendo a base para um crescimento sustentável a longo prazo. O resultado disso é uma equipe capacitada, motivada e preparada para futuros desafios.

Criação de programas de Treinamento e Educação

A chave para um programa de desenvolvimento eficiente começa com a criação de um plano de treinamento adaptado às necessidades específicas de cada colaborador — como já mencionamos anteriormente. 

Essas oportunidades de aprendizado ajudam a ampliar as habilidades técnicas dos colaboradores e também fortalece o comprometimento de cada um deles. 

Isso fortalece o desempenho e a força de trabalho da empresa, trazendo resultados mais satisfatórios para todos os envolvidos.

Mentoria e Coaching

Outra opção estratégica para o desenvolvimento dos colaboradores é através de mentorias ou coaching. Pois, a orientação pessoal pode ser bem mais eficiente em determinadas situações, principalmente, quando se trata de treinamentos que necessitam de ações mais práticas.

Oferecer uma mentoria proporciona um ambiente onde os colaboradores podem aprender com a experiência de outros profissionais. Isso ajuda a inseri-los de forma gradual nas atividades que estão desenvolvendo.

Avaliação de Desempenho e Feedback Contínuo

A avaliação de desempenho é fundamental para entender e acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores. Ter essa estratégia, assim como contar com feedbacks contínuos, fazem toda a diferença nos resultados de aprendizados. 

Dessa forma, é possível medir o progresso dos colaboradores, avaliar se o programa está dando certo, melhorá-lo e ajustá-lo conforme as necessidades de cada time ou funcionário.

Reconhecimento e Recompensas

O desenvolvimento dos colaboradores é proveitoso para cada um deles, assim como é para a empresa. Por isso, é interessante incentivá-los e fomentar que o crescimento da empresa impacta também no crescimento individual dos funcionários.

Esse impacto se dá pelos reconhecimentos dos seus esforços e desempenho no aprendizado. Reconhecer o trabalho dos seus colaboradores é uma ferramenta poderosa para motivar e inspirar cada um deles.

Assim, a empresa fortalece o engajamento dos profissionais, fazendo com que eles se sintam mais valorizados. E isso reflete em diversas frentes, mas principalmente nas entregas de cada um e no resultado final da empresa.

Crie desafios para equipes

Criar desafios para estimular seus colaboradores pode ser uma estratégia muito interessante. De modo geral, é importante que você pesquise o que engaja mais seu time, mas essa pode ser uma ideia bem eficiente.

Desafiar os profissionais da sua empresa pode incentivar a criatividade e a colaboração. Estabelecer metas desafiadoras para equipes promove um ambiente onde todos contribuem para superar obstáculos, resultando em aprendizado mútuo.

Desenvolva a liderança

É muito importante que dentro do seu programa de desenvolvimento tenha um plano para desenvolver a liderança. Pois, é preciso que os colaboradores não apenas desenvolvam habilidades, mas que os aprendizados sejam desempenhados de forma proveitosa

Para isso, é necessária uma liderança que reconheça talentos e que saiba tirar o melhor de cada um. Então, é necessário capacitar os líderes e gestores para guiar os times de forma eficiente.

Benefícios de um programa de desenvolvimento

Oferecer um programa de desenvolvimento, além de necessário, pode ser um diferencial para seus colaboradores. Veja aqui, algumas vantagens que essa iniciativa oferece à sua organização,

Atração e retenção de talentos

Um programa de desenvolvimento pode funcionar como um ímã de talentos para a sua empresa. Isso porque, geralmente, bons profissionais buscam empresas que investem no crescimento de seus funcionários.

Profissionais que veem chances de crescimento dentro da organização e desenvolvimento de suas carreiras, tendem a ficar mais tempo na empresa. 

Portanto, oferecer oportunidades de aprendizado e crescimentos atrai e ajuda a manter  grandes talentos. Reduzindo a rotatividade e fortalecendo a equipe com membros experientes e dedicados.

Melhor desempenho das equipes

Um programa de desenvolvimento é muito importante para o desenvolvimento individual e técnico do pessoal. Mas, além disso, é importante pensar no coletivo. Um time com sinergia, que confia e conhece suas habilidades se tornam mais assertivas e eficientes.

Com isso, a comunicação e o entendimento dos objetivos são mais claros, aprimorando o desenvolvimento de tarefas, e assim, conquistando melhores resultados.

Melhoria do clima organizacional

Ter uma equipe capacitada através do programa de desenvolvimento ajuda a melhorar o clima organizacional. Isso cria um ambiente onde todos estão aprendendo e crescendo juntos.

Engajamento e motivação

Ter colaboradores que veem potencial de crescimento das suas carreiras dentro da empresa, geralmente tem maior motivação e engajamento, e consequentemente, impulsiona a produtividade.

Isso acontece porque, os colaboradores podem ver resultados dos seus trabalhos e também sabem que seu potencial será desenvolvido, além disso, seus esforços são recompensados. 

Esse conjunto de vantagens traz satisfação para os profissionais, o que faz com que eles se tornem ainda mais motivados a alcançar novos objetivos.

Se você está planejando um programa de desenvolvimento, é importante ter em mente que, para desenvolver seus colaboradores, é importante que sua comunicação seja clara a respeito das oportunidades de crescimento na empresa.

A falta de oportunidades pode ter um efeito contrário nos profissionais que desejam se desenvolver. Dessa forma, tão importante quanto um programa de desenvolvimento, é ter um bom plano de carreiras!

Então, se você ainda não tem um plano de carreiras estabelecido, vale a pena conhecer o nosso material. Tenha em mãos um modelo para você usar na elaboração do plano de carreira da sua empresa. É GRATUITO!

Baixar AQUI planilha: Plano de carreira!

 

O que achou deste conteúdo?

Clique nas estrelas