Skip to main content

Como a tecnologia pode ajudar na atração de talentos?

By dezembro 8, 2022janeiro 26th, 2024Recrutamento e Seleção

Há anos a tecnologia tem se mostrado aliada na otimização dos processos internos da empresa. No RH, novas ferramentas facilitam a cada dia o trabalho com gestão de pessoas, especialmente o processo de recrutamento e seleção de candidatos. 

Por outro lado, diante da infinidade de soluções à disposição no mercado, muitos gestores se perguntam quais são as mais adequadas para atrair os talentos certos e construir uma equipe alinhada aos propósitos da organização.

Pensando nisso, elaboramos alguns esclarecimentos sobre o assunto e apontamos os melhores investimentos que podem ser feitos nesse sentido. Confira!

O que é a atração de talentos?

A atração de talentos é uma ferramenta do processo de recrutamento de pessoas feita através de estratégias e ações desenvolvidas para encontrar e trazer pessoas qualificadas para as seleção de candidatos a fim de selecionar o perfil profissional ideal para a vaga disponível.

Dessa forma, as ações para realizar essa atração podem ser diversas, como a divulgação estratégica de vagas, práticas de employer branding também são uma ótima opção para recrutar talentos. 

Focar em boas estratégias para a atração de talentos ajuda a empresa a ter bons profissionais, o que assegura um alto desempenho da organização.

Como funciona a atração de talentos?

Como mencionado anteriormente, a atração de talentos é uma ferramenta utilizada pelas empresas para conseguir os melhores profissionais do mercado. 

Dessa forma, é preciso trabalhar algumas ações para chamar a atenção dos candidatos de forma positiva, melhorando a imagem da marca empregadora e através da valorização de seus colaboradores. 

Esses tipos de ações fazem com que a organização seja bem vista entre os colaboradores e o mercado de trabalho no geral. E com isso, os profissionais externos começam a enxergar a sua empresa como um bom lugar para se trabalhar, tornando-se atrativa para os melhores talentos. Então, a atração de pessoas qualificadas vai além da divulgação de vagas, é necessário um trabalho mais estratégico, e pode ser mais eficiente com a ajuda de ferramentas tecnológicas.

Quais são os desafios de atração de talentos?

O capital humano da empresa é, sem dúvidas, o maior responsável pelo seu sucesso ou fracasso. Por isso, constituir uma equipe com as qualidades e competências que o negócio necessita é pressuposto indispensável.

Por outro lado, essa tarefa exige muito mais que a publicação de vagas e editais. Para atrair o talento certo, é preciso ter dimensão dos objetivos da organização e conhecer as hard skills e soft skills do perfil ideal.

Além disso, é necessário que o cargo em aberto chegue ao conhecimento de um público cada vez maior, com potencial interesse em compor o time. Nesse sentido, a tecnologia é a ferramenta que melhor garante a abrangência da divulgação.

Dicas para atrair talentos

Uma boa atração de talentos envolve muitas estratégias e ferramentas para conseguir realizá-la com sucesso. Dessa maneira, separamos aqui, algumas dicas fundamentais para que você consiga implementar o seu recrutamento e seleção, e garanta boas candidaturas a partir de agora. 

Fortaleça o employer branding

Se você não quer ter que sempre ter um grande trabalho na divulgação das suas vagas ou sofrer com uma baixa adesão de candidaturas, a melhor maneira disso acontecer é investindo na imagem da sua empresa perante as pessoas candidatas. 

O employer branding tem a ver com a boa reputação da sua empresa. Dessa forma, a sua organização sempre estará na mira dos profissionais, e quando uma oportunidade aparecer, eles estarão atentos e vão se candidatar. 

Mas qual a melhor maneira de fortalecer o employer branding? A valorização dos seus colaboradores é uma excelente maneira de atrair outros talentos

Isso porque, quando os candidatos em potencial conseguem ver que a empresa investe nos seus funcionários, entende que a empresa é um bom lugar para se trabalhar.  Essa valorização pode ocorrer através de:

  • criação de um pacote de benefícios;
  • investimento no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores;
  • criar ações de motivação e engajamento dos funcionários;
  • ofereça um plano de carreira;
  • invista em um bom clima organizacional;
  • Disponibilize um espaço para receber ideias e inovações dos colaboradores. 

Além disso, oferecer uma boa experiência para os candidatos nos processos seletivos é uma ótima maneira de cativar esses profissionais. E mesmo que eles não sigam no recrutamento, profissionais que têm um processo positivo tendem a voltar a se candidatar. 

Crie um programa de benefícios

Um programa de benefícios pode ser muito atrativo para os candidatos. Isso porque, muitas vezes, dependendo das vantagens oferecidas, pode fazer muito mais sentido para os candidatos e colaboradores.

Além de ser uma maneira de mostrar que a sua empresa valoriza os seus colaboradores, ter um pacote de benefícios útil, faz com que os candidatos em potencial desejem fazer parte da empresa.

Mas para isso, é importante fazer uma pesquisa e entender quais as necessidades dos colaboradores e o que está dentro da realidade da empresa. Os benefícios mais comuns entre as empresas são, plano de saúde, bolsa de estudos e idiomas, vale-transporte e refeição/alimentação.

É claro que existem muitos outros que podem ser incluídos, e para saber o que usar, entenda melhor o perfil das pessoas que fazem parte da empresa e das pessoas que querem atrair. 

Promova os valores e a cultura da empresa

Os valores de uma empresa devem ser qualidades impressas na realidade e no dia a dia da organização. Dessa forma, promover isso será muito simples.

Quais são os valores da sua empresa? Se você tem uma cultura definida, os valores serão bem explícitos para todos. Com isso, divulgar nas redes sociais, por exemplo, ações que acontecem na empresa que representam esses valores é uma ótima estratégia.

Ter uma página de carreira também é uma excelente opção para atrair candidatos, pois nessa página você pode apresentar um pouco da história da empresa e falar sobre a cultura dela. Além da missão, visão e valores da mesma.

Invista em um recrutamento inclusivo

Ações que oferecem a inclusão de pessoas na sua empresa podem ser muito interessantes para a imagem da organização. Além de trazer muitos outros benefícios para o resultado das equipes e da empresa no geral, trazendo inovações para a organização.

Anuncie a vaga nos lugares certos

Não basta atrair vários candidatos se nenhum deles é qualificado o suficiente para a sua vaga. Dessa forma, saber quem você quer atrair é fundamental para fazer uma boa contratação.

Para isso, definir o perfil do candidato ideal é o primeiro passo. Com isso, você consegue saber onde e como encontrar essas pessoas, fazendo anúncios das suas vagas mais eficientes, disparando nos lugares certos, onde os profissionais certos vão encontrar a sua empresa.

Divulgar em portais de emprego pode ser muito eficiente para umas vagas, no entanto, para outros tipos pode ser mais interessante divulgar nas redes sociais. Com as ferramentas certas, a divulgação de vagas pode automatizada e tornar a atração de talentos mais eficaz. 

Ofereça um plano de carreira

Uma boa estratégia para atrair talentos é oferecer chances reais de crescimento na empresa. E um plano de carreira é uma maneira muito eficiente de apresentar essa possibilidade para os candidatos.

Além de ser um atrativo para pessoas candidatas, é um ótimo incentivo e motivador para os colaboradores que já fazem parte da empresa. As chances de ter uma estabilidade de carreira é um dos principais motivos de bons talentos entrarem e permanecerem nas organizações.   

plano de carreira

Como a tecnologia pode auxiliar nessa tarefa?

Como visto, as tecnologias permitem que a sua empresa seja vista pelo máximo de candidatos. Afinal, elas estão cada vez mais presentes no cotidiano da população, a partir do acesso a celulares e mídias sociais.

Por essa razão, inclusive, entre os recursos que beneficiam a atração de talentos estão as publicações automáticas em diversos portais, aos quais o candidato pode ter acesso em qualquer dispositivo eletrônico. 

Vale mencionar ainda os bancos de talentos, em que o gestor pode convidar candidatos para participar da seleção. 

Outra tecnologia para RH importante é a página de carreira, que pode ser estruturada não só para otimizar os processos de recrutamento e seleção, mas também para promover a empresa contratante.

Por que investir em um software de R&S?

Embora haja uma infinidade de tecnologias que facilitam a atração de talentos, é certo que muitas empresas priorizam praticidade e eficiência. Nesse sentido, contar com um software de R&S que otimize o trabalho do RH é a melhor alternativa. 

A abler, por exemplo, é uma plataforma de Recrutamento e Seleção que centraliza uma série de ferramentas para trazer o colaborador ideal, conectando empresas e talentos. 

Com apenas um comando, o recrutador pode fazer a descrição de cargo e publicar uma vaga que pode ser divulgada gratuitamente nos principais portais, além de triar os perfis de forma simples e prática.

A aplicação da tecnologia nos processos de gestão de pessoas torna-se cada vez mais indispensável, principalmente para realizar boas contratações. E por conta da competitividade do mercado é preciso contar com soluções eficazes para ter resultados mais eficientes.

Por outro lado, é importante fazer uma análise prévia sobre os melhores recursos a serem aplicados para a atração e admissão de funcionário, não perdendo de vista a praticidade e a simplificação das ações de recrutamento e seleção.

E incluir a automação nos seus processos seletivos pode trazer muitos talentos qualificados e melhorar seus resultados. 

Muitas empresas e recrutadores ainda tem receio de usar a automação principalmente por conta de alguns mitos divulgados. Conheça quais são eles e por que você deveria investir em um sistema de automação! Veja 7 mentiras que te contam sobre a automação do R&S!!

banner material: 7 mentiras sobre automatização do recrutamento e seleção

 

O que achou deste conteúdo?

Clique nas estrelas