Skip to main content
Recrutamento e Seleção

Atração de talentos: como a tecnologia pode ajudar nisso?

By novembro 4, 2021No Comments

Há anos a tecnologia tem se mostrado aliada na otimização dos processos internos da empresa. No RH, novas ferramentas facilitam a cada dia o trabalho com gestão de pessoas, especialmente o processo de recrutamento e seleção de candidatos. 

Por outro lado, diante da infinidade de soluções à disposição no mercado, muitos gestores se perguntam quais são as mais adequadas para atrair os talentos certos e construir uma equipe alinhada aos propósitos da organização.

Pensando nisso, elaboramos alguns esclarecimentos sobre o assunto e apontamos os melhores investimentos que podem ser feitos nesse sentido. Confira! 

Quais são os desafios de atração de talentos?

O capital humano da empresa é, sem dúvidas, o maior responsável pelo seu sucesso ou fracasso. Por isso, constituir uma equipe com as qualidades e competências que o negócio necessita é pressuposto indispensável.

Por outro lado, essa tarefa exige muito mais que a publicação de vagas e editais. As empresas têm notado que, para atrair o talento certo, é preciso ter dimensão dos objetivos da organização e conhecer as hard skills e soft skills do perfil ideal.

Além disso, é necessário que o cargo em aberto chegue ao conhecimento de um público cada vez maior, com potencial interesse em compor o time. Nesse sentido, a tecnologia é a ferramenta que melhor garante a abrangência da divulgação.

Como a tecnologia pode auxiliar nessa tarefa?

ajudar na atração de talentos

Atração de talentos

Como visto, as tecnologias permitem que a sua empresa seja vista pelo máximo de candidatos aptos para a vaga. Afinal, elas estão cada vez mais presentes no cotidiano da população, a partir do acesso a celulares e mídias sociais.

Por essa razão, inclusive, entre os recursos que beneficiam a atração de talentos estão as publicações automáticas em diversos portais, aos quais o candidato pode ter acesso em qualquer dispositivo eletrônico. 

Vale mencionar ainda os bancos de talentos, em que o gestor pode convidar candidatos para participar da seleção. Outra tecnologia para RH importante é a página de carreira, que pode ser estruturada não só para otimizar os processos de recrutamento e seleção mas também para promover a empresa contratante.

Por que investir em um software de R&S?

Embora haja uma infinidade de tecnologias que facilitam a atração de talentos, é certo que muitas empresas priorizam praticidade e eficiência. Nesse sentido, contar com um software de R&S que otimize o trabalho do RH é a melhor alternativa. 

A Abler, por exemplo, é uma plataforma de R&S que centraliza uma série de ferramentas para trazer o colaborador ideal, conectando empresas e talentos. Com apenas um comando, o gestor pode fazer a descrição de cargo e publicar a vaga em mais de 30 portais, além de triar os perfis de forma automática.

Cada vez mais, a aplicação da tecnologia nos processos de gestão de pessoas torna-se indispensável. Afinal, diante da competitividade do mercado é preciso contar com soluções eficazes para o fechamento ágil de vagas.

Por outro lado, é importante fazer uma análise prévia sobre os melhores recursos a serem aplicados para a atração e admissão de funcionário, não perdendo de vista a praticidade e a simplificação das ações de recrutamento e seleção.

Gostou do artigo? Agora que você já sabe como usar a tecnologia para atrair talentos, não deixe de conferir a abler e otimizar a gestão de RH na empresa!