Skip to main content

10 dicas para investir em desenvolvimento pessoal dos colaboradores

By junho 14, 2022março 8th, 2024Recrutamento e Seleção
investir em desenvolvimento pessoal

As empresas têm estado em um novo momento, entendendo a importância do capital humano e a necessidade de capacitar os seus colaboradores além do conhecimento técnico. Por isso, investir em desenvolvimento pessoal e individual das pessoas que compõem a organização é de extrema importância.

Muitos profissionais possuem conhecimentos técnicos e desempenham muito bem as suas funções, mas não tem algumas soft skills desenvolvidas. Dessa forma, em algum momento a falta de habilidades necessárias para o cargo pode afetar a produtividade do profissional ou até mesmo do time inteiro.

Com esse olhar mais atento aos funcionários é que o RH 5.0 vem se desenvolvendo, voltado ao investimento na melhoria da qualidade de vida e satisfação dos profissionais. Para que assim, eles consigam desempenhar melhor suas funções, ser mais produtivos e gerar mais resultados.

Mas para ficar mais claro esse assunto e o porquê de investir em desenvolvimento pessoal dos colaboradores é importante para a empresa, detalhamos os principais questionamentos, vantagens e como pôr em prática essa ação. Confira!

O que é desenvolvimento pessoal?

De modo geral e mais simples, o desenvolvimento pessoal pode ser definido como tudo aquilo que envolve a forma como você lida consigo, suas emoções e com o outro. 

Ao investir no desenvolvimento pessoal, algumas capacidades que podem ser adquiridas são: inteligência emocional, boa comunicação e as habilidades interpessoais – que podem ser usadas em diferentes contextos.

Portanto, essa é uma área que visa melhoria da qualidade de vida pessoal e entre indivíduos, além de contribuir para o conhecimento e responsabilidade social e até colabora na realização de sonhos.

Quais são os pilares do desenvolvimento pessoal?

Os principais pilares do desenvolvimento pessoal são 3: o autoconhecimento, autogestão e a consciência social. 

Podemos compreendê-los como pilares pois: 

Autoconsciência: é capacidade de compreender seus próprios pensamentos e emoções, de tomar decisões baseadas no que você sabe sobre si mesmo.

Autogestão: essa é a capacidade de controlar seus impulsos e comportamentos para que eles se alinhem com seus objetivos e valores.

Consciência social (empatia): é a capacidade de compreender os pensamentos e sentimentos dos outros, para que você possa se relacionar bem com eles.

Quais ações de desenvolvimento pessoal a sua empresa deve seguir?

É possível ajudar no desenvolvimento pessoal dos seus colaboradores através de ações básicas e que não requer grandes esforços financeiros, por exemplo, apenas motivação e encorajamento coletivo. 

Incentive definições de metas pessoais

Faça com que os líderes incentivem seus liderados a estabelecer metas pessoais e individuais. Isso faz com que essa pessoa mantenha-se concentrada no que quer alcançar e lhe dá um motivo para trabalhar em função disso.

Fazer isso sozinho é difícil, então oferecer essa ajuda faz com que toda a equipe esteja mais focada e se auxiliem entre si.

Invista na cultura de feedbacks

No âmbito pessoal e também no profissional é preciso receber feedbacks para compreender pontos de melhoria. Dessa forma, começar a dar retornos aos seus colaboradores a respeito de iniciativas, comportamentos e ações é uma ótima maneira de ajudá-los a desenvolver suas relações e habilidades pessoais.

Fazer com que esse feedback ocorra entre os liderados também é muito importante. Mas não só incentivá-los a dar retornos, pedir a opinião dos colegas também é necessário no seu desenvolvimento.

Estimule a abertura ao diálogo

Se o feedback é importante, estar aberto para recebê-lo é tão necessário quanto. Mas entenda que a abertura ao diálogo deve abranger principalmente a liderança. Os seus colaboradores devem saber que podem falar com você a qualquer momento sobre qualquer coisa e que está disposto a ajudá-los a melhorar.

Como começar o desenvolvimento pessoal da sua equipe?

Começar é muitas vezes a parte mais difícil de qualquer projeto, principalmente quando falamos em desenvolvimento de pessoas. Por isso, para iniciar o desenvolvimento pessoal de sua equipe, você precisa conhecê-los bem.

Uma vez que você tenha uma boa ideia dos pontos fortes e fracos deles, você pode começar a trabalhar em seu desenvolvimento. No entanto, o objetivo disso não é apenas torná-los melhores em seu trabalho atual, mas também ajudá-los a crescer como pessoas.

Para isso, você precisa saber se há alguma habilidade ou conhecimento que possa ajudá-los no futuro ou em relação aos relacionamentos, por exemplo. 

Tendo uma ideia em que focar, pense sobre a melhor maneira de começar, respondendo perguntas como:

  • Que tipos de perguntas você deve fazer?
  • Com que frequência devemos nos encontrar?
  • Quem mais pode nos apoiar ao longo do caminho?

Dessa forma, você consegue ter um direcionamento maia assertivo para iniciar ações de desenvolvimento pessoal do seu time.

Porque investir no desenvolvimento pessoal dos seus colaboradores?

As empresas costumam investir no desenvolvimento profissional, voltado a conhecimentos técnicos, cursos e mentorias relacionadas às áreas e atividades dos colaboradores. Da mesma forma que investir em capacitação profissional, investir em desenvolvimento pessoal também gera resultados efetivos no desempenho dos funcionários.

Veja, então, como o desenvolvimento pessoal dos colaboradores pode ser vantajoso para a sua empresa!

Aumento da motivação e produtividade

Como dito anteriormente, investir em desenvolvimento pessoal dos colaboradores é uma forma de garantir um ambiente de trabalho saudável e melhor qualidade de vida para os profissionais. 

Portanto, com ações desse tipo os colaboradores são mais motivados dentro da empresa, pois eles se sentem valorizados e faz com que eles atuem com mais engajamento criando um bom clima organizacional na empresa.

Dessa forma, as habilidades adquiridas proporcionam melhores tomadas de decisões para os desafios que aparecem. Impactando, assim, a produtividade e o rendimento da organização crescem.

Retenção de talentos

O que mais impacta na retenção de talentos nas empresas é a valorização dos colaboradores, e a falta dela faz com que as organizações percam bons profissionais. Logo, o interesse em investir em desenvolvimento pessoal ajuda no crescimento e na satisfação dos profissionais.

Assim, as pessoas que entram na empresa e sentem-se à vontade e valorizadas em um clima organizacional saudável tendem a permanecer e seguir carreira na empresa.

Melhoria do clima organizacional

Um bom clima organizacional é um reflexo do comportamento e da saúde mental dos colaboradores. E se os indicadores de clima não estão sendo satisfatórios é porque não há investimento no desenvolvimento de pessoas.

A cultura organizacional tem um papel fundamental tanto no clima do ambiente de trabalho quanto no desenvolvimento dos colaboradores. Dessa forma, é necessário investir no fortalecimento da cultura da empresa.

Pois só através de valores fortes é que será possível investir em ações de valorização e desenvolvimento dos colaboradores. Sem esses valores é impossível criar essa cultura.

Aumento do potencial inovador

Com um ambiente saudável e com desenvolvimento de inteligência emocional para lidar com o cotidiano, os colaboradores sentem-se mais à vontade para compartilhar ideias e encontrar soluções mais eficazes para suas tarefas.

Assim, a empresa também consegue desenvolver seu capital intelectual, que passa a ter colaboradores mais criativos. Afinal, só é possível inovar em um ambiente aberto para novas ideias e aprendizados.

Como o desenvolvimento pessoal contribui para a carreira do colaborador?

Já deve estar claro para você que o desenvolvimento pessoal ajuda a convertê-lo em alguém melhor e mais preparado para enfrentar os desafios de sua profissão. É isso que torna a sua jornada fácil e certeira na direção de uma carreira estruturada.

Essa dedicação não vai auxiliar apenas a encontrar um emprego, mas principalmente a conseguir uma boa oportunidade, seja como colaborador, parceiro, seja como autônomo. Por isso, busque o seu desenvolvimento pessoal com base em uma visão ampla da realidade do ambiente onde está inserido. É nele que estão as oportunidades de carreira, e o seu desenvolvimento depende de estar pronto para aproveitá-las.

10 dicas para investir no desenvolvimento pessoal dos colaboradores

Separamos aqui 10 dicas essenciais para ajudar você a investir no desenvolvimento pessoal dos seus colaboradores. Confira!

1. Mapeie soft skills para aprimorar as habilidades dos colaboradores 

Para poder compreender os perfis comportamentais das pessoas da sua empresa e assim poder ajudá-los a aprimorar suas habilidades interpessoais é preciso mapeá-los primeiramente.  

Além disso, realizar o mapeamento das soft skills pode facilitar na hora de realizar uma avaliação de competências. Por isso, é necessário compreender que analisar as Soft Skills faz toda a diferença. Portanto, para fazer esse mapeamento é importante responder às seguintes questões:

  • Quais são as habilidades que o colaborador precisa ter para alcançar um nível de excelência?
  • Quais são as habilidades que cada cargo necessita?
  • Como aumentar a performance do seu time?
  • E quais são os resultados que espera dos seus colaboradores/ times?

Fazer um mapeamento das soft skills necessárias para os colaboradores e criar estratégias para desenvolvê-las no ambiente de trabalho levará sua empresa a obter resultados surpreendentes.

2. Ofereça cursos, treinamentos e mentorias

Proporcionar meios de desenvolver novas habilidades através de cursos, palestras e etc é uma das ações mais práticas e fáceis de incentivar os colaboradores a obterem novas skills.

A inteligência emocional, por exemplo, é um tema muito importante e que pode impactar toda a empresa de forma positiva se for discutido da forma correta. Outros assuntos que são de extrema importância para as empresas são:

  • Liderança; 
  • Criatividade; 
  • Empatia; 
  • Comunicação e negociação; 
  • Gestão de conflitos;
  • Pensamento Crítico; 
  • Flexibilidade Cognitiva; 
  • Resiliência; 
  • Trabalho em Equipe; 
  • Gestão do tempo.

3. Disponibilize um tempo para os colaboradores

O desenvolvimento pessoal dos colaboradores impacta diretamente o desempenho profissional de cada um. Portanto, reserve um tempo, pelo menos 1 hora, dentro do horário de trabalho, para que eles possam fazer os cursos sugeridos, ou ver uma palestra online. Por outro lado, a empresa mesmo pode separar esse tempo e chamar alguém para dar uma mentoria ou algo do tipo.

Essa é uma forma de investir no colaborador sem precisar que a empresa tenha custos, pois existem diversos cursos e seminários gratuitos, por exemplo.

4. Estabeleça parcerias com livrarias e instituições de ensino

Uma outra boa estratégia é estabelecer parcerias com empresas que possam ajudar no desenvolvimento dos colaboradores, como instituições, livrarias e até coaching para dar mentorias. Essas parcerias podem oferecer descontos em livros, materiais e cursos específicos para soft skills.

Assim o acesso a livros e materiais de apoio é facilitado e as pessoas podem investir mais em seus desenvolvimentos.

5. Invista em benefícios que oferecem qualidade de vida ao colaborador

Quando falamos em investir em desenvolvimento pessoal, não estamos falando apenas em habilidades técnicas e habilidades interpessoais. Na verdade, a qualidade de vida, como mencionado no início do artigo, faz parte desse desenvolvimento. 

6. Estabeleça um ambiente de experimentação

A melhor maneira de investir no desenvolvimento pessoal é criar um ambiente de experimentação. Isto significa que você deve encorajá-los a experimentar coisas novas, aprender com seus erros e crescer como pessoas.

Isso pode ser feito de forma simples, como permitir que eles determinem suas rotinas, disponibilizar um tempo para aprender novas habilidades e expandir sua base de conhecimentos.

Quando você permite que seus funcionários experimentem no seu trabalho, é mais provável que eles apresentem novas ideias e processos que possam melhorar a produtividade. Além de incentivar a experiência com coisas novas em suas vidas pessoais, o que pode levar a melhorar os relacionamentos em casa e no trabalho.

7. Crie uma cultura de organização

Criar uma cultura que estimule o aprendizado, o crescimento e o desenvolvimento é um dos principais passos para investir no desenvolvimento pessoal de seus funcionários. Dessa forma, as pessoas se sentem capacitadas para assumir riscos e experimentar coisas novas.

Com isso, sua empresa estará criando uma cultura que os encoraja a crescer como indivíduos.

8. Invista no aprendizado de línguas

Quando você investe no desenvolvimento pessoal de seus colaboradores, não tem a ver apenas com habilidades e conhecimentos. Na verdade, você também está fazendo com que eles se sintam mais valiosos e confiantes para crescer em sua carreira.

Através do aprendizado de idiomas é possível construir e melhorar as habilidades de resolução de problemas, aumentando ao mesmo tempo a confiança, a criatividade e o pensamento crítico dos colaboradores.

9. Organize folgas em datas comemorativas

Outra dica bem útil para ajudar no desenvolvimento pessoal doa seus colaboradores é programar um tempo livre para eles em datas comemorativas, como em aniversários, por exemplo.

Oferecer um tempo livre, sem precisar cumprir qualquer responsabilidade como fazer algum curso é muito importante. Isso permite que passem tempo com suas famílias e amigos e reflitam sobre suas próprias realizações e objetivos.

É importante que este tempo seja organizado com antecedência para que os funcionários saibam quando ele ocorrerá e possam se organizar para aproveitar esse tempo. 

Além de tudo, essa pode ser uma ótima maneira de recompensar os colaboradores por seu trabalho e também mostra que você se preocupa com o bem-estar deles.

10. Desenvolva um programa de educação continuada

Para fazer um programa como este é necessário entender o que  seus colaboradores querem aprender, e assim ajudá-los a encontrar maneiras de aprender. Para o desenvolvimento pessoal, algumas ideias podem incluir desde aulas de autodefesa, aplicações de meditação ou yoga, por exemplo.

Isto ajudará a manter seu time engajado e motivado. Esse investimento pode proporcionar diversos tipos de benefícios, inclusive:

  • Encorajar uma mentalidade de aprendizagem ao longo da vida;
  • Estimular a criatividade e a inovação;
  • Melhorar as habilidades de comunicação;
  • Fomentar relações entre colegas de trabalho.

Conclusão

Dessa forma, ter ações e assegurar que seus colaboradores tenham acesso à cultura, esportes e lazer é importante para desenvolver habilidades como: comunicação, trabalho em equipe, autodisciplina, entre outras.

Portanto, é urgente que as empresas parem de ver o desenvolvimento de funcionários como um gasto e passem a entender que investir em desenvolvimento pessoal é o primeiro passo para o crescimento. Além de criar um ambiente atrativo para os melhores talentos do mercado.

Você gostou desse conteúdo? O RH tem um trabalho bem amplo na gestão de pessoas, então, que tal conferir nosso artigo sobre Como ter uma equipe de alta performance. Clique aqui e baixe gratuitamente.

como ter uma equipe de alta performance

O que achou deste conteúdo?

Clique nas estrelas