Skip to main content

Perfil de candidato: como definir a pessoa candidata ideal?

By março 10, 2022fevereiro 6th, 2024Recrutamento e Seleção
mulher dando joinha com a mão. Segurando um laptop com a outra. Sorrindo

O perfil de candidato ideal é um documento que serve de apoio para o recrutador se guiar e assim encontrar e selecionar pessoas com as características mais próximas dessa descrição. 

Ter um perfil de candidato definido é fundamental para realizar um processo seletivo mais assertivo. Ou seja, encontrar profissionais que estejam alinhados à empresa.

Assim como o marketing da sua empresa precisa saber e entender a persona de cliente ideal, para encontrar a melhor forma de oferecer seus produtos, o RH precisa do perfil de candidato, para contratar as pessoas mais adequadas a sua empresa. 

Por isso, é fundamental saber como traçar esse perfil e definir o que é importante para isso. Desse modo, separamos  3 pontos importantes sobre o perfil de candidato que você precisa:

  • – A importância de definir o perfil do candidato ideal;
  • – Como definir o perfil ideal;
  • – O que fazer com esse perfil.

Veja também: O que é a jornada do candidato e porque ela é tão importante para a marca empregadora?

Qual é a importância de definir o perfil do candidato ideal?

Definir o perfil para saber quais as características necessárias de uma pessoa candidata é fundamental para que o RH consiga recrutar pessoas alinhadas ao que a empresa deseja e precisa. 

E nesse caso, para encontrar a pessoa adequada para o cargo, é necessário saber quais são as exigências do setor e da empresa em diversos pontos. Isso faz com que as contratações sejam cada vez mais eficientes e evitar problemas com contratações erradas ou falta de efetividade para encontrar bons candidatos.

Você já abriu uma vaga que foi muito difícil fechar, pois ninguém parece realmente se encaixar com ela? Bom, um dos principais fatores para isso acontecer é a falta de critérios para definir que tipo de pessoa seria ideal para assumir esse posto.

A falta de um perfil de candidato definido faz com que o recrutamento seja apenas baseado em vieses, o que pode acarretar em um grande erro na contratação. Isso pode ocorrer por falta de compatibilidade comportamental ou técnica.

Dessa forma, nem a pessoa contratada e nem a empresa ficarão satisfeitas. Então as chances de ter uma baixa produtividade e isso interferir no desempenho do time são muito altas.

Tudo isso acaba resultando em desligamentos, por iniciativa do novo colaborador ou da empresa mesmo. E assim a taxa de turnover aumenta, além de provocar outras consequências negativas como aumento do custo com o desligamento e uma nova contratação e da probabilidade de conflitos interpessoais no time.

Mesmo alcançando muitos candidatos e por melhor que seja seu funil de recrutamento, uma seleção que não é baseada em uma persona do candidato ideal irá interferir na qualidade dos seus resultados.

Portanto, a importância de definir um perfil de candidato é para garantir que o processo seletivo seja realmente eficiente. 

Como definir o perfil da pessoa candidata ideal?

Agora você sabe o quão importante é definir o perfil da pessoa candidata ideal para a sua empresa, vamos ao que interessa: saber o que é preciso para definir essa descrição.

Nesse momento vamos estabelecer tudo que um profissional precisa para ser perfeito para determinada vaga. Claro que esse perfil é para você se basear na hora de analisar os candidatos, não que você irá encontrar uma pessoa exatamente como a descrição.

Para isso, conheça as informações que você precisa para montar o perfil do seu candidato ideal. Confira!

Analisar as necessidades da equipe

Cada setor possui um time de pessoas, que se estão com um bom desempenho é pelo alinhamento conjunto, clareza das suas funções e um bom trabalho em equipe. Para saber o perfil que o RH deve recrutar, é necessário entender as necessidades e as características das pessoas do departamento.

Isso porque, uma nova contratação deve servir para complementar e fortalecer a equipe. Para isso, é interessante analisar os dados sobre a performance do time, o que permite compreender quais são os déficits de habilidades e competências.

Através dessas informações é possível identificar habilidades para essa nova vaga que podem ser vantajosas para a equipe, potencializando os seus resultados. 

Entender a cultura organizacional

Como vimos, compreender sobre a equipe onde tem uma vaga em aberto é muito importante, pois é com quem esse novo colaborador terá um contato direto e constante. Mas de forma alguma a cultura da empresa, sua missão e valores devem ficar de fora na hora de recrutar.

Ter uma cultura fortalecida que reflete a personalidade da empresa deixa claro no que ela acredita. Com isso, definir quais os valores são inegociáveis para a empresa e que tipo de comportamento espera de seus colaboradores.

Somente com um conhecimento amplo da cultura organizacional é possível determinar as características indispensáveis de uma pessoa candidata. Dessa forma é possível identificar quais profissionais possuem fit cultural e se essa pessoa pode se adaptar a empresa.

Estabelecer as competências técnicas

Ao analisar um pouco sobre o cargo disponível e as necessidades da equipe é possível definir que competências e conhecimentos são indispensáveis para um candidato ser o ideal.

É preciso conhecer bem a vaga, as funções e atividades que a pessoa vai desempenhar para saber o que realmente é importante. Isso evita contratar alguém sem determinado conhecimento por achar que irá aprender no decorrer do caminho. Mas isso pode gerar atrasos no desenvolvimento e falta de qualidade nas tarefas.

Por isso, é de extrema importância saber quais as competências centrais da vaga, assim é possível definir as exigências da função e o que pode ser desenvolvido.

Determinar as competências comportamentais

Todos os pontos anteriores associados a uma análise de competências comportamentais vão formar o perfil do candidato ideal. E esse perfil tem a ver com a personalidade e a forma das pessoas de lidar com determinadas situações.

Cada área de atuação e cada cargo tem um tipo de perfil predominante. Por exemplo, o pessoal da área de marketing são pessoas mais comunicativas e criativas, já quem é do T.I geralmente são pessoas mais introspectivas e voltadas para inovações.

É claro que esses perfis de comportamento não são regras, mas são um padrão dentro dessas áreas. E saber se a pessoa candidata tem uma personalidade que se encaixa na vaga é muito importante.

Pois é necessário que o perfil comportamental se alinhe tanto a vaga quanto ao time. Por exemplo, se você contratar uma pessoa extrovertida e falante, que ouve música e colocá-la em um setor que a maioria é muito tranquilo e precisa de silêncio, o resultado disso pode não ser nada bom.  

Ter o perfil de cada vaga mapeado com antecedência facilita muito na avaliação de candidatos e nas entrevistas. 

Veja também:  O que é e quais os benefícios da análise comportamental? 

E depois de definir o perfil de candidato ideal?

Agora tudo fica um pouco mais fácil! Sim, um pouco, pois o recrutamento e seleção precisa de muita atenção e cuidado e por mais que tenha planejamento, o processo é delicado para o recrutador e para o candidato.

Por isso, traçar as competências técnicas e comportamentais, habilidades e também o perfil comportamental para conhecer o perfil de candidato ideal é importante. Assim, dá para garantir a contratação da pessoa certa, que esteja alinhada a sua empresa.

Com essas informações, o RH consegue definir as etapas do processo, como os tipos de testes e a condução das entrevistas, para fazer uma análise bem estruturada.

É interessante que você saiba que para ser considerado um perfil de candidato ideal, o profissional deve ter pelo menos 70% das características estabelecidas no planejamento dessa persona. 

Gostou deste artigo? Esperamos que tenha ajudado nas suas dúvidas quanto a definição do perfil de candidato ideal, e que agora suas contratações sejam mais estratégicas e assertivas. 

Aliás, você sabe quais são os erros mais comuns no recrutamento das empresas? Fizemos um artigo sobre:

9 Erros no processo de recrutamento e seleção que você precisa evitar. Veja agora mesmo! 

O que achou deste conteúdo?

Clique nas estrelas